Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Andre Rypl

    Michel, obrigado pelo artigo - muito informativo para quem tem pouco conhecimento do assunto. No entanto, fiquei com dúvida sobre um trecho - entendi que vc ao final menciona que uma aplicação que não possui come cotas pode ter rendimentos maiores. . No entanto, antes vc sugere alocar a previdência privada em fundos de renda fixa ou multimercados -só que esse possuem a chamada "come cotas". Pode esclarecer? Obrigado

    Responda
    1. Investidor Individual

      Obrigado

    2. Investidor Individual

      Oi Andre, tudo bem? Fundos de previdência de renda fixa e multimercados não possuem come cotas. Por isso, o argumento de alocar eles nesta categoria. Abraço

    3. Mario Kurtz Filho

      Tenho a mesma dúvida.

  2. Rodrigo Bagni

    Acho que não entendi. O texto ficou meio confuso. Num primeiro momento parece dar a entender que come cotas é bom (por quê?) e logo sugere aplicar em fundos de renda fixa e multimercado. Depois no final diz que é melhor fundo de ações, pois renderá mais, já que não tem come cotas, contradizendo a primeira premissa, porém me parece mais lógico. Afinal, qual foi a conclusão?

    Responda
  3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Quem efetivamente ganha com previdência privada é o administrador, os exemplos são abundantes de trabalhadores lesados no momento que vão usufruir da aposentadoria, o Chile na AL, é o país recordista em suicídios de idosos que descobrem não poderem gozar de aposentadorias decentes, o famigerado Guedes queria reproduzir aqui o modelo que fracassou lá!

    Responda
  4. Renato Zoppi Barrionuevo

    Olá Michael! Parabéns pelo artigo. Mas em relação à tabela regressiva pode haver um ganho no longo prazo no fundo de previdência com carteira de ações numa comparação com um fundo de ações que não seja de previdência, sim?

    Responda
    1. Investidor Individual

      Oi sr Renato, tudo bem? Obrigado Sim. Mas, o mesmo benefício de alíquota de IR menor se aplica na renda fixa.