Comentários para:

20 anos depois

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Barbosa

    A moda agora é o neokeynesianismo.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      nao é moda é a soluçao para as reiteradas crises do kapitalismo e suas consequencias

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      nao é moda é a soluçao para as reiteradas crises do kapitalismo e suas consequencias

    3. DAVIDSON PISMEL CONDE

      nao é moda é a soluçao para as reiteradas crises do kapitalismo e suas consequencias

  2. Anísio de Souza Chaves

    Ótimo artigo. Muito feliz de ver um economista de 88 anos lúcido e atualizado, esclarecendo para a elite do dinheiro como deverá ser o governo Lula. Ontem na CNN o economista Luiz Figueiredo demonstrou toda sua verve reacionária e completamente descabida em relação ao futuro do país.

    Responda
  3. Eduardo Giuliani

    Vamos torcer para a equipe olhar para o best practice de Singapura e China, e deixar de lado o Ocidente. Um país que gasta R$1 trilhão com juro é piada. Não podemos continuar como os Mais Ineptos do planeta.

    Responda
  4. Antonio Pimentel Pereira

    O nordeste tem a grande chance de se industrializar, pois o custo de transporte via br 101 e rio bahia, a br 116 é mt caro hj, vale as indústrias localizadas no sul e sudeste se deslocarem pra o norte e nordeste e colocar os produtos no mercado cm melhor preço, essa desigualde regional tem que diminuir, na alemanha foi feito isso cm a oriental, quando vamos integrar o brasil, os nortistas e nordestinos pediram isso na eleição, é ora de corrigir isso cm ref. tributária e incentivos fiscais

    Responda
  5. Antonio Pimentel Pereira

    Olha a situação das câmaras municipais de vereadores, assembléias legislativas, congresso nacional e órgãos do judiciário, o recurso vai por índice, exemplo oito por cento da receita municipal, vê quanto a câmara de paulínia arrecada e me diz se não é mais que a maioria dos municípios brasileiros? Confere aí

    Responda
  6. Antonio Pimentel Pereira

    O centro da questão do país não crescer é a alta carga tributária onde se arrecada mt e distribui mal e isso nunca foi corrigido ao longo de mts anos, não é vinte não, em sessenta e sete, a lei do icms determinou cem por cento do retorno da receita pra o município produtor, um absurdo, em oitenta e oito desceu pra setenta e cinco por cento, deixando a riqueza do pib nas regiões metropolitanas de cada estado e no sudeste, ora, cm crescer cm esse modelo? É o principal fator que amplia desigualdade

    Responda
  7. Carlos Lima

    A pluralidade da equipe que vai gerir a economia já está dada desde sempre em virtude da independência do BC. O chamado mercado já está muito representado.

    Responda
  8. Maria Izabel Costa

    Os lesa-patria precisam entender que não são os donos do Brasil. Este, é composto por classes sociais que dependem de vagas de emprego que os ricos e o governo não produzem. O país está regredindo sem fábricas e sem diversificação nos setores produtivos. Quem leva o país nas costas são a micro e média empresas. E os ricaços investem lá fora pq o Brasil, pra eles não compensam.

    Responda
  9. Antonio Pimentel Pereira

    Este senhor é o mesmo de antes e de mts que existem no brasil onde só se enxerga a elite econômica de sp e rj, o brasil mudou sim e o restante do brasil através do voto exigiu que se faça política econômica voltada pra todo o país, tem que ter reforna tributária pra permitir as indústrias se instalarem em outros sentros tbm a exemplo do ne, centro oeste e norte, ora, cm pagar as mesmas alíquotas de impostos do rj e sp, exigimos tratamento diferenciado nesses quesitos, cm pode o país crescer?

    Responda
  10. Joel Pedt Silvestre

    Primeira tarefa da futura equipe econômica será desativar centenas de bom bas re tard adas que estão à espera dela, oriundas das catac umbas do liberalismo do Gue des. Afund aram o país em quatro anos e vão tentar culpar o governo Lu la à medida que essas mminas comecem a exp lodir.

    Responda
  11. Peter Janos Wechsler

    Esperamos que o famigerado Plano Bresser, de triste lembrança. também tenha mudado nestes vinte anos.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      "un"

    2. Peter Janos Wechsler

      Nada é perfeito, mas o Plano Real acabou com o que Juscelino começou. Criou regras que inexistiam. Mantega non a capito in cazzo.

    3. Marcelo Barbosa

      Resolver o problema da hiperinflação era algo muito complexo tanto que nem mesmo os autores do Plano Real sabiam se o plano econômico ia dar certo ou não e, convenhamos, há muito o que se criticar o Plano Real, principalmente na questão da paridade do real e dólar além dos juros Selic excessivos, fora a desindustrialização que isso proporcionou no país.

    4. Peter Janos Wechsler

      Olá, Marcos. Papel aceita tudo. Principalmente tratando-se de economia. Você se lembra do artigo aqui na FSP do Mantega demolindo o Plano Real?

    5. Marcos Benassi

      Pô, Peter, o Seu Bresser foi classudo no artigo. Mas a dedada foi boa, Haha!

  12. MATEUS VAZ DE S Sá

    Certamente muita coisa deve mudar com a chegada de Lula. A principal delas será o expurgo do pior presidente de todos os tempos e sua camarilha. Vai ser um grande alívio para os nossos ouvidos deixar de ouvir todos os dias elogios a ditaduras, ditadores, torturadores e ameaças a democracia. Entretanto, Lula não é santo para fazer milagres. As mazelas serão combatidas, mas os banqueiros, latifundiários e grandes empresários serão um grande obstáculo as políticas sociais prometidas por Lula.

    Responda
  13. jose prado

    Resumo3da ópera! Ambos fracassaram! Liberalismo tanto quanto desenvolvimentismo( Roussef)! Há alternativas!?

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Não há como ser progressista em uma ordem mundial neoliberal. Felizmente, políticos do mundo perceberam a ratoeira que é o neoliberalismo estagnante e concentrador de riqueza, que gera alternância demasiada de poder e corrosão da confiança do povo em política e a ameaça que é a democracia. Biden teve gde vitória nas últimas eleições e.isso deve acelerar o fim do neoliberalismo. Não podemos nos perder agora.

  14. Geraldo Filho

    O Brasil não é uma ilha econômica, mas também não pode adotar políticas que não procurem diminuir a fome, a pobreza, as desigualdades, a tremenda falta de educação e dar condições dignas pra maioria. Foi isso, exatamente, que as urnas disseram, salvo alguns inconformismos surreais que teremos que conviver, é obrigação de qualquer governante procurar resolver isso de forma definitiva. Senão, continuaremos patinando.

    Responda
  15. MARCIO Gionco

    O foco da discussão está todo errado. Tem que ser na qualidade dos gastos do Estado. Os grupos de interesse cooptaram tudo, o 'direito adquirido' engessa e perpetua os privilégios. O sistema político é refém dos caciques Kassab e Valdemar. Desse jeito a Faria Lima tem que protestar mesmo, a única coisa que o presidente pode fazer para ficar lá (que é sua prioridade) é gastar mais. E vem o Bresser dizer que é isso aí mesmo e tem que enfiar goela abaixo. Tenha dó.

    Responda
  16. Clovis Deitos

    Tenho respeito pelo prof Bresser e gosto do que ele escreve, mas aqui faltou dizer que está na hora da elite rentista pagar algum imposto sobre rendimentos. Afinal o Brasil é a única das 20 maiores economia do mundo que essa casta nada paga.

    Responda
  17. Mauricio Ferreira Da Silva

    Onde estava o mercado, que não surtou com a PEC kamikaze eleitoreira de bolsonaro? Agora querem emparedar Lula, que o povo escolheu a contragosto desse mercado! Terão que se adaptar a Lula e não o contrário! Vivem de especulação política e econômica alheios à realidade do país da miséria, do desemprego! Lula preza pela geração de riqueza, com inclusão! Foi esse modelo que venceu as eleições!

    Responda
  18. José Cardoso

    A questão mercado x Estado discutida na coluna nem é a principal hoje em dia no Brasil. Trata-se de equilíbrio das contas públicas e sua relação com a inflação. Independente de haver ou não uma política industrial e dos detalhes desta, o total das despesas, incluindo juros da dívida deve empatar com o que se arrecada. O risco de prejudicar exatamente a base eleitoral do Lula é grande ao abrir-se a guarda para a inflação.

    Responda
  19. José Davi

    Nesses 50 anos de neoliberalismo o que vimos foi o empobrecimento geral dos trabalhadores e o surgimento de uma classe de bilionários completamente insensíveis a dignidade humana, à cultura e ao meio ambiente.

    Responda
  20. jose carlos toledo junior

    Está aí escancarado. A elite econômica do brasil é preguiçosa e egoista, além de se recusar o que está estampado na cara deles. Obrigado

    Responda
  21. Alfredo Teodoro

    Vamos ver quanto tempo mais vamos levar para entender que quando dividimos o capital de forma mais igualitária geramos mais desenvolvimento para o país, pois mais pessoas tem mais oportunidades de crescimento. A manutenção da miséria é uma estratégia nefasta e preguiçosa de uma elite sem um pingo de empatia nem visão de futuro. Vamos votar nos nossos semelhantes, pois é assim que a democracia funciona melhor.

    Responda
  22. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Muito bom! Sem pender pra QQ dos lados, convida a reflexão. Eh isso. Precisamos encontrar nosso caminho, sem macaquear as receitas baseadas em ideais fabricados por reacionarios e ou iludidos de toda espécie. Cientes de que trabalhadores e capital travarao luta eterna. Eh preciso conviver.

    Responda
  23. Benedicto Ismael Dutra

    Pelo menos aparentemente a política do Guedes ia aumentando a procura, produção e faturamento. A economia do Brasil afundou tanto desde os anos 1980 que estava difícil esperar melhora, e se não ficarem inventando teorias esdruxulas, ainda levará bom tempo para recuperar o dinamismo. O mundo mudou, as pessoas estão saindo da superficialidade, empresas famosas entram em crise e perda de valor. Equilíbrio no câmbio, nas contas, produção, empregos, renda, educação, ou abismo, fim do Brasil.

    Responda
  24. Richard Lins

    Terceiro ou 4o artigo seguido tentando enquadrar Lula aos desígnios do Deus Mercado... não vimos esta preocupação toda, do mercado, quando milhares morriam todos os dias de Covid-19. Nem preocupações com fome e aumento da miséria. Só sabem tratar estes assuntos com esmola ou polícia!

    Responda
    1. Fernando Alves

      O mercado estava contente que a taxa de mortalidade nas periferias era muito maior do que nas regiões ricas.

  25. Samuel Fagundes

    Não adianta profetizar se o Brasil sairá ou não da estagnação. Como o nobre missivista deixou claro em seu texto, se houve um período de crescimento e esperança em um Brasil melhor, este período foi sob Lula. Ocorre que nossa elite do atraso: militares, judiciário, mídia, centrão, empresários com cérebro de ostra, fizeram tudo para voltarem ao poder, trazendo miséria e atraso. Lesa pátrias é o que são...

    Responda
  26. JOSE LINS

    Para protejer os vulneráveis diga nao a inflação e ao aumento de juros Bresser. Nao deixaram saudades Funaro, Nova Matriz economica, campeões nacionais Oi e Joeley etc….para gastar alem do teto so ha duas maneiras: 1) Imprime-se dinheiro (e gera inflação que mata o pobre) 2) aumenta-se a divida pública (juros mais altos que matam os mais pobres. Acabou o right or left. Agora é right or wrong. Abram o olho

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Avestruz com a cabeça enterrada em dogmas fracassados em teoria e prática não consegue sequer ver oq ue está estampado na cara de bolacha.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Chavões e palavras de ordem liberalistas não vai resolver a equação.

  27. Marco A Moreira

    Parabéns pelo artigo: racional e equilibrado. Que o novo governo adote uma política econômica equilibrada, por mais que os petistas demonizem o mercado, nós precisamos do investimento interno e externo para progredirmos.

    Responda
  28. Marcos A T Garcia

    O mercado quem? A elite quem? Os tais patriotas que sonham em morar em Orlando? A tal elite que não sabe o mínimo de cultura? Uma elite que usa etiqueta e a roupa a usa. Pode ir!

    Responda
  29. Heli Dias

    Excelente a síntese do ex ministro Bresser, espero que o Sr Mercado a leia e entenda que precisamos avançar social e economicamente de mãos dadas para o bem de todos os extratos sociais!

    Responda
  30. NACIB HETTI

    Em todos os câmbios de governo fala-se muito em mudanças, mas a verdade é que a miséria continua. Interessa aos poderosos.

    Responda
  31. noel neves

    Podemos comparar a tarefa de Lula com os "12 trabalhos de Hércules". Principalmente depois da terra arrasada deixada pelo Bolsonaro.

    Responda
  32. eli moura

    o neo liberalismo ficou sozinho pós queda do muro de berlim e entregou ao mercado a governança de políticas de estado e daí que não consegue lidar com crises, porque no seu mapa de prioridades não está combate a pandemia, redução de desigualdades, revisão de formas educacionais, combate a politicas sociais discriminatórias ou preservação ambiental. A resposta foi a troca constante de governos, não importa se de direita ou esquerda. É hora de novas idéias e ajustes.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Ele não resiste ao canto das nereidas.

    2. NACIB HETTI

      Ele não resiste ao canto da nereidas.

  33. Marcos Benassi

    Ôôô Seu Luiz Carlos, vossa mercê tá num nível que complica a discussão: como um mané ao rés-do-chão vai argumentar com o senhor? A única coisa que me ocorre é que a fotinho está ótima, e que a "centro-direita que reluta" não é pobrema; encrenca, é a direita que refocila nos escombros do país, e escarva o chão quando contrariada. Podiam ir apostar em Vegas, bem bregas, mas lá não adianta nádegas ameaçar: a banca não tá nem aí. Aqui, causam comoção e ainda ganham uns caraminguás no sobe-desce.

    Responda
  34. osmar Carneiro

    Vamos reconstruir o país quase sucateados pelos arruaceiros dos últimos quatro anos que pareceram vinte

    Responda
  35. Elcio Simielli

    Porque estes ex ministros insistem em comentar algo que tiveram a chance de melhorar e falharam?

    Responda
    1. Richard Lins

      Perfeito. Se este neoliberalismo tivesse sido um sucesso de público, nunca teria existido um Bolso.nazi....

  36. Robson Simões

    Passou voando sobre os últimos 4 anos do governo do Bozo/Guedes e suas maracutaias financeiras. Desnecessário e omisso esse texto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Salve, meu caro, tava com saudade do (mau) humor do mais juvenil dos velhos aqui da Ágora. Hahahahah!