Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Teixeira de Lima

    Só para lembrar, a saudosa Dona Marisa, botava o filho pequeno num carrinho, e apé pelas ruas de São Bernado colhia a assinatura para fundação do PT. Dona Marisa também acompanhava o marido em suas viagens. Talvez sua participação não fosse tão visível, mas foi muito, muito importante. A atual primeira dama, só apareceu na época da campanha, e pelo que sabemos nunca fez nada ou palpitou sobre as mazelas do marido, principalmente em relação as mulheres tão atacadas pelo jair. Vai que é tua Janja.

    Responda
  2. Andre Rypl

    Alguém acha que a Cantanhede, do alto de sua arrogância e histórico de comentários desastrados, poderia reconhecer o erro? Chance zero. Foi um comentário muito infeliz, e mais ainda por vir de uma pessoa que deveria ter consciência de seu papel.

    Responda
  3. Domingos Sávio Oliveira

    Não tem nada haver falar que a fala de Eliane Cantanhede tem cunho machista, esse discurso da Dilma e da presidente do PT é forçar a barra, uma distorção. Na verdade a chapa eleita é Lula e Geraldo , ela não tem mesmo que emitir opinião sobre assuntos de governo, não é uma questão de sexo é uma questão de bom senso e protocolo.

    Responda
  4. eli moura

    acabou o modelo marcela (espera um pouquinho mais ricardo) e a michele (com seguro contra hematomas). Como se diz no popular há homens nos quais as mulheres mandam e outros que são mentirosos. Seja bem vinda Janja, controle a figura para fazer a coisa certa. Voce tem a cara e a força da mulher brasileira.

    Responda
  5. Elisabeth Beraldo Faria

    Janja veio pra mostrar que a esposa de presidente nao é enfeitinho ou só do lar. Ela vai e deve participar do governo dentro do programa Lula que visa primordialmente o povo sem comida na mesa , os negros, as mulheres... Vivalula!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E viva Janja.

  6. Roberto d Avila

    A chapa vencedora era Lula/Janja? Não? Então, Janja, você não pode mesmo se meter em assuntos de governo. Pelo menos não publicamente.

    Responda
    1. Roberto d Avila

      E, sim, também é óbvio que lugar de mulher é onde ela quiser. Mas existem algumas regrinhas quando se está falando de governo. A Janja, se quiser mesmo mandar em algo, tem que ter um cargo. Qualquer que seja. Esposa não é cargo, é laço familiar.

    2. Roberto d Avila

      Elisabeth e Daniela: eu sempre achei horrorosa a importância que o Jair dava ao filhos na condução das políticas do país. Fui um crítico de primeiro momento desse absurdo. Não posso agora mudar de opinião, concordam? Meter família na política é errado e vou seguir achando isso, independentemente de ser mulher ou filhos.

    3. Elisabeth Beraldo Faria

      Sim , a chapa é Janja Lula dentro e fora do governo, pois o presidente eleito nao é machist4 e preconceituos0! A chapa eleita pelo povo é Lula e Al. se vc nao sabe...vc deve é aquele que marcha na frente doquartel? Respeite a mulher que vai mudar a cara do Brasil, que nao é bonequinha... ela vai trabalhar! Viva Lula!

    4. DANIELA Krause

      Ele já era casado com ela quando foi eleito, ela participou ativamente da campanha. É machismo sim. A atual primeira dama escolheu um ministro do stf e ninguém criticou. Os filhos do atual presidente se metem em tudo. Mulher aparecendo incomoda gente machista, é só essa a questao.

  7. Roberto d Avila

    A chapa vencedora era Lula/Janja? Não? Então, Janja, você não pode mesmo se meter em assuntos de governo. Pelo menos não publicamente.

    Responda
  8. Roberto d Avila

    É óbvio que a esposa de qualquer presidente - ou o marido, caso seja uma mulher presidente, ou o/a companheiro/a, caso a presidência esteja com uma pessoa homossexual - não pode se meter na forma de governar. Afinal, ela não foi eleita!!! Simples assim.

    Responda
    1. Roberto d Avila

      Será uma medida errada e parte dos eleitores passará pano. O problema é esse - o que não se aceita quando se é oposição vira aceitável quando se é governo.

    2. DANIELA Krause

      Tanto pode que vai. Se o Lula quiser, e parece que quer. É ele que dá essa medida. Só ele.

  9. Daisy Santos

    Num momento em que a luta das mulheres na defesa de que o lugar da mulher é onde ela quiser está no auge, o comentário de Catanhede foi infeliz. Sem contar a pontinha de preconceito por Janja não ser oriunda do mundo acadêmico, como Ruth Cardoso, e sim da militância, o que só reforça seu protagonismo que de fato existe nos bastidores do processo político em curso.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Exatamente, comentário infeliz, no mínimo.

  10. Antônio Augusto Soares

    Falta de assunto! Existe um cidadão eleito presidente e seu séquito, falta tomar posse. Depois da posse então se atribue o valor devido.

    Responda
  11. Mariangela Vian

    A senhora Catanhêde deve estar tendo lapsos de memória. Ruth Cardoso, brilhante antropóloga juntamente com o saudoso Betinho foi idealizadora da campanha "contra a fome e pela vida", também partiu de Ruth a criação do Bolsa Escola que se expandiaria no projeto do Bolsa Família. Um jornalista e grande admirador de Ruth na época fez um comentário dizendo que Ruth seria muito melhor como vice e Marco Maciel como primeiro damo. "Um país sem memória, não sabe o país que é" (slogan de Ruth)

    Responda
    1. Alcides alcantara

      Uma coisa é idealizar programas; outra é ficar dando teco em tudo apenas por ser mulher do presidente. Coisa de republiqueta, já não basta termos tido 01, 02, 03, 04, 05, zero 10?

    2. Daisy Santos

      Para reavivar a memória. Ruth Cardoso durante o governo FHC criou e coordenou o programa Comunidade Solidária, emblemático da política social deste governo e criticado por delegar papéis ao terceiro setor.

  12. carlos alberto félix da silva felix

    É assim que reage a famigerada militância petista, quando demonizam essa jornalista que falou a verdade. Dos adversários pode se dizer tudo; dos aliados, apenas o que eles querem ouvir. Quem não é do meio político, e pior, nada entende do ramo, deve mesmo se calar, e apenas acompanhar o seu cônjuge nos eventos. Primeira-dama, no Brasil, já tem seu papel reservado, além disso, é desastre.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Prezado, passar vergonha é gratuito, mas não precisa exagerar, talkey?

    2. Elisabeth Beraldo Faria

      Pessoas de bem, independente de direit.esq., se colocaram ao lado de mulheres que contribuem para a sociedade. Mulher nao é adorno , mulher depresidente é igual a qquer ser humano que se indigna com a po breza e violênci4, seja no Brasil ou não, mulher nao cuida somente do lar ou da gravata que o marido usa, principalmente a mulher que pode Fazer! Nossa , defender um princípio básico de igualdade é dificil na terra de tro glodit4 ! Viva Lula!

    3. DANIELA Krause

      Machista detected...

    4. Ricardo Corbett

      zeus meus que absurdo

    5. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Se fosse um homem iam chamar de papagaio de pirata.

  13. Gilberto Rosa

    Cantanhede fez o que sempre fez, joga baixo, como no lavajatismo que levou a Bolsonaro. Usando da mesma linguagem estilo Cantanhede, ela rebola do jeitinho que o patrão adora, faz décadas.

    Responda
  14. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Tucanhede não nega nunca as origens. O PSDB está em frangalhos , mas a pompa eles não perdem. Então o senhor disse: odiaras o pt sobre todas as coisas, e ela assim fez.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Ela estava desesperada as vesperas da eleiçao, fazendo campanha pro pt enlouquecidamente. Agora voltou ao normal.

  15. Pedro Alexandre Fecchi

    Nem entre eles e ou elas não se entendem!! Kkk

    Responda
  16. joão moreira

    Não perceberam que agora o alvo da imprensa passará a ser o futuro governo? O namorado está acabando!

    Responda
  17. filipe moura lima

    Freude explica, mas parece que a jornalista gostaria de estar no lugar da Janja.

    Responda
  18. filipe moura lima

    E aí, Eliane. Ficou satisfeita ou quer mais?

    Responda
  19. Lorenzo Frigerio

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. DANIELA Krause

      Mulher aparecendo incomoda, nao é mesmo?

    2. Marisa Oliveira

      Parece que ela não se julga como tal, mas sim você. Incomoda ver uma mulher ter destaque, não? Digno de pena(s).

    3. Alexandre H Reis

      Lorenzo Piero de Medicis

    4. Wilson Luiz Antonio

      Para que tanta misoginia, cara? Cresça!

    5. Hugo Oliveira

      Inacreditável é ainda ver essa figura lamentável, viúva da lava-jato, ainda ter voz como está Cantanhede. Figura retrógrada, balofa intelectualmente, que confunde jornalismo com opinião de fofoqueira que ela é...Dilma está certa ! E quanto à sua opinião, vai estudar História, cara.

  20. MATEUS VAZ DE S Sá

    Concordo plenamente. Foi uma fala desequilibrada totalmente fora de sintonia com a realidade. Janja tem tido uma atuação exemplar, dando a devida assistência a Lula, oferecendo mais conforto e segurança ao marido e Presidente eleito.

    Responda
  21. Flavio Leal Rodrigues

    Eliane Cantanhêde é lembrada pela declaração da "massa cheirosa" e por ter elogiado o inglês falado pelo Bolsonaro ao ouvir um intérprete..

    Responda
  22. gerson tavernari

    a ver os comentários aqui expostos e o resultado das eleições com a quase metade votando num inominável louco, a que se constatar, o Brasil está doente

    Responda
  23. gerson tavernari

    a ver os comentários aqui expostos e o resultado das eleições com a quase metade votando num inominável louco, a que se constatar, o Brasil está doente

    Responda
  24. Jorge Guimarães

    É o avesso do avesso. Essa questão é tão antiga e os argentinos já estão chamando a Janja de Evita brasileira. A jornalista critica a postura e a ação de Janja por não reconhecê-la como agente político e sim por ser apenas mulher do eleito. De acordo com a Dilma e a Gleise, a mulher, enquanto gênero, tem o direito de estar onde quiser. Logo, Janja tem esse direito, não porque foi eleita, mas por ser mulher. A argumentação é lamentável mas reflete bem o espírito do tempo.

    Responda
  25. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Cantanhede está muito certa; mulheres de presidentes não fazem parte do governo. É um deslumbramento risível, patético. Bem dizia Ruth Cardoso que detestava esse negócio de primeira-dama. De fato, o termo é brega, e a critica nada tem de machista.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Estranho você citar a Ruth Cardoso, que teve participação política importante nos governos fhc. Como primeira dama, porque também nao tinha sido eleita.

    2. Jorge Guimarães

      Sim. Nada mais machista do que rotulá-la de primeira-dama.

  26. Marcelo malucelli

    Apoio integralmente o pensamento da jornalista, só querem elogios... receber críticas não.

    Responda
  27. Henrique Marinho

    A Eliane está aí a décadas. A outra deslumbrada talvez não dure um ano. A ver.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      A Eliane sempre serviu aos interesses do seu patrao. Psdb sempre, ficou defendendo a 3a via até o final. Quando se deu conta que nao ia rolar passou a fazer campanha descaradamente para o pt. Mas o passado lavajatista dela nao engana ninguém. Está onde sempre esteve, contra o pt. A Janja é só uma desculpa.

    2. roni francisco dal bosco

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Gilberto Rosa

      Estar à décadas em uma imprensa golpista, é pra ser um elogiu ou ofensa?

    4. Gilberto Rosa

      Estar aí adecuadas em uma imprensa golpista é pra ser um rlogiu?

    5. Hugo Oliveira

      Se escreve "há décadas" ... Isso mostra a qualidade do seu "raciocínio".

  28. Eduardo Giuliani

    Comentário muito infeliz da Eliane. Se há algo de diferente no Lula é a energia e valores q a Janja lhe deu. Lembra um pouco a esposa do Hermes da Fonseca. Nair de Tefé.

    Responda
  29. Felipe Bezerra

    Infeliz a Eliane. A opinião dela vale nada. Janja e Lula estão radiantes. Isso que importa!

    Responda
  30. Elcio Simielli

    A Dilma tem muita sensibilidade.

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      henrique marinho bem minusculo , para te lembrar que se esgueira pelas tabelas a balbuciar sandices sem qualquer objetividade.

    2. Henrique Marinho

      Tanta que caiu de podre.