Opinião > Legado reformista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RILER BARBOSA SCARPATI

    Eu quero saber da autocrítica desse jornal e seus colunistas pró-mercado?! 7 anos de reformas liberais não produziram crescimento, aumentaram a informalidade e a precarização e deixaram 33 milhões de famintos como legado.

    Responda
  2. David Emanuel de Souza Coelho

    Querem ferrar até o SUS agora? A sanha é total.

    Responda
  3. Josimar Soares

    A Folha afirma que a reforma da previdência corrigiu iniquidades. Quais? Ela criou e aumentou iniquidades, isso sim. Neoliberais perdendo o padrinho Bozo começam a falar besteiras. Não chora, Folha. No dia da visita, vocês poderão levar uma sacolinha e fazer entrevista com ele.

    Responda
  4. Miro Costa

    A sanha dos agraciados pelo TSE com uma "nova oportunidade" é acabar com tudo isso, afundar o país novamente - novidade! - e atribuir a desgraça em que nos colocarão a uma suposta "herança maldita", como fizeram com o legado do FHC.

    Responda
  5. Alexandre Sartori Barbosa

    O maior fracasso neoliberal do planeta, que gerou fome, miséria, desemprego, desespero e sucateamento das nossas empresas, sendo descaradamente comemorado pelo editorial da Folha. É tão difícil entenderem que desumanização não é uma virtude? Que no final da vida terminarão nesta mesma amargura que vivenciam hoje; Este dinheiro que ganharam de nada adiantará.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Os editoriais da folha são nojentos. Sempre a mesma coisa, viva o lucro. (Abner Nazaré Cândido)

  6. Rogério Bueno

    A parcialidade da Folha é escancarada neste editorial. Vamos lá, Folha, defenda a taxação sobre lucros e dividendos; faça o mesmo a respeito da transmissão de grandes heranças e sobre grandes fortunas. Por que defender tanto o rentismo em um país em que ele tem ganhos quase singulares?

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Não há que se iludir, a Folha é defensora dos interesses da burguesia. O resto é fantasia.

  7. Gil Carlos Dias

    Precisamos também de uma reforma no sistema de patrocínio dos veículos de imprensa. Deveria ser proibido o vínculo direto das empresas de comunicação com o sistema financeiro. Assim, teríamos linhas editorias menos orientadas para o rentismo. Que tal?

    Responda
  8. Mario Edgar Grin Ferreira

    Só assino esse pasquim por pura falta de opção aqui no RS. Triste ler um editorial assim.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Imprensa burguesa, assim como ZH , estadão, globo, etc . (Abner Nazaré Cândido)

  9. João carlos Gonçalves de souza

    O editorial disse que ocorreram várias reformas que melhoraram o País . Mas somente previdência e área do trabalho foram cortadas . Grandes fortunas pelo mundo estão pedindo para serem taxadas . Até hoje nunca vi um editorial defender a proposta , se teve foi contra . Agora reforma só nas costas do trabalhador e dos aposentados com salário mínimo é vergonhoso.

    Responda
  10. roberto barbosa de castro

    Quem te viu, quem te vê...

    Responda
  11. Marcelo Magalhães

    É a primeira vez que eu vejo alguém batendo a mão no peito e dizendo, viu nós conseguimos. Conseguiram produzir 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Sem falar em todo o desmonte do serviço público gerando uma população de crianças que não aprende e uma legião de doentes desassistidos, para resumir. A folha tenta construir um falso cenário, expõe dados sugerindo sucesso, mas a realidade é que o golpe na Dilma foi o maior fracasso neoliberal do planeta.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Miro Costa, segue o link abaixo e vai estudar. Agressões e desqualificações pessoais não acrescentam nada. https://pesquisassan.net.br/olheparaafome/

    2. Miro Costa

      Este país de que falas pode-se chamar Argentina, Venezuela, Cuba, Nicaragua. Não Brasil. Teus dados são mentirosos. Mas podes reescrever o texto e colocar todos os verbos no futuro - o futuro deste país com a chusma de criminosos que voltarão a assaltá-lo depois que defensores de corruptos - que também só podem ser corruptos - decidiram trazê-los de volta.

  12. José Cardoso

    Foi um grande feito a reforma da previdência. Muitos não acreditaram que ela seria viável diante da forte oposição corporativa, mas essa se revelou um tigre de papel, como falava o Mao. Estamos todos de parabéns.

    Responda
  13. Fernando Henrique

    Para a "folha", não importa a tragédia, miséria ou depravação do governo desde que siga a cartilha neoliberal. A balela de que o deus mercado tudo resolve, seria cômico se não fosse trágico.

    Responda
  14. Ney Fernando

    "Um jornal a serviço do capital". Além de mais precisa, a frase rimou.

    Responda
  15. José Fernando Ziliotti

    Onde estão os investimentos e empregos, que abundariam por aqui, com as reformas defendidas pela FSP? Ambas geraram miséria e subemprego. Reforma para o SUS? Como assim? O SUS deve ser melhorado e a abrangência aumentada com envio de médicos para cidades que não possuem esse profissional. Enfim, reformas neoliberais trazem, sempre, mais miséria.

    Responda
  16. Fernando Antônio P Lemos

    A reforma da previdência atrasou e muito a possibilidade de aposentadoria dos brasileiros. Trabalhadores que estavam às vésperas de aposentar, depois de décadas de trabalho e contribuição viram essa possibilidade bem mais distante. A reforma trabalhista aniquilou os direitos trabalhistas. Agora querem destruir o serviço público profissional e o SUS. Só se pensa na destruição de direitos. Por isso tentaram destruir quem os defendia para por isso que está aí e que sairá pela força das urnas. .

    Responda
  17. Marcelo Santana

    Evoluir será acabar com o SUS? Pelo alguém ficará feliz, os acionistas de planos de saúde.

    Responda
  18. Marcelo Santana

    Se for pra evoluir conforme evoluiu a previdência, onde na minha familia e na de minha esposa, nós sejamos os únicos a serem agraciados com uma aposentaria. O que farão daqui a 15 anos, com os velhos que não terão tempo pra se aposentar? Fornos crematorios, câmaras se gás, ou serão todos empreendedores.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.