Poder > Maioria dos populistas, como Bolsonaro, não consegue destruir democracia, diz analista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É muito difÃcil predizer o futuro. Mas com certeza Bolsonaro não era apenas um populista clássico. Depois do 08/01/23 não creio que as instituições da democracia brasileira seriam fortes o suficiente caso ele tivesse vencido. Isso que dizer que um hipotético segundo mandado teria sido devastador dado o grau de violência de parcela da população reacionária ou pró- violência. É isso, esse estado de espÃrito violento o autor não conseguiu ler em parcelas da população brasileira. 17/11/23
Bolsonaro é o maior lÃder democrata do Brasil!! Sempre respeitando a Constituição .
voce está precisando estudar mais sobre democracia - dê uma googada já ; ou entao voce confundiu este espaço com um artigo de humor
Felizmente vivemos em uma democracia, que garantirá a todos os bolsonaristas o direito de fazer oposição. Isto é próprio dos regimes democráticos , salutar para o paÃs e todos que nele vivem pacificamente , respeitando as diferenças!
Não creio que Bolsonaro será esquecido tão cedo. Ele perdeu uma batalha, mas não é o fim do bolsonarismo, o qual ainda vai dar bastante trabalho. Já o Lula, venceu a batalha mas a guerra a médio prazo está comprometida. Digo isto por dois fatores: A idade de Lula e a insistente não preparação de sucessor, o que vai quebrar o partido nas suas diferentes denominações, as quais vão se digladiar na ausência de um pólo unificador.
nao se *prepara* um lider , ele surge conforme as circunstancias historicas - num parlamento estilhaçado por partidos de araque, com donos inclusive, as chances de lideres surgirem minguam e restarao negociatas e crises periodicas; uma alternativa é o cidadao escolher representantes com mais razao e menos emoçao e irresponsabilidade - reelegemos tiririca, pastores varios , pessoas que nunca exerceram a vereancia, ou seja, nao pode dar certo
A oposição ao governo Lula será feita por maioria no Congresso e mais 59 milhões de brasileiros.
Tenho pensado que a mola mestra pra contenção de uma autocracia bolsonarista foi mesmo o STF, com seus interesses pessoais. O Centrão mafioso-fisiológico já estava engolido pela onda bolsonarista e não percebeu tal qual Moraes, que essa era uma ameaça até para a existência deles próprios. Estiivessem as Instituições funcionando tão bem quanto avaliou o nobre pesquisador, Bolsonaro teria sofrido alguma severa contenção quando elogiou um torturador em Plenário.
E não é só Bolsonaro. É um grupo que quer usurpar o poder. Tem que ver quem está por trás do espantalho. E tudo começou com as greves da polÃcia no ES com a tentativa de desestabilizar os Estados. Aliás, faltou essa análise aÃ. A grande dificuldade de um autocrata é desestabilizar cada Estado do nosso imenso PaÃs para que eles se curvem a um golpe, se não se tem apoio total das forças armadas. Por isso a tentativa de tirar poder dos governadores sobre a polÃcia militar.
Bom conteúdo. Sou apartidário, neste paÃs de classe polÃtica partidária viciada em obter benefÃcios pessoais e blindagens de cargos públicos. Não se criam/surgem mais lideranças como Lula da Silva! Esta democracia permitiu a ascensão de um mito reacionário oportunista pelo cochilo das esquerdas, mas o que espanta é o fanatismo da ultradireita escondida nos armários agora com o nome de boZonaZismo, de baixÃssimo QI, violentos, terraplanistas, armamentistas, negacionistas e ecoburros!!!
Bolsonaro tentou dominar o judiciário brasileiro igual Hugo Chávez fez na Venezuela e o Xandão botou no rabo dele e nós demos à resposta nas urnas.
Democracia hoje é um conceito transitório, usado pelos populistas e ditadores corruptos que se dizem democratas.
Uma coisa que me chamou muito atenção no dia de votação , em ambos os turnos , foi a presença expressiva de eleitores e eleitoras idosos ! O TSE até poderia apresentar números que corroborem esta impressão. Na verdade , diante do risco de totalitarismo, pessoas dispensadas legalmente de votar se viram na obrigação moral de participar na defesa da Democracia !
Lamentavelmente não foi pela democracia. Ao contrário, a maioria de conservadores para defender o PaÃs da ideologia de gênero, seja lá o que eles entedam por isso. Pelo menos foi esse movimento aqui na minha cidade..
A definição de "populismo", a partir da entrevista, é muito pobre e genérica, o que permite encaixar fauna variada de governantes, mas não ajuda a explicar o fenômeno. Para o estudo da América Latina devemos voltar aos estudos clássicos e aos populistas puro sangue: Cadernas, Vargas, Peron...
Entrevista esclarecedora, com respostas pautadas em estudos mundo afora. Acredito que o Bozo será esquecido, devido sua baixa capacidade cognitiva e violência ao tratar minorias.
Os golpistas bolsonaristas que estão nas ruas ou escondidos precisam estar cientes que uma aventura fracassada por resultar em prisão! Por isso bolsonaro recuou , pois as probabilidades de sucesso são mÃnimas e as consequências do fracasso são graves !
Felizmente vivemos em uma democracia, que garantirá ao Sr Lineu Saboia e a todos os bolsonaristas o direito de fazer oposição. Isto é próprio dos regimes democráticos , salutar para o paÃs e todos que nele vivem pacificamente , respeitando as diferenças!
Não consegue destruir a democracia, mas presta uma grande ajuda para que os direitos de determinadas pessoas não sejam alcançados até o próximo governo, quando teremos um outro populista no poder
Se as instituições estivessem funcionando, nÃvel razoável, nunca teria existido o inominável ....
Segundo o professor. Bolsonaro é um fraco em todos os sentidos.
Meu paÃs parece mergulhado no fanatismo e dividido pelo ódio insuflado na população através de fake news. Então aparece um analista e diz que "não está bom o quanto poderia e deveria, mas também não está ruim, poderia estar pior". Como a maioria dos brasileiros eu não acreditava nas instituições, são elitista e amarradas pelo "compadrio", mas parece que desta vez o sistema de freios e contrapesos funcionou. Espero que o Bozo seja esquecido rapidamente e o paÃs volte a ser de todos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Maioria dos populistas, como Bolsonaro, não consegue destruir democracia, diz analista Voltar
Comente este texto