Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. S RGIO DA SILVA

    Todos os humanos são filhos de Deus, pouco importa que nome usamos para citá-lo. Como sei que tenho algum DNA de judeus que foram perseguidos na península ibérica dando origem aos chamados cristãos novos me solidarizo também com este povo, além de todos os outros do mundo. Temi muito quando o desgoverno brasileiro foi apoiado lá em Israel e prometeram fornecer a ele o que não queremos armas.

    Responda
  2. Marcos Antônio

    Todos fora da bolha da extrema-direita estão em risco porque eles pregam além do antissemitismo, o: racismo, xenofobia, misoginia. Têm aversão aos mais pobres, indígenas e contra quem não é cristão discriminam seitas afro e ateus e agnósticos.

    Responda
  3. Paloma Fonseca

    Você conhece a obra de Jacques Derrida, "Mal de arquivo: uma impressão freudiana", Juliana? Li há mais de vinte anos, recordo-me das passagens que relacionam a busca pelo arquivo no judaísmo, uma busca febril no caso de Freud, quase arqueológica (do grego arché: o começo e o comando). Algo relacionado à ancestralidade, à tradição, a Moisés. Eu associo o judaísmo à tradição escrita e a uma bela imagem (a vela acesa). Israel, para mim, é uma reparação ao que ocorreu (algo não imaginário).

    Responda
  4. Vilarino Escobar da Costa

    Dentro da temática, a obra de Shlomo Sand " A invenção do Povo Judeu" é um bom complemento de leitura .

    Responda