Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Job Henrique Casquel

    Marcelo, suas colunas são sempre muito instigantes. Terminei a leitura e fiz rapidinho um programinha que, pasme!, confirma que o oitavo embaralhamento perfeito retorna à configuração original! Entender o porquê já são outros 500, que vão demandar mais do que apenas 5 minutinhos de código...

    Responda
    1. Bernardo Nunes Borges de Lima

      Caro Job, dica para resolver o problema: observe que após um embaralhamento perfeito a carta que está na posição n vai para a posição 2n-1 , se n é menor ou igual a 26, e caso n seja maior que 26, ela vai para a posição 2n-52.

  2. Marcos Benassi

    Miolo bom e bem usado é uma coisa linda, hein, seu Marcelo? Que delícia. E você e os colegas falando desse cabra, já tô curiosíssimo, vou acabar comprando o catatau e lendo. Jesus Amado da Goiabeira, dai-me forças, concentração e algum dinheiro! Se eu tiver que escolher, mais dos primeiros, por gentileza!

    Responda
  3. Bernardo Nunes Borges de Lima

    Em seu livro “Magical Mathematics”, professor Diaconis afirma que conhece pessoas que fazem 8 embaralhamentos perfeitos em menos de um minuto. Obviamente ele se refere a si mesmo.

    Responda