Mariliz Pereira Jorge > O jatinho para a COP27 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Desculpe, o Lula não assumiu, viaja com quem ele quiser. Depois da tortura dos últimos 4 anos e de um paÃs à beira da guerra civil e do fascismo não faz sentido um texto desse.
Vocês que discordam de mim, me convençam de que se tivessem salvo o paÃs de um Fascista e precisassem ir a COP, e um amigo oferecesse carona num jatinho - vocês não iriam ? Deveriam ter direitos quem já trabalha na transição. Um avião da FAB resolveria esse ' problema ' Percebem o abismo de foco ?
Como assim ! A viagem dele é um tapa na cara de todos, não está nem aÃ
Ou seja, carta branca pro que volta pra se lambuzar do que já se lambuzou?
Lula e sua equipe foram a trabalho, e não curtir férias e o mais certo é que trará muitos recursos ao paÃs! Que os jornalistas venham a cobrar uma lei em que essas despesas com futuros presidentes eleitos tenham como ser pagas pelo erário, assim como toda a equipe de transição! Nesse caso, entre a ética, moral a necessidade urgente de recolocar o Brasil no cenário internacional prevalece! Vamos ver pelo lado bom, temos um presidente eleito com vontade de trabalhar! O Brasil só tem a ganhar!
Começou o festival das falsas simetrias da mÃdia crÃtica, ao som do hit "Saudades do Bozo".
Mariliz vc como os demais que estão fazendo este estardalhaço, sabem que o Lula só assume dia primeiro de janeiro de 2022, não tinha obrigação nenhuma em ir para a Cop27, defender a inclusão do Brasil de novo como protagonista nas questões climáticas e de meio ambiente, já fazendo um trabalho de reconstrução de um paÃs devastado por 04 anos, ou seja está lá como um brasileiro comum, não está mamando e nenhum recurso público, e tem o direito de ir e vir com quem bem entender, o resto é papo f
A fsp está aonde sempre esteve e vai, desde já, sedimentado um possÃvel replay do golpe da derrubada da Dilma.
Porque comparar com Bozo e Ricardo Salles? Eles erraram feio, OK. Lula tambem erra em ir no jatinho de empresario barra pesada que foi preso. Acuse a todos sem destinação ideológica. Bom texto para ombudsman abrir o olho. Zero isento.
No Estado democrático de direito a moralidade é regida pela lei, tão somente, independente do "senso moral" de cada um, que por definição é múltiplo, portanto, indefinÃvel. A carona de alguém sem cargo público (ou até investido nele, se não houver vantagem indevida em prol do mesmo) em jato de empresário é um indiferente jurÃdico, isto é, não constitui qualquer infração penal ou administrativa. O resto é moralismo barato, sensacionalismo, vontade de pressionar em prol do "mercado".
Ainda bem que estamos falando de um lÃder e de um partido que nunca confundiramnem misturaram o público com o privado. Ufa!
Senhor Rodrigo, moralismo barato? Ninguém disse que ele cometeu um ilÃcito passÃvel de processo. O governante além de ser honesto, tem que parecer honesto. Ou não? Bolsonaro cometeu um ilÃcito ao não tomar a vacina? Ao chamar o COVID de gripezinha? Não, não cometeu. E o mal que causou? Lula já carrega a desconfiança de milhões de brasileiros, agindo assim ele só agrava a situação. Por isso ele tem que ser muito cuidadoso com suas atitudes e atos.
Não devia ir em jatinho de empresário, certo. Daà as demais conclusões não são decorrência lógica. Vamos discutir isso sim e com a objetividade que o assunto merece. Aviso ao governo novo. É preciso tato e cuidado, principalmente entre o público e o privado.
Este representa o primeiro ato do socialismo petista : toda propriedade tem um fim social, seja ela imóveis ou jatinhos. Que beleza ! Faz o L.
Esse gesto lhe é impossÃvel. Dois casos não fazem L.
E desde quando o PT é socialista? Cada mal uco …
Texto rasteiro. Onde está descrita a legislação que o presidente eleito violou ao pegar a carona no jatinho do empresário? Ou qual o preceito moral que não foi observado? A grande mÃdia, o que inclui a FSP, tem boa parte da culpa por estes quatro anos de desgoverno, o que inclui o apoio à Lava Jato. Deveriam reconhecer o erro e mudar de postura. Mas estão fazendo como a criatura: querem dobrar a aposta. Vão perder.
Não devemos começar passando pano pro PT. Já chega os outros que passavam pro Bozó. Infelizmente, já está começando errado. Mais crÃtica e menos pano
Mariliz, gosto muito das suas colunas. Mas, desta vez, acho que vc simplificou demais a discussão. A começar pelo primeiro parágrafo: "Se dependesse dos apoiadores do presidente eleito, jatinho só deveria ser tema de música. Para o militante, não é notÃcia que Lula tenha viajado a bordo do jatinho de um empresário". Ou seja, todos que discordam dessa visão são apoiadores ou militantes. Será? Não valeria considerar tudo que está em jogo nessa discussão? No Egito, no Brasil e no mundo?
Senhores e senhoras petistas convivemos com o fanatismo dos mÃnions há quatro anos, reconheçam que o presidente eleito errou ao viajar de jatinho cujo o proprietário é um empresário. Ele errou,deveria ter ido de avião de carreira. Que diminuÃsse a comitiva, fosse de classe executiva. O PT não teria como bancar? Bastaria pedir ajuda a militância. Espero que o novo governo auxilie o Brasil, mas tem que reconhecer os erros. Chega de fanáticos.
Perfeito!
É gado?
Por essas e outras colunas, sempre leio antes o Reinaldo Azevedo. Sempre certo no ponto. Não banca o isento que nem outros e outras por aÃ.
Sempre certo virando ou não de casaca. Os petralhas, termo cunhado por ele, viraram santos.
Excelente artigo. Como diria o poeta: tudo igual como era antesÂ….
Não podemos igualar. Sim devemos ser vigilantes e criticar os erros.
Falta do que falar?
É incrÃvel como alguns agem. A cocaÃna no avião presidencial sequer foi tão comentado assim, não é mesmo? Mas aceitemos os questionamentos, pelo menos aqui se permite a democracia. A nobre jornalista esqueceu um pequeno detalhe, o ilustre candidato "eleito" sequer foi diplomado pelo TSE. Então ele não é um governante e pode viajar de "carona sim". Mas, vamos aceitar suas crÃticas caso o "empresário" venha a ser futuramente "beneficiado" em algum contrato com a União.
Eu espero de fato que haja crÃticas (da sociedade e da imprensa) ao governo Lula, o que denota normalidade democrática. Mas espero ainda mais que tais crÃticas sejam bem mais qualificadas do que se apresenta agora. Até o momento, o nÃvel que a imprensa demonstra é de maternal. Preocupante.
Falou falou, e o que mais marcou foi "...o jatinho vai, a tardinha cai..." Fala sério!? Qual a relevância disso? Lula poderia ter evitado? Eu acho que sim. Mas e da�
'é desculpa pra boi dormir dizer que ele participa do evento como pessoa fÃsica'. Por que é desculpa pra boi dormir se ele não está no evento como chefe de estado (que, aliás, não dá as caras faz tempo). Dizer que é desculpa pra boi dormir, não torna o irreal um fato! Lula não foi empossado! Ademais, onde está no código penal que isso não pode? Onde está na CF que isso é ilegal ou imoral? Onde? Depois acha ruim ser contradita, dizendo que somos minions! Um pouco mais de responsabilidade!
Qual código moral? O seu? Sabe ao menos o que é moralidade? Qual a diferença com ética?
Não estamos falando de código penal e sim de código Moral.
Não desqualifique quem critica essa falta de coerência! 'mostra a desimportância dada por ele à promiscuidade entre público e privado'. Um momento: ele é presidente empossado? Qual valor moral ele burlou? Qual valor ético estabelecido pelos nossos regramentos Constitucionais? Qual artigo do código penal ele burlou? Por que isso é promiscuidade público - privado? Lula não é funcionário público! Sra Mariliz, pode pensar o que quiser, mas não desqualifique quem pensa diferente!
Lineusinho, o tal empresário faz parte de uma das equipes de transição. Se tiver que ter alguma vantagem, a carona seria necessária.
Lineu apareceu ! Ta em frente a qual quartel lineu ?
Não sabemos quanto custará esta troca de favores que poderá ser paga a partir de janeiro.
O mundo celebra Lula; a imprensa medÃocre, já tentam derrubá-lo. Lula não ocupa cargo público e pega carona com quem quiser. O resto é inveja e dor de cotovelo de quem não emplacou a tal terceira via. Continuem chorando; o choro é livre. A imprensa golpista ladra e a caravana lulista, passa.
quem acreditou que a turma das facaltruas do mesnsalão e do petrolaão tinha mudado com os escandalos do passado,dançou. Falta de moral e ética é marca registrada da companheirada.
A caravana passa, os aviões voam e o gado bozolino muge.
Sra. Mariliz Pereira Jorge, é com essa turma que a senhora fala nesse editorial. Os minions são são os que criticam a falta de coerência da imprensa (que quer resgatar os valores lavajatistas). Sua fala é ára os verdadeiro minios! Respeite mais quem pensa por si mesmo!
Chola maÃs...
Interessante o clamor por ética de um jornal que apoiou a ditadura e o golpe recente.
Comentários ridÃculos, sem noção, exagerados. Talvez queira receber vantagens do tal "mercado".
Artigo irresponsável e completamente afastado da verdade. Leiam o Reinaldo de Azevedo (ou assistam ao comentário dele no YT) sobre o tema. Leia-o também, Mariliz.
Iniciamos o primeiro ato socialista do Lula e do PT : a propriedade tem um fim social, seja ela terra, imóvel ou jatinhos. Que beleza !!
Lula acompanhava em barco o Papa em visita à Amazônia. O chapéu do Papa cai na água. Lula caminhando foi buscar o chapéu do Papa. Manchete na FSP: "Lula não sabe nadar".
A melhor resposta à colunista foi feita por Reinaldo Azevedo no UOL. É MarÃliz, não dava tempo pra fazer uma vaquinha na internet. E, depois, Lula não foi lá para desfilar nas pirâmides em motociatas, nem se deliciar de jet ski.
Estranho, Lula participar de COP27 indo de carona em jatinho de empresário parceiro. Mais estranho ainda, seria o interesse do tal empresário da construção civil em mudança climática? O interesse de Lula em empresários bilionários já sabemos $$$.
Assim como a sra. Mariliz Pereira Jorge não apresentou nenhuma evidência ou provas que possam sequer levar suspeitar de uma relação promÃscua, você e tantos outros também não as tem.
Qual a solução que a cronista não aponta ? E o veio da Havan em palanque oficial, não vi MarÃlia reclamar !
A caravana passa,os aviões voam e o gado bozolino muge.
É o partido da boquinha como dizia o Garotinho. O casal não iria perder umas férias de graça em Sharm-El-Sheik. O lugar realmente vale a pena. Existe aquele Egito das pirâmides e existe o Egito da vida marinha. O lugar coloca Arraial do Cabo e Búzios no chinelo.
Quem critica deveria apresentar solução. O PT não tem grana, como ele poderia ir? Avião de carreira com esses bolsomions doidos andando por a� Peloamor! Acho muita gritaria pra coisa nenhuma. Ele foi convidado pelo presidente do Egito para um evento super importante pro Brasil se apresentar de forma digna diante do mundo. Nem precisaria ir se o desgoverno não tivesse feito o estrago que fez. Deveria responder que não podia ir por falta de grana pra viagem?
Mariliz, esse momento tão caótico da nossa história espera mais de você!
Vamos esperar Mariliz, esta foi somente a primeira troca de favores, outras virão.
Concordo totalmente, em gênero e grau. Depois de tudo! Deveriam ser os primeiros a assumir um compromisso ético, lamentável num grau.
É isso mesmo. Lula não aprendeu que o governo dele precisa ser e parecer honesto. Começou muito mal nesse tema.
Simples, não é? Curto e fino.
Nem assumiu, hen?
E a fofoca come solta...
"Fofoca não precisa de provas, só convicção" ( in 'Lavajatismo', all ed.)
Lula NÃO ocupa cargo público ainda. The End.
Já foi eleito?
Noves fora, tudo considerado, peneirado... filtrado, dado o contexto, não é boa ideia dar munição ao inimigo. Ainda mais quanto se tem bozofrenia hidrófoba babando nas estradas, quartéis... NY...
E na FSP. JK
Sim, Lula errou ao não dimensionar o custo polÃtico de pegar carona no jatinho. De fato, muitos militantes erram ao atacar jornalistas, como Monica Bargamo, que noticiou a viagem. No entanto, tanto Lula quanto seus apoiadores (radicais ou desconfiados) também erraram se um dia chegaram a acreditar que a maior parte da imprensa tinha abandonado o moralismo que alimentou a Operação Lava Jato por anos. Em tempo, é preciso dizer: a "carona" pode ser constrangedora, mas não é crime.
Muito mi mi mi para sair do foco essencial: o primordial é que o miliciano psicopata genocida foi derrotado por alguém que irá iniciar a reconstrução do paÃs destruÃdo pelo autointitulado imbrochável. A ida ao Egito para a COP27 começou a tirar do paÃs à condição de pária internacional
Ao fixar um foco, você deixa de enxergar outros, não menos essenciais. A atuação polÃtica tem que ser e parecer republicana o que exige delimitar claramente as relações entre o público e o privado. A colunista chama a atenção para isso. Relativizar a questão por um bem maior é semear problemas e facilitar o retorno do discurso populista e falso moralista.
Sim. Mas isso não admite o cometimento desse tipo de besteira.
Que cargo público Lula ocupa atualmente? Resposta, NENHUM.
A imprensa vai pagar o preço de passar pano para qualquer medida econômica tomada pelo Guedes e vir agora falar de corrupção. Lula foi eleito e o Brasil passou a ter um rombo fiscal. Quem fez o rombo? Bozo. Alguém falou alguma coisa antes do sumico dele? Não. Agora tudo será noticiado. A credibilidade com essa acrÃtica à s medidas econômicas foi para o saco. Tudo que você falar ficará sem sentido. O que importava no governo do Bozó não era a corrupção, mas o lucro.
Perfeito, Mariliz.
"Não se ensina truque novo a cachorro velho". Sinceramente espero que este não seja o lema do governo vindouro. Mas o assustador deste ocorrido é perceber que a tese de que parte da população brasileira que votou em Bolsonaro vive em uma dissonância cognitiva deve ser ampliada para parte do eleitorado do Lula. Só assim se explica a relativização do ocorrido. O Brasil precisa urgente de uma intervenção . Não por uma junta militar, mas por uma junta de psicanalistas.
Babozos e babalulas são tolos complementares.
A colonista joga pedra mas não indica a solução do problema. Faz um julgamento moral onde não houve ilegalidade, posto que Lula hoje nao exerce a PR. A malta, incentivada, delira e vê crime onde não houve.
Não é ilegal mas é imoral. E sim, isso é importante numa democracia. Eu votei no Lula e votaria novamente pro 22 não voltar, mas sem passação de pano ou cegueira seletiva.
Prezado, Não cabe ao jornalista trazer as respostas. Cabe ao futuro governo tê-las. Vaquinha na Internet, pedir aos governadores da Amazônia, participar virtualmente são algumas alternativas. Se o objetivo com a viagem era de se criar fatos positivos, o resultado foi o oposto. O que se criou foi munição para um sem número de memes que irão alimentar a horda bolsonarista .
Ilegalidade não há, assim como não há bom senso, decoro e o devido exemplo.
ImpossÃvel avançarmos em um paÃs do faz de conta, a questão não é o mal feito e sim qual foi o pior. quem erra ou errou mais, vamos resignificar pongando em jatinho particular de empresário amigo, usando camisa de R$2.580, mas é de grife sustentável. Sustentável? O partido não podia pagar, então não fosse, com certeza nada se perderia, mas a vaidade vai na frente.
O correto seria Lula ter viajado em aeronave da FAB, pois é presidente eleito. Por outro lado, como ainda não assumiu, não é necessariamente um problema ter ido de carona. Ou então... vamos propor a construção de uma ciclovia entre o Brasil e o Egito?
Infelizmente esta prerrogativa não existe. Não há previsão na lei. Bolsonaro é o chefe maior das forças armadas e como tal manda na FAB
Nem um, nem outro. Bastava o bom senso de fretar uma aeronave.
Deveria ir em voo pago por ele mesmo? qual sugestão para não terem o que falar os moralistas de plantão?
Sim. Deveria ter ido em voo pago por ele mesmo. É uma obviedade ululante.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > O jatinho para a COP27 Voltar
Comente este texto