Opinião > Lula pede mais juros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Danilo José Martins

    A FSP não muda seus ideais financeiros, inventam e agora estao preocupados com os pobres kkkk

    Responda
  2. Danilo José Martins

    Só não parar o juros da dívida pública por um ano, pais volta a crescer, andar e respirar. Calote nos bancos sim!

    Responda
  3. Mario Donizete Pelissaro

    Impressiona a insistencia da FSP em criar factoides e clima negativo relacionado ao novo governo q nem sequer assumiu ainda. Alias, nem se sequer a equipe de transicao foi formada. Lembre-se FSP, q a democracia está sob forte ataque e q o enfraquecimento e desmoralizacao do governo eleito é tudo q os fascistas golpista querem. A imprensa será a principal vitima de um governo autocratico. Entao FSP, tens muitos motivos p rever essa sua oposicao esquizofrenica.

    Responda
  4. Guilherme Zambrana Toledo

    Adalberto, o que pretendia expor é como a receita estará distribuída entre as Despesas Obrigatórias, que são determinadas pela Constituição, as Despesas Prioritárias, determinadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias e as Despesas Discricionárias, que não são prioritárias, tipo Orçamento Secreto.

    Responda
  5. Eduardo Potsch Camara Matos

    Nos Estados Unidos a presidência atua de acordo com os interesses dos setores de armamento, de energia e financeiro, e a geopolitica é direcionada para tanto. Por aqui o presidente é prisioneiro da mídia que $erve diretamente ao$ intere$$e$ direto$ do mercado. Cada país infelizmente tem aquilo que merece.

    Responda
  6. Taniara Aguiar de Souza

    Tem dois grupos tocando o terror no Brasil pós-eleição: O grupo dos empresários que fazem locaute e financiam as manifestações pelo golpe militar, à sombra de Bolsonaro e seu grupo. E o grupo do mercado, que financia a imprensa comercial em manifestações golpistas pela instabilidade do governo ainda não empossado. Ambos promovem atos antidemocráticos. Não tiveram votos suficientes para elegerem seus candidatos, mas querem impor suas pautas e anular o voto soberano dos que escolheram Lula.

    Responda
  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Hoje cancelei a assinatura na fsp. Aproveito meus últimos instantes neste espaço para dizer q esta im prensa/jorna lismo está tão doente e psicótica quanto aquelas pessoas com bandeiras verde-amarelas nas portas dos quartéis, urinando - entre outras coisas - em banheiros químicos, pedindo para o exército salvar o país do comunismo, comendo às custas de outros psicóticos do mercado q alimentam esta mí dia im prensa ca na lha! Estava me fazendo muito mal, depressão, sabe? Acabou! Fds fsp!

    Responda
  8. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Jornal golpista! Vá para as trevas junto com a coisa desgovernante, o mercado e Guedes! Adeus!

    Responda
  9. Gino Passos

    Editoriais são tão "competentes" para apontar com clareza falhas como "obviedades", mas são vazios em propor uma solução séria para nosso terrível déficit social. Esperamos que os bancos públicos tenham um papel "inesperado" por esses "gênios" da lâmpada oca.

    Responda
  10. Patricia Rebello

    Apenas aguardando o texto do ombudsman pedindo desculpas ao leitor pela estupidez desse editorial.

    Responda
  11. Antonio Catigero Oliveira

    Essa terra de agiotas sofre com juros altíssimos desde FHC. Não venham me dizer que durante toda essa jornada de equilíbrio econômico, principalmente nos governos FHC e Lula, havia tanta 'instabilidade econômica' para ter juros tão abusivos. Tiveram vários aumentos de juros com explicações inexplicáveis. Ah! Sim. Dilma tentou baixá-los; foi uma de suas ruínas. Conclusão: quem quer ganhar dinheiro subindo juros, sempre verá pelo nesse ovo. O cobertor é curto, mas quem sente frio é o pobre.

    Responda
  12. Rodrigo Ribeiro

    É o Fernando Canzian de novo? Está ficando chato essa cruzada ideológica da folha de SP. Estudem um pouco mais ou esperem até as coisas efetivamente indicarem um erro. Desse jeito, o analfabetismo econômico de vocês fica escancarado.

    Responda
    1. Andre Rypl

      Só pode. O sujeito estava em coma por 4 anos, aí falaram perto do ouvido dele "temos que ajudar os pobres". Tiro e queda.

  13. Rodolpho Oliveira

    Grande parte do raciocínio está correto, é isso o que acontece qdo não se toma conta do fiscal... minha dúvida é: onde ficou guardado esse editorial nos últimos 4 anos de estouro de teto, principalmente neste ano eleitoral, há 2 meses da eleição, inclusive? Que além de ser problemático era também inconstitucional?

    Responda
    1. paulo Raulino

      Te dou toda razão, afinal, em dois anos e meio de Covid, foi dinheiro a balde.

  14. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O guerreiro lula sabe , desde sempre, que sua tarefa eh Hérculea. Ele se entrega de corpo e alma. Um gigante face ao minhocário da elite financeira. Os nematóides banqueiros tocam o terror preventivo de alto nível, enquanto os pares egressos dos emissários manifestam seu patriotismo nas ruas. Eh a festa cívica dos que une exploradores e explorados

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ??? Lúcido?

  15. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Confesso humildemente que não li os comentários até aqui. O registro necessário é a impressão de que o editorialista é um fanático do neoliberalismo mercadista démodé anos 80. O texto está todo respingado com bile. Urticárias também devem estar causando desconfortos demasiados ao autor. Ocioso aqui tentar argumentar sobre a proposta objeto do editorial. Lula já repetiu à farta o seu compromisso com a responsabilidade fiscal. Coisa feia, Fôlha .

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      A Folha preocupada com os pobres, que piada. (Abner Nazaré Cândido)

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O dono da fsp eh banqueiro.

  16. Sergio Dimas Guardado

    Eu sou do tempo em que a Folha afirmava 'não ter rabo preso com ninguém' e sua propaganda clamava 'é possível dizer um monte de mentiras falando somente a verdade' e lembrava Hitler. Saudades desse tempo. Agora editorialistas tantãs funcionam como neoliberais papagaios do mercado financeiro, sofismando sem dó pra que ninguém mexa no meu queijo. Meu zizuizi, vai gostar de dinheiro assim na casa do carcará. Respeitem nossa inteligência.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Inteligência? IDH abaixo da média; PISA abaixo da média; QI abaixo da média.

  17. Roberto Pif

    Mas pra patota, ruim é o Bolsonaro. Faz o L.

    Responda
  18. Troca De leo

    Como sempre! A "Falha de São Paulo" na sua eterna dinâmica do nefasto morde e assopra! Para que serve um liberal?

    Responda
  19. José Cardoso

    Quem se iludiu com o molusco e apoiou sua eleição perdeu credibilidade. Sobe Alexandre Schwartzman, desce Armínio Fraga.

    Responda
  20. Valter Luiz Peluque

    É irritante a chantagem do dito “mercado” com relação ao presidente eleito. A bolsa sobe porque Guido Mantega saiu da equipe. Economistas prestigiado se editoriais cobram responsabilidade fiscal. Alguém gritou alto assim no calote dos precatórios de Guedes-Bolsonaro? As bolsas cairam e o dólar subiu, e daí? Quais as propostas do senhor mercado para a fome e para os brasileiros morando na rua?

    Responda
  21. Guilherme Zambrana Toledo

    A previsão do PIB para 2023 é de R$ 10.403 bilhões, gerando uma receita em impostos de cerca de R$ 3.745 bilhões. Porque nunca se apresenta detalhes de como essa receita será distribuída entre as despesas do governo? Isso permitiria uma discussão mais objetiva sobre o orçamento.

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Adalberto, o que pretendia expor é como as despesas serão distribuídas no orçamento para 2023, entre as Despesas Obrigatórias, determinadas pela Constituição, as Despesas Prioritárias, definidas pelo atual governo através da Lei de Diretrizes Orçamentárias e as Despesas Discricionárias e portanto não prioritárias, do tipo Orçamento Secreto.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Orçamento. Se liga.

  22. Camila Arraes de Alencar Pimenta

    Eita, que análise superficial e desnecessária nesse momento!

    Responda
  23. Antônio João

    A folha faz alarmismo, apenas fundada em especulação, e intimidação a Lula, mesmo ainda sem ser governo, coisa que não teve coragem de fazer com bolsonaro, quando este na pandemia fez o pior contra a vida de milhares de pessoas.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Ainda não assumiu e o estrago está aí. Qua do assumir, então, que será de nós?

  24. josé SOARES

    Calhordice.O governo eleito nem começou e o jornal com artilharia pesada contra e em favor da especulação financeira.Fomento de golpe outra vez?

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Engano. Não se trata de especulação; não consegue ver o estrago?

  25. José Bernardo

    FSP, aos fatos. Seu candidato perdeu, e guedes não será reconduzido; a partir daí, alguma contribuição a dar, que não seja pontificar sobre a velha, surrada cartilha neoliberal?

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Se liga. Agora, só chorar.

  26. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Folha porta voz do mercado financeiro.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Se liga. A inocência dos brasileiros é a causa do nosso subdesenvolvimento.

  27. Marcos Gandelsman

    Folha de São Paulo, procure ajudar nesse inicio do novo governo ou pelo menos não atrapalhe. Esse nervosismo pontual do mercado aconteceu dezenas de vezes no tempo do bozo. Não prejudiquem um governo que ainda nem começou. Postura cidadã, Folha.

    Responda
  28. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Em vez de classificarmos os editoriais do mercado nesta folha como reação imediata aos sinais de elevação dos gastos públicos poderíamos dizer que tanto o mercado quanto o conselho editorial da folha padecem de ejaculação precoce ou síndrome do pânico. Talvez seja reflexo da inação do atual governo que já fechou as portas do palácio do planalto.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Coitado. Se liga.

  29. Marcelo Bittencourt

    Editorial alinhado com o monólogo da Faria Lima. Os financistas patrões da Folha. Nada de novo, a solução que eles têm para os problemas sociais é eliminar fisicamente o pobre, desde que mantendo um exército de reserva para trabalhar como “uberizados”. Não se fala em fazer m de isenções fiscais, em tributação de dividendos, em tributos sobre grandes fortunas… a única solução é espremer o orçamento ao máximo para dele extrair o máximo do rentismo. É muita falta de honestidade intelectual.

    Responda
  30. Paulo Winkaler Filho

    A festa vai começar, bolsa caindo, jurus subindo, dólar disparando, desemprego que está caindo, vai logo começar a subir, sintomas de que o Brasil, parece que não nasceu pra dar certo.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Tenho pena da Petrobrás. Todavia, espero comprar PETR4 a quatro reais.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Metade foi às urnas sem saber o que estava sendo decidido nessa eleição. O Brasil foi o último em educação entre 64 nações.

  31. Paulo Winkaler Filho

    A festa vai começar, bolsa caindo, jurus subindo, dólar disparando, desemprego que está caindo, vai logo começar a subir, sintomas de que o Brasil, parece que não nasceu pra dar certo.

    Responda
  32. eli moura

    para se ter uma referencia, alguém poderia passar os valores corrigidos de quanto malan bacha e os seus auxiliares colocaram nos bancos durante o plano real e quanto foi devolvido, por gentileza uma estimativa corrigida. Suponho que seria suficiente para mandar o bolsonaro e o guedes para céu. Aqueles economistas, monetaristas, tiveram a estabilização da moeda como objetivo. Agora os economistas de Lula tem como objetivo reduzir a miséria do pais. A folha não pensa, apenas c...a.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Aumentar a riqueza deles. Inocente.n

  33. Max Morel

    Militantes petistas e bolsonaristas, nada mais igual; a mesma obtusidade, o mesmo negacionismo, a mesma cegueira ideológica.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Os dois extremos da ferradura. Nada de novo.

  34. Dalton Matzenbacher Chicon

    Os comentários certificam a alternância das paixões. Arrefecem-se bababozos, incendeiam-se babalulas, mas continuam todos sendo tolos complementares.

    Responda
  35. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Se a previsão de que as medidas de Lula vão gerar mais lucros para rentistas fosse verdade, a Folha seria a favor. Folha desinforma.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ??? Quando atacava o governo, a turma do quanto pior melhor, aplaudia.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      À toda evidência que são verdade. Somente tolos e apaixonados não enxergam.

  36. Max Morel

    Militantes petistas e bolsonaristas, nada mais igual; a mesma obtusidade, o mesmo negacionismo, a mesma cegueira ideológica.

    Responda
  37. Bernardo Luiz

    Sou rentista e digo: 100% correto… já esperando NTN a juros real acima de 6%. O sujeito pede dinheiro emprestado e cospe no credor… muita gente confunde arrogância com heroísmo.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Não é confundir. Não tem condições assimilar os conceitos. Por isso, dá poder, exatamente para o algoz. Em suma, vota em quem vai lhe prejudicar.

  38. Marcos Capitão

    Editorial da Folha vale tanto quanto uma promessa do Bolsonaro. Ela já publicou ficha falsa de Dilma e chamou ditadura de ditabranda, emprestou seus veículos para a ditadura desaparecer com desafetos e apoiou acriticamente a farsa a jato, o golpe contra Dilma e a destruição nacional de Temer, Guedes e Bolsonaro.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ??? Que viagem! Pense, pense, pense.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quem dera fosse.

  39. José Bernardo

    O vexame aqui se tornou diário. Onde ao menos a imparcialidade como critério na defesa dos fundamentos econômicos em que a FSP acredita? O atual governo furou o teto de gastos em quase oitocentos bilhões e não me lembro de nenhum editorial indignado aqui. É vergo nhoso, não há outra palavra.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vergonhoso é negação aos fatos e paixão cega por algo literalmente inviável.

    2. José Bernardo

      Enquanto isso, proliferam atos e notas golpistas e nenhum editorial a respeito pelo jornal que sempre amarelou na defesa da democracia...

  40. Sonia Maria de Souza Martins

    E outras tantas coisas mais que deixei de escrever porque com certeza todos sabem.

    Responda
  41. Sonia Maria de Souza Martins

    E outras tantas coisas mais que deixei de escrever porque com certeza todos sabem.

    Responda
  42. Sonia Maria de Souza Martins

    Seja lá quem escreveu o artigo, deixe a ideologia para lá e vamos aos fatos. Se você tiver uma solução melhor apresente. Porque dessa maneira está se esquecendo da realidade social das Minorias. Quantas pessoas passando fome. Quantas pessoas morando na rua. Quantas pessoas na fila por uma cirurgia. Quantas pessoas na fila procurando emprego. Quantas crianças nas ruas. Quantas crianças sem escola. Quantos jovens sem a esperança de um futuro melhor. Acorda porque quem não ajuda, não atrapalha.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Realmente. Uma realidade cruel que vem de longas datas. Só promessas e engodos; até quando? Na Bahia, o Pt governa há dezesseis anos. Faz dó ver os pobres morando nas ruas e explorando crianças nas sinaleiras. É de partir corações. Até quando? Em educação somos os piores do Brasil. Nosso povo sequer consegue assimilar o que se passa no país. Até quando?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Escola de qualidade, instrução e capacitação. Demora e não há outra solução. A propósito, distribuir diplomas de graduação superior não tem o condão de capacitar as pessoas.

  43. Paulo Ruiz

    O que a Folha pensa: "Os pobres que se lasquem". Vamos agradar o Deus Mercado...

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A FSP pensa que a realidade não pode ser negada. É essa mania de se ater aos fatos. Os sonhos são muito mais agradáveis. Insensível a FSP.

  44. AILTON SOUZA

    Folha: demorou pra começar a sacanagem!

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Agora é sacanagem. Até 30 de outubro, a turma do quanto pior melhor, aplaudia. Aprender a pensar; pensar, pensar, pensar.

  45. Pedro Nóbrega

    Basta entrar no acervo e ler os editorais da Folha de S. Paulo de 20 anos e ver que o discurso alarmista é o mesmo. E no fim o Brasil cresceu e distribuiu renda nos anos seguintes. Sempre a mesma lorota neoliberal para garantir mais lucro às classes dominantes.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Cresceu quanto, e onde está a capacitação da população à geração de renda ?

  46. Andre Rypl

    Milagre médico. O terrível editorialista da Folha acordou depois de 4 anos em coma profundo. Os médicos dizem que isso ocorreu após ele ouvir a frase "ajudar os pobres".

    Responda
  47. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Folha, espetacular! Atitude surpresa por tender ao lulo/petismo com sua legião de redatores e leitores esquerdistas totalitários. Imagino que seja dificílimo realizar ponderações equilibradas em detrimento às forças que se opõe (enormes). Parece-me que está fazendo o dever de casa com responsabilidade entregando o mínimo da verdade antecipada, doa a quem doer... Ah, e proteja-se dos montros do pântano!

    Responda
  48. Andre Rypl

    Incrível como o editorialista da Folha decorou de um coma profundo após 4 anos. Os médicos dizem que isso ocorreu após o paciente ouvir a frase "ajudar os pobres".

    Responda
  49. Ricardo Montero Alvarez

    Esses editoriais farialimescos são ótimos, eu os uso pra forrar a gaiola dos passarinhos.

    Responda
  50. César A C Sanchez

    É, parece que a petezada está louca para assumir o lugar deixado pelo gado bolsoafetivo nas críticas à Imprensa que nos protegeu nesses últimos quatro anos enquanto o PT só sonhava com o Lula-lá...

    Responda
    1. josé SOARES

      Nesses quatro anos a Folha não nos protegeu , mas sim o STF e o TSE.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.