Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. HELENA KESSEL

    Muitos que criticam as ditaduras do Oriente Médio, cuja religião e países oprimem e suprimem direitos básicos dos homens, das mulheres, das crianças, de todos, odeiam ainda mais Israel quando o assunto é Israel x palestinos. Por coerência, deveriam defender a única democracia que tem lá e que dá plena liberdade para as pessoas serem quem são e serem o que quiserem.

    Responda
    1. HELENA KESSEL

      Maria, boa tarde. Olha, pelo que sei tá cheio de palestino querendo viver em Israel, onde há liberdade, oportunidades, emprego (tá cheio de árabe médico, por ex), vida normal. Mas não pretendo ficar discutindo, trazendo mil argumentos, tentar te convencer ou te corrigir porque nada vai te fazer mudar de ideia. Abs.

    2. Maria de Felipe Martinez

      Liberdade e democracia para os israelenses, sim, isso é verdade. Mas para os palestinos dos territórios ocupados, nada disso se aplica. Fica complicado ser uma democracia e ocupar e colonizar a terra de outro povo. Não se trata de ódio, mas de de coerência. Nada a ver com o Qatar, que merece todas as críticas e até um boicote pelos motivos já expostos, mas não por ocupar militarmente outras terras.

  2. Marcos Benassi

    Marina, caríssima, hoje confundi você com sua colega Renata, daqui da folha. Um excelente texto, esse, tudo defensável, de cabo a rabo. Eu pegaria mais pesado, nas não te tiro a razão: é um sonho, tem uma economia mundial em torno, é tarde, melhor ir lá e denunciar do que ficar só batendo de fora. Mas quem teve culhão de não ir, saiu mais bonito da história - e entrou melhor nela. Acontece.

    Responda
  3. JOEL APARECIDO PIMENTEL CORREA

    Concordo inteiramente com a articulista.

    Responda
  4. Gabriel Dias

    De fato essa Copa nem deveria existir. Falam muito da Rússia, mas ela (especialmente na forma da URSS) tem história e relevância para o futebol. Então dava para usar essa desculpa. O Catar é injustificável. Mas já que estão aí, tem que aproveitar e fazer barulho, denunciar, protestar. Será que o governo local terá coragem de prender/espancar/matar todos os turistas, jornalistas e atletas?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, Gabriel, esses caras são bons de dar um Fal. Eu, não arriscaria muito.