Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SOLANGE DE OLIVEIRA

    São Paulo escolheu um caminho tortuoso ao eleger tarcísio como governador. A educação irá de mal a pior.

    Responda
    1. helde bezera da silva

      De mal a pior está há muito tempo. Professor em SP trabalha quando quer. Tira uma licença atrás da outra. Greve é regra na educação paulista. Escolas estaduais e municipais são de péssima qualidade e os professores uns enganadores. Passou da hora de privatizar. Erro será ele realizar concurso público.

  2. Gilberto Costa

    Vão deixar São Paulo pior do que deixaram o Brasil. Vão privatizar tudo. Foram escolher um aventureiro, agora esperem o pior.ç÷ç÷

    Responda
  3. Juliana Horta Silva

    A escolha de paulistas reacionários vai permitir mais atraso e mais pobreza , SP na contramão da história , destruir a educação e o principal plano deles. É isso que dá votar com o fígado ,tiram Haddad ( o melhor ministro da educação que o Brasil já teve ) e colocam dois forasteiros a serviço do mercado da educação privada, parabéns!

    Responda
  4. LUCIANA SADDI MENNUCCI

    Já pensou como seria a alfabetização de crianças perifericas sem internet nem computador ? Logo mais o ensino a distância sem professores chega em São Paulo pelas mãos de dois ineptos que nada entendem do ofício. O novo governador e o futuro secretário da educação. O Estado mais rico da nação cairá ainda mais nos critérios de educação. Que pena!

    Responda
  5. daniel duarte

    Que absurdo , ;começou mau esse gov. Infelizmente já esperava por isso

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Nem começou e já se vê os danos. Educação e segurança já indicam o tamanho do problema. Falta destruir a saúde para completar a trinca.

  6. Daniel Barbosa

    O cara já defendeu extinção do MEC! Um primor de empresário das escolas! Aulas de televisão e escolas reacionárias militares, quando precisamos de inclusão, diversidade e qualidade. Sumpalo na contramão do mundo!

    Responda
  7. Daniel Barbosa

    Minigoverno de bolso em SP: viva a terceirização e a precarização da Educação paulista! E ainda tem q trazer o cara do Paraná porque não tem paulista competente. Parabéns, paulistas!

    Responda
  8. João Pedro Sousa

    Pelos comentários dos colegas leitores já dá pra ver que o cara é péssimo. Estamos lascados. Culpa do Interior de SP cego. Iremos todos sofrer, principalmente, os professores.

    Responda
  9. Francisco Barbosa

    acabou com o ensino público paranaense, nas últimas medidas busca privatizar escolas, parabéns paulistas!

    Responda
  10. Luiz Marcelo de Paula

    E pensar que tantos professore votaram em Tarcísio e no Bozo. Uma categoria com um sindicato enorme, porém, ineficaz devido professores que passaram a vida reclamando ao invés de militares pela educação. A consequência veio aos poucos, primeiro com a categoria dividida em sopa de letras com subtração de direitos, agora com a pá de cal. Faz arminha ou faz o L, tanto faz, para quem nunca militou pela categoria.

    Responda
  11. Felipe Macedo

    Dessa vez os paulistas vão sentir na pele o preço por votar em qualquer oportunista só pra não votar no PT. Aguardem pra ver o que a Universal e os bolsonaristas farão com o estado de SP. Vai sobrar nada!

    Responda
    1. ana giordani

      Feder vai sucatear e privatizar o ensino em São Paulo como tem feito no Paraná. O preço será alto.

  12. Mara Passos

    Mais um "estrangeiro"... Como se a USP, UNESP, UNICAMP, UNIFESP, São Carlos e particulares como PUC e GV não produzissem às dúzias profissionais que são super-qualificados para o cargo. Escrevam: A universal e os bolsonarentos vão destruir o Estado de São Paulo.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Bem…. Feder é paulista formado também na USP. O bixiguento só tá repatriando o traste. O Paraná agradece.

  13. Rodrigo Gerolin Santana

    Qual a novidade? Isto se chama feedback negativo. Ferrar a educação pra formar mais analfabetos funcionais/completos, pra eleger mais gente como o Tarcísio pra ferrar mais a educação pra formar mais analfas pra...

    Responda
  14. Leonilda Pereira Simoes

    A população de SP não deve nada à de SC e RS, ainda mais agora, vai ter um secretário de educação que pensa em privatizar a educação. Gênio. Não imagina que nas periferias as pessoas não têm computador, não viu telejornais, nada. Ele e Tarcísio acham que o estado tem banda larga de última geração em todas as casas nas periferias, no interior etc. Conhecem SP como conhecem o bairro onde vão morar. SQN. As crianças e adolescentes pobres relegados a décimo plano. Votar muito errado dá nisso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pode ter havido mudanças, Leonilda, mas não havia banda larga nem em inúmeras escolas de cidade grande, como Campinas, ou médias, como Sumaré. Interior rico, não é fimdemundistão. Penei pra fazer um trabalho em algumas delas, tive que levar conexões móveis, maior trampo, dinheiro e complicação técnica. Doismiledezesseis, portanto posso estar enganado no momento. Mas era trash.

  15. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Depois dessa preparem-se: Ricardo passando a boiada Sales será novamente secretário da destruição do meio ambiente. A paulistada jeca merece.

    Responda
  16. Danilo José Martins

    Excelente, vai privatizar água, educação e o ar. Parabéns aos que votaram neste governador, vai ter que pagar a merenda do filho na escola

    Responda
    1. Gisele Santos Batista

      Deixa de inhaca e mau agouro, senhor Danilo.

  17. Julio Shiogi Honjo

    Consta que ele é defensor da privatização do ensino básico. Só para citar alguns paises, na Noruega, Dinamarca e Japão a educação até o nível superior é exclusivamente pública, isto é inexistem instituições privadas nesse segmento. Devem ter uma população de desfavorecidos que imprescindem desse dever social do Estado. Como no Brasil não há pobres mas só abastados...

    Responda
  18. LUCIANO LAZARO

    Excelente escolha: São Paulo em breve estará cheia de escola cívico-militares com milhares de soldadinhos bolsonazistas fazendo a saudação "Sieg Heil" diante da bandeira dainte da bandeira verde amarela, porque nem a bandeira preta, branca e vermelha do estado será mais hasteada uma vez que lembra as cores do Timão cuja torcida é especializada em defenestrar bolsonazistas. Pergunta: por quê não escolheram logo para o cargo o pastor Milton Ribeiro que estava logo ali em Santos ?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, eu adoro esse Galvão. Lamentável que seja a sério, mas tem sua graça.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Confundir juramento à bandeira com saudação nazista mostra uma mescla perigosa de ausência de patriotismo com ignorância seletiva.

  19. ALBERTO MISSRIE

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. Ana Bilek

    Professora do Paraná aqui: Não sei se comemoro pelo pr ou fico triste pela educação de SP. Feder conseguiu manipular os números aqui, quem olha de fora pensa que a educação melhorou, mas regredimos muito nestes 4 anos. Qualitativamente falando, foram só perdas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Contei hoje pra minha irmã, profa da UEL: ela ficou toda feliz de se livrar do traste, mas deplorou o batráquio que engoliremos. Faz parte de jogo de perder o jogo...

  21. Rodrigo Henrique

    E pensar que perdemos uma chance de ouro em melhorar a educação paulista com o Haddad. O antipetismo raivoso dos paulistas ainda vai nos custar muito caro.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Mas dessa vez os antipetistas paulistas vão sentir na pele ! Ah, se vão! Não existe amor em SP

    2. Gisele Santos Batista

      Vai nos custar caro aguentar os próximos quatro anos neste seu Brasil petista.

  22. Julio Shiogi Honjo

    Dono da Multilaser? Se a qualidade do ensino por ele proposto for igual à dos produtos de sua empresa, coitado dos alunos!

    Responda
  23. ALMIR MESSIAS PINA

    Essa foi a maior realização do tal Feder. Deixar a Educação do PR. Playboy negocista.

    Responda
  24. Claudio Gustavo Orono

    Agora e o fim da educação em sp. Em vez de chamar um professor. Chama a o dono da Microlins quantos contratos?

    Responda
  25. jose celso righi righi

    Será que São Paulo merece isso? O cara venceu democraticamente, não vamos fechar as estradas e nem orar e chorar nos muros dos quartéis.

    Responda
  26. Marcelo Rod

    É o rei da licitaçao suspeita. Privatizou todos os serviços da secretaria da educaçao no PR. Priorizou contratos de prestaçao de serviços com universidades particulares, sem usar os mesmos serviços das estaduais. Pq sera? É o rei da licitaçao, tendo como chefe o gestor de construçao de ponte de madeira. Ta otimo. Milico tarcisio nao vai me governar um dia...Vou cumprir!!

    Responda
  27. FLAVIO CALICHMAN

    Esse cara acha que gestão pública é caridade, é passatempo de milionário garoto-prodígio entediado. Espero muito estar errado quanto à má impressão que esse boyzinho me deixou.

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Infelizmente, você não está errado. Ele é péssimo!!! Destruiu a educação do PR, a despeito dos índices fake do IDEB. Estou muito feliz por estarmos nos livrando dele.

  28. Alvaro Almeida

    Coitado dos pais pobres do Estado de São Paulo. Caminho aberto pra privatização do ensino público com essa nomeação.

    Responda
  29. Helio Souza Reis

    Imagine como o seu patrono, que perdeu a reeleição, tratou a Educação no País. Teve 4 ministros da educação, um pior do que o outro. Como que o Estado mais populoso e desenvolvido do País elegeu este governador? Na Secretaria da Educação vai repetir o que o Capitão fez no Ministério da Educação. Os professores e alunos do Ensino público do Estado não merecem isso!

    Responda
  30. Helio Souza Reis

    Imagine como o seu patrono, que perdeu a reeleição, tratou a Educação no País. Teve 4 ministros da educação, um pior do que o outro. Como que o Estado mais populoso e desenvolvido do País elegeu este governador? Na Secretaria da Educação vai repetir o que o Capitão fez no Ministério da Educação. Os professores e alunos do Ensino público do Estado não merecem isso!

    Responda
  31. Marcelo Afonso Oliveira

    Educação Pública de São Paulo… RIP

    Responda
  32. Victor Giaretta Rubira

    Q Deus perdoe quem elegeu Tarcísio, eu tenho é asco

    Responda
  33. José Antônio

    O Universalistão está importando de tudo.

    Responda
  34. Edmilson Barcellos da Rocha

    “As políticas adotadas por Feder no Paraná estão alinhadas a interesses de fundações e empresários da área.” Com essas credenciais, esse senhor não poderá oferecer nada de bom para a Educação Pública de qualidade para todos!

    Responda
  35. Domingos Sávio Oliveira

    Sorte do Paraná que se livrou desse desastre ! Pobre do Estado de São Paulo

    Responda
  36. Fabiano da Rocha Ciambra

    O cara não sabe nada e escreve um livro. Começa a trabalhar como secretário de Estado e aprende um pouco, aí percebe que escreveu besteira. Quando teremos um secretário da Educação professor de carreira, diretor de escola, supervisor de ensino, aprovado em concurso...

    Responda
  37. Domingos Sávio Oliveira

    Rapaz o único currículo do cara é ser empresário! Podre do Estado de São Paulo ! Um incompetente para comandar uma das pastas estratégica em qualquer governo de verdade que tenha visão de futuro. A escolha demonstra apenas a visão atrasada e a falta de compromisso do novo governo com a educação

    Responda
  38. Cristiano Braune Wiik

    TOMA SÃO PAULO. É SÓ O COMEÇO.

    Responda
  39. Marcos Benassi

    Jesus Amado, agora a coisa Feder de vez em SP, ao menos no ensino superior: as universidades estaduais no Paraná sofreram um bombardeio incessante nos últimos anos. O que ouço de professores da Estadual de Londrina, mesmo daqueles Bozôs, é de arrepiar. Enfim, pelo menos não têm o Bozo no trono. Mas sp que se cuide, Abrolhos!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Desculpaê, Gisele, mas o Bozo promoveu um infarto no meu miocárdio: o pedaço que continha empatia pelo sofrimento psicológico de Bozofrênico, gangrenou. Agora é a vez de vocês ficarem de saco cheio. Ah, petismo bolivarianista é delírio, haldol duas vezes ao dia ajuda.

    2. Gisele Santos Batista

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Robson Simões

      Dá-lhe Marcos ... Já começou o sofrimento dos paulistas. Serão quatro longos anos nas mãos desses bozolóides .

  40. Wagner Barreto

    Bom, o Tarcísio nunca escondeu quem era. A educação pública de SP é péssima, pelo histórico do rapaz, não deve melhorar, pelo contrário, deve piorar muito. Isso é democracia.

    Responda
  41. CAMILO DE MELLO

    Um total desconhecido num desgoverno despreparado.. São Paulo se arrependerá rapidinho...

    Responda
  42. Cristina Dias

    A expertise dele na área da Educação é ser dono de uma empresa que importa e revende bugigangas da China (Multilaser). Ou seja, nenhuma.

    Responda
  43. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O Tarcísio não conhece ninguém em SP para o cargo. Quando esse governo começar a conhecer SP, terá acabado.

    Responda
  44. Elias Estevam da Ribeiro

    Que vai feder a gente já sabe, precisamos saber se não vai dar m.

    Responda
    1. Elias Estevam da Ribeiro

      Alguém viu petista raivoso por aí. Nenhum, todos em festa. Agora, bolsominios, chorando na chuva. Forças armadas, salvem o Brasil. Quanta gente sem noção. Meu Deus.

    2. Gisele Santos Batista

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  45. Cristina Dias

    Vouchers, teleaula e escolas cívico-militares. Não defende nada que presta para a área.

    Responda
  46. RENAN OLIVEIRA DE ARAUJO

    Parabéns a todos os paulistas envolvidos. Já não basta o trabalho feito com tanto esmero pelos tucanos em sucatear a Educação paulista por dentro há três décadas, onde o aluno sai do terceiro ano analfabeto funcional direto para subempregos mal remunerados ou para trabalhos por aplicativos sem direitos trabalhistas dignos, agora o carioca Tarcísio vai lacrar a "tampa do caixão" educacional de vez com um "liberalzinho" que não absolutamente nada sobre a real situação da Educação paulista.

    Responda
  47. Zizi Paul

    Infelizmente não é nenhuma surpresa,é só ver como o presidente dele tratou a educação.

    Responda
  48. Paulo Kubiaki

    Vai tarde, foi o pior secretário de educação que o Paraná já teve, privatizou os serviços essenciais nas escolas, retirou vários direitos dos professores, afastou os pobres daeducação com a evasão escolar, colocou uma televisão em sala para os alunos do curso técnico para substituir os professores, além de encher os cofres das "fundações educacionais" com acordos escusos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Putz, não havia pensado nisso, pro Paraná será, se der sorte, um negocião, se livra do estrupício. Nóis, em sp, Nosfú, mas a educação paranaense tem uma chance de arrumar alguém melhor.

  49. Zizi Paul

    Infelizmente não é nenhuma surpresa,é só ver como o presidente dele tratou a educação.

    Responda
  50. José Vaidergorn

    O Freitas já está começando mal... A educação paulista não é mercadoria para ser empenhada aos empresários que veem a educação exclusivamente como negócio lucrativo.

    Responda