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  1. Geraldo Junior

    Podiamo proibir brancos de ter acesso as universidades, empregos e até se reproduzir!

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  2. Thiago dos Santos Molina

    Os autores do texto tem 20 anos de pesquisa nas costas. A melhor forma de criticá-los é conhecer o que eles estão falando a partir de dados da realidade antes de opinar com qquer ideia que estava estocado no armário dos pré-conceitos. Os gráficos publicados têm várias referências para quem, de fato, quer entender a transformação que as cotas estão proporcionando. Deem um google nos autores e tenham um ótimo 20/11 aprendendo com quem manja do assunto. "Faremos Palmares de novo!"

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  3. André Jalles Monteiro

    A forma atual da lei das cotas reduz o ingresso de mulheres no ensino superior. Faltou essa análise! Para tanto basta verificar a evolução do número de ingressantes até o presente ano, por sexo. Esse problema pode ser resolvido por modelagem e normalização das notas.

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  4. Vanderlei Nogueira

    A política de cotas e a ditadura racial brasileira são a mesma coisa

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    1. Marcos Benassi

      Não é consideração a se desprezar, Vanderlei. Ocorre que a ditadura racial tá aí há centenas de anos; as cotas, há 2O. Falta um cadim, né? Um dia após o outro.

    2. Thiago dos Santos Molina

      Tem certeza que vc leu o texto e os gráficos? Já pensou em procurar algumas das referências abaixo dos gráficos e lê-las? Os autores do texto tem mais de 20 anos de pesquisa nas costas. A melhor forma de criticá-los é conhecer o que eles estão falando a partir de dados da realidade antes de opinar com qquer ideia que estava estocado no armário dos pré-conceitos.

  5. Felipe Araújo Braga

    Uma pessoa, branca ou negra, que tenha feito o ensino fundamental e médio em um colégio privado mais barato, de bairro, e de alguma cidade do interior - que não é em nada um exemplo raro - jamais terá alguma chance sob esse sistema: para essa pessoa restará uma Unip ou Uninove apenas? Pois também não tem renda para uma PUC ou semelhante. Diante disso, o ensino público superior decairá, é questão de tempo, com um presidente de esquerda eleito ou não, vide o Congresso eleito.

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    1. Felipe Araújo Braga

      Marcos, o que você não atentou é que esse aluno - "semelhante ao de escola pública em muitos aspectos" - é o mais prejudicado devido tais políticas, consegue entender?

    2. Marcos Benassi

      Diante disso...? A única coisa m decorrência dessa premissa é que esse aluno de escola privada maiomêno e semelhante ao de escola pública numa série de aspectos. O trabalho mostra justamente que a instituição e o nível de desempenho*não decaíram* com os cotistas.

    3. Thiago dos Santos Molina

      Tem certeza que vc leu o texto e os gráficos? Já pensou em procurar algumas das referências abaixo dos gráficos e lê-las? Os autores do texto tem mais de 20 anos de pesquisa nas costas. A melhor forma de criticá-los é conhecer o que eles estão falando a partir de dados da realidade antes de opinar com qquer ideia que estava estocado no armário dos pré-conceitos. Inclusive uma das recomendações é criar saídas para a participação de pardos e negros que não estão matriculados na escola pública.

  6. José Filho

    O Brasil é um país atavicamente racista. Ser negro neste país significa acordar cedo, trabalhar e estudar muito, e nunca esperar alguma coisa de mão beijada. Essa coisa de dia da consciência negra, assim como outras neste país, é apenas uma maneira de acomodar as tenções. Quanto mais muda, mais igual fica. Enfim, mais do mesmo.

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    1. José Filho

      * tensões.

  7. Marcos Benassi

    Senhor@s, é um alento ver que funcionou, mas ainda mais alentadora é a perspectiva de avaliar esse funcionamento com base em estudos metodologicamente rigorosos, disseminados publicamente, expostos ao escrutínio, prontos a serem discutidos. Chega de gerir esse país na base de achismo e de conclusões epidérmicas. Passei mais de década produzindo "elearning" pra clientes corporativos; apenas *um* incluiu uma avaliação tão rigorosa quanto seu desenvolvimento, para análise e ajustes. Chega de achism

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    1. Felipe Araújo Braga

      Respondendo ao seu comentário no meu post: sim, "esse aluno de escola privada mais ou menos é semelhante ao de 'escola pública' em muitos aspectos". Isso significa que, esses alunos, de escola privada, serão os mais prejudicados, pois não conseguem mais entrar nas universidades públicas devido às políticas de cotas cada vez mais agressivas e também não têm dinheiro para pagar uma universidade privada de qualidade