Ana Cristina Rosa > Tornar-se negro é libertador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O que significam os racismos estrutural, institucional e sistêmico? MAM
"Sempre me surpreendo quando uma pessoa negra afirma que nunca sofreu preconceito..." Quantos foram? Qual o nome da última e em que empresa ela trabalha? MAM
O que significa "instituição hierarquizada comandada por brancos"? Aliás, a Rosa já fez a revisão critica daquele artigo chamado 'Escravidão' de Laurentino Gomes supera clichês sobre Ãfrica, dizem pesquisadores " veiculado em 16 de julho de 2021? MAM
As colunistas negras da Folha, entre elas a maravilhosa Djamila Ribeiro que chega a ser chata, precisam parar de mimimi e só ficar chorando sobre a cor de suas peles. Minha famÃlia é grande, onze irmãos, onde temos sobrinhos franceses, nisseis, ruivos e negros. Para minha satisfação, que sou branco com toda orgulho, tenho uma sobrinha negra que está cursando medicina. Minha conclusão, ir a luta e deixar os complexos para trás. Negro é o que quiser ser, ainda mais no nosso querido Brasil.
Mimimi dá dinheiro, poder, visibilidade e sexo. E a Folha adora. MAM
Marcos, obrigado por responder meu comentário, mas expus a realidade. Hoje, principalmente na área de educação todos tem as mesmas perspectivas. Até ouso dizer que negros tem até mais chances levando em conta as cotas raciais. Todos tem que ir à luta e parar de chorar.
Ôôô, meu caro, que sorte. Na absoluta maioria dos casos, nem a famÃlia é tão variada, nem tão tolerante, nem consegue oferecer tamanho incentivo aos seus. Se for uma famÃlia toda preta, inda por cima lutará com a ausência de condições materiais, nuns noventa% dos casos. É algo muito feliz que sua sobrinha tenha a vida e as perspectivas que tem, é total exceção.
Ana, carÃssima, foi o Chico César que cantou "deve ser legal ser Nnneegão no Senegal", não foi? Poi Zé, num lugar em que é normal, bacana, que não dá nada ser preto. O mais perto da Ãfrica que cheguei foi Salvador, e não foi tão confortável ser diferente, branquelo - óbvio, não fui convidado pela elite branca. Mas me trataram muitÃssimo bem, ninguém devolveu o ranço histórico. O Miles Davis era furioso na sua pretitude, dá pra negar tal direito? Quem engole sapo uma vida, vai cuspir diamantes?
Não, mas pelo menos poderia parar de mentir... MAM
Ana Cristina Rosa, parabéns por seu artigo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ana Cristina Rosa > Tornar-se negro é libertador Voltar
Comente este texto