-
CRAIG DOWNIE DUNBAR
O conceito de cordialidade não significa gostar de relações sociais amistosas, e sim, é da raiz latina cordalis do coração, assim signicando desequilíbrio cognitivo de excessivo emocionalidade é escasso racionalidade. Portanto, Bolsonaro quer incentivar a cordialidade precisamente para destruir as relações amistosas. Ele encontrou solo já fértil pelo alto teor de misticismo propagado e implantado pela religião.
-
Jaime Souza
Pelo amor de Zeus, quantas vezes é preciso dizer o óbvio? As pessoas foram preparadas para isso por décadas dentro das igrejas evangélicas, onde escutam 3 vezes por semana que os não-evangélicos são perigosos e inimigos de deus! Tudo parece "inexplicável" e "repentino" para quem sempre viveu num casulo de privilégios. Quem nasceu pobre, como eu, viu o ovo da serpente sendo chocado segundo a segundo. Não é por estudar grego koiné faz 10 anos: é por conhecer bem o fascismo assassino da teologia!
-
Danilo José Martins
Excelente artigo!
-
Paulo Silva Barbosa
Lembrando que o fanatismo, o extremismo , o radicalismo , matam e muitas vezes por motivos fúteis . Vidas humanas sendo subestimadas por motivos partidários e ideológicos.
-
Paloma Fonseca
O melhor ditado que conheço é "gato escaldado tem medo de água fria", ou seja, a experiência histórica me diz que determinados regimes políticos, valores e instituições não se adequaram ao que queremos como humanos ou nação. Diante da insatisfação de um grupo, a democracia tem servido como uma barreira de contenção contra abusos ou gente mais virulenta. O que me pergunto é: esse mundo binário (fascista/comunista; genocida/corrupto) agrega alguma coisa em nossa compreensão dos fatos?
-
roberto oliveira melo filho
Acho que as questões colocadas são bem mais complexas. As causas determinantes ainda situam os indivíduos que compõem a massa (W. Reich), como "vítimas'' de diferentes processos discursivos, manipuladores de corações e mentes, em alguma medida. Resta saber, com alguma precisão, em que exata medida? Tudo isso não surgiu agora, era o "ovo da serpente" sendo lentamente chocado, há décadas. Os eventos dos últimos quatro anos aceleraram a temperatura, e o fascismo explodiu, em todas as direções...
-
eli moura
ontem apareceu na mídia uma dona pelada na frente de um caminhão, talvez seja por aí, os véios todos tirarem as roupas com a seguinte condição ou anulam a eleiçao ou eles não se vestem e a visão dos infernos dos véios pelados marchando na frente do quartel vai continuar. Eles podem pedir as próteses penianas emprestadas dos militares, pintar de verde e amarelo e levantarem com as mãos saudando o imbrochável.
-
Marcos Benassi
Hahahahahaha! Meu caro, agradeço pela franca gargalhada. De aparecer em comercial de mastercard - que, obviamente, não consegue pagar pelo impagável da coisa. Hahahahaha!
-
-
Marcos Benassi
É, seu Joel, psicanalista, quando é bom mêmo, é um bagúio implacável. Seus dois últimos parágrafos foram avassaladores: a dupli-mensagem (a lembrança do Orwell não é à toa) e a negação do ato - com a concomitante desumanização do alvo, explorada por Bandura e muitíssimos colegas - quebrou a espinha da racionalidade e da sociabilidade brazucas. A gente, enquanto povo, sifú. Reconstruir o Estado será pppiinto, perto da reforma relacional.
-
Bia Martins
Oi Marcos, legal te conhecer "ao vivo" hoje. Fiquei na dúvida se era o mesmo nome, mas agora confirmei. Seus comentários são ótimos, sempre cheios de humor e verve. Bom conhecer o semblante por trás dessas tiradas que agora ficarão mais vívidas rsrs Um abraço
-
Marcos Benassi
[Em artigo de psicanalista, ô phôia, não se pode sençurar a palavra pppiinto, pega muito mal. Claro que não é "ato falho" do script sençurotrônico, ele é *todo falho*. Mas é muito redutor imaginar que qualquer menção ao filhote da galinha o seja, igualmente, ao falo, à jeba, ao Baralho, por assim dizer. Ceis passam vergonha, mizifios. Ou, pelo contrário, Festinger tava certo: se eu nem olho pro que faço, nada aconteceu. Então, tá. Fikadika do Seu Birman: saudável, não é.]
-
-
Elias Estevam da Ribeiro
A grande mídia criou o herói Sérgio Moro, promoveu o impeachment da Dilma, prendeu Lula e criou o monstro Bolsonaro. Com a sede de tirar o PT do governo, se uniram ao que tem de pior na política, o fascismo. O pior ainda está por vir, as famílias e amizades foram desfeitas, o que será que restará para esta nação? Obrigado grande mídia.
-
Miguel Gossn
Perfeito o seu comentário. O endeusamento desse juiz, a derrubada da Dilma (que poderia, sim, ser criticada e cobrada como qualquer outro governante, desde que houvesse fundamentos e dentro dos limites legais), a prisão de Lula e a demonização do PT nos levaram a esse poço sem fundo. Aproveitemos para agradecer também a muitas denominações cristãs, principalmente as neopentecostais, por todo esse lamaçal tóxico.
-
-
Ayer Campos
O autor poderia ter explicado o que entende por 'cordialidade brasileira', pois a versão 'à Sergio Buarque' não se conjumina com a asserção do parágrafo final, isto é, não fica claro como o princípio nazista de Schmitt dissiparia a cordialidade (a não ser que esta seja tomada pela acepção vulgar de amabilidade e afabilidade).
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.