-
Marcelo Magalhães
E o Ben Bernanke? Estava errado? Ganhou o Nobel por colocar dinheiro em circulação e não causar inflação. Porque ninguém comenta?
-
Marcos Benassi
Bom, no meu caso, é por ignorância da matéria. Mas os zeconomista deveriam saber, lembrar e tomar em conta, realmente. Às vezes, Marcelo, essa sapiência de um bernanke é excessiva pra nóis terceiromundista, acaba que Fed. (Se bem que óia o Feder sendo escolhido pra sp: fedeu! Nem vi repercussão, mas o "mercado" capaz de ter gostado)
-
-
MANUEL RIBEIRO FILHO
A Folha censurou-me. Outras palavras Digo que é absurdo uma PEC do teto de gastos para o próximo governo ser votada pelo atual Congresso, tendo outro já eleito. O Ministro pouco importa, demissível ad nutum. PEC no meio de uma Copa. Acorda!
-
MANUEL RIBEIRO FILHO
A definição do teto de gastos a partir de 2023 é uma competência do Congresso eleito. LULA negocia com o atual Congresso cujo poder já esvaziou e isto é um perigo. Não há compromissos. PEC de teto de gastos ou âncora fiscal votada no último mês da legislatura é assunto para o Congresso eleito. Dispor em contrário é um golpe no legislativo e não importa quem seja o Ministro. Será sempre demissível ad nutum. A boiada vai passar!
-
jose carlos toledo junior
Perfeito. O problema fiscal deve ser resolvido a longo prazo com um plano claro de contenção de gastos a medida que o crescimento econômico nos permita reduzir investimentos estatais e nunca pode ser um fim por si só como política macroeconômica. Isso é só dogmatismo infantil de múltiplas dimensões. O problema é que não é só gastar, tem que fazer reformas ou re reformas para tornar a economia distributiva. Até agora não sabemos nada além da pec.
-
Marcos Benassi
Ôôô, seu Benito, um excelente exemplo de tecnocratismo esclarecido, sem piada: conquanto me pareça excessivamente racional pra acomodar a loucura mercadista-Bozolóide - parte substancial desse mercado quer simplesmente ganhar com apostas, no sobe-desce, creio - dá boas chaves pra encontrar alguma saída digna. Não quer dizer que a dignidade se resuma a jogar o jogo dentro das regras (socialmente injustas) propostas, claro: pode-se perfeitamente passar uma digníssima rasteira, caso haja a ginga.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.