Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Silvana Wen Shih Lin

    Copa do Mundo é energia, união dos povos, emoção. Só pena que está acontecendo num país tão restritivo! Homofobia é repugnante!

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    vinte e dois marmanjos correndo atrás de uma bola . Se dessem uma para cada um não haveria tanta violência .

    Responda
  3. Aparecida Alves

    Nem um.

    Responda
  4. Arthur Bagatini

    Não significa nada. Se um canal estiver transmitindo uma partida do Brasil ou de qualquer outra seleção e outro canal estiver transmitindo uma corrida de caramujos, prefiro assistir a corrida de caramujos, além do mais o barulho dos rojões são muito prejudiciais aos animais. Deveria ser proibido a venda, em todo território nacional,de todos os tipos de fogos que fazem barulho.

    Responda
  5. Marcelo Innecco

    É um programa infantil com expansão e potencial para abarcar um público semelhante aos das corridas de automóveis internacionais e às olimpíadas. Faz recordar a importância do desenvolvimento esportivo para a qualidade de vida. É extremamente importante para fazer-se reconhecer outra cultura, como a do país Sede e a maneira com que cada país lida com seu semelhante, traçando um reflexo que pode se desdobrar dentro de cada país e suas diversas formas de pensar. É rápida e adultos também apreciam.

    Responda
  6. Lourenço Faria Costa

    Hoje, para esta copa, o significado é de total desinteresse. Desinteresse pela associação de alguns jogadores ao bolsonarismo (fascismo tupiniquim), ao sequestro da camisa da seleção pelos bolsomínions e por ser sediada em uma ditadura teocrática.

    Responda
  7. Rodrigo Caldas

    Perda de tempo ao ver um bando de milionários batendo uma pelada VIP.

    Responda
  8. marcos andrade moraes

    UAu, quanto falaram do futebol que estamos assistimos? E quantos enfiaram a política no meio? Lembrei do Gil: genteestupida;gentehipocrita... MAM

    Responda
  9. Yuri Nas

    A cada copa do mundo me distancio progressivamente do evento, valorizo o fato de não cumprir a carga horária laboral, ainda paro em frente para assistir ao jogo (somente) e em seguida é vida que segue... até o presente momento só sei o primeiro país que enfrentará o Brasil. Essa copia piorou, ainda, o fato do sequestro das cores e símbolos nacionais por um movimento político, assim sendo, estarei com um certo asco de comemorar.

    Responda
  10. marcos andrade moraes

    Sonífero...Sinceramente, tenho pena da bola... Imagine sexta-feira! Catar x Senegal... MAM

    Responda
    1. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

      O dr. Professor aí tá com tempo pra corrigir e criticar cinicamente comentários dos leitores. Parabéns dr. sabe tudo

  11. Geraldo Filho

    Meio que ópio do povo, já fui torcedor, mas dado a falta de seriedade de dirigentes e profissionalismo de jogadores, e principalmente alguns péssimos exemplos, abandonei esse hábito a muito tempo, graças a zeus.

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      Só não aprendeu o verbo haver... MAM

  12. Carlos Magnabosco

    O encanto (o meu) foi quebrado em 1982. Era fácil gostar - e admirar - Falcão, Sócrates e Zico. Difícil abstrair e simpatizar com “Kaká-IURD”, “Robinho-CondenadoPorEstupro” e “Neymar-Bozo”.

    Responda
  13. Tersio Gorrasi

    Ópio do povo, como se costuma dizer. Assim como agora também na política nada se tem a ganhar com isso, a não ser os próprios protagonistas dos jogos

    Responda
  14. Maria José de Carvalho

    Nenhum! Depois de Neymar, C B F e seus negócios, além dos 7 X 1. Tô fora.

    Responda
  15. Maria José de Carvalho

    Nenhum

    Responda
  16. Maria José de Carvalho

    Nenhum! Depois do "comércio": Neymar, CBF e companhia e dos 7 X 1... Tô fora!

    Responda
  17. Neli de Faria

    Nenhum! Minha pátria no futebol se chama Santos, a seleção da cbf não me representa.

    Responda
  18. Vicente de Oliveira Sampaio

    Não significa nada. Vou trabalhar normalmente e torcer contra a seleção. 5x0 pra Sérvia.

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      Então, vc mente. Significa algum delírio. Daí torcer contra. Se não tivesse significado vc não saberia qual seria o jogo, nem sequer torceria a favor. Imagine contra. MAM

  19. Antonio Costa

    FIFA e CBF , dois estelionatários

    Responda
  20. luiz bazilio

    Que copa?

    Responda
  21. Olavo Cardoso Jr

    A esquerda sempre torceu contra o Brasil. Futebol não seria exceção.

    Responda
    1. Eliana Kling

      Tá de brincadeira né olavinho.

    2. Eliana Kling

      Tá de brincadeira né Flavinho.

  22. Amyr Dantas

    Qual o problema de o país do futebol poder sorrir e torcer pelo sucesso? Qual o problema de ter alegrias? Que venha a vitória de nosso time. Não se trata de pão e circo quando o palco custou um trilhão de reais...

    Responda
  23. Renata Lima

    Como disse alguém nos comentários, virou uma seleção de jogadores que darão mais mídia. Fakelândia total. A única diversão é encontrar os amigos pra bater papo, sendo que quase ng realmente assiste aos jogos ou vibra.

    Responda
  24. eli moura

    Um evento mundial, mexe com quem olha fora da caixa. Falta uma camisa da seleção, sem o símbolo da corrupta CBF escrita nas costas vá tomar caju bolsonaro.

    Responda
  25. christina amaral lopes

    Nenhum, só atrapalha a vida de quem precisa trabalhar

    Responda
  26. João Batista de Junior

    Nenhum

    Responda
  27. Claudyr Montagnolli

    Saudades do passado , essa sinceramente , pra mim está sendo indiferente , ainda mais a idiotice do Neymar , se declarando Bozolóide , um cara milionário , sequer deve ter um mínimo de consciência política , nunca deve ter se interado da história do Brasil , da podridão de 1964 , enfim apenas mais um gado abilolado!!!!

    Responda
  28. Denize Barbosa Lial

    Significado ZERO. Até isso destruíram em mim. Na verdade, a Copa do Mundo pra mim, acabou em 1982. Mas ainda havia amor ao esporte do futebol. Hoje não mais e por vários motivos, absurdos inclusive.

    Responda
  29. Galdino Formiga

    Saudade do passado e tristeza do presente.

    Responda
  30. Risolete Celi Wor

    Nenhum. Tem coisas muito mais interessantes para pensar e curtir.

    Responda
  31. Carlos Oliveira

    A Copa é extremamente importante para a FIFA, os cartolas, para jogadores que ganham alguns milhões de euros por mês. Poriso, mesmo num país homofóbico, misógeno, que explora crianças de países pobres em um esporte que maltrata animais como a corrida de camelos, ela continua na mídia mundial. É dinheiro fazendo mais dinheiro. A mim me importa que democracia, que eleitos tomem posse e que o Jair vá logo, e leve a catrefa verde-oliva junto. Prá voltarmos a ser feliz.

    Responda
  32. Edison Gonçalves

    Na Copa da democracia ameaçada o Brasil está sofrendo. Essa é a que importa. É nessa que precisamos de craques. Temos Alexandre jogando um bolão mas o adversário faz jogo sujo . Se pensam que ganharão no grito se enganam.

    Responda
  33. Roberto d Avila

    É um evento que conversa muito com o sentimento infantil. Algumas pessoas preservam esse sentimento e ainda torcem, se emocionam. Infelizmente, não é o meu caso.

    Responda
  34. luiz felipe lopes de britto

    Nenhum!

    Responda
  35. João Baptista Jacobs Jacobs

    Falar de copa do mundo nesse momento de vandalismos pelo Brasil através de agentes da extrema direita e que sabemos estar sendo tais atos patrocinados pelo Jair Messias Bolsonaro e o seu Clã é no mínimo surreal. É anarquia. É promover a alienação. É a indiferença ao valor é promover o vício.

    Responda
  36. Marcelo Faria

    Bozomar voltar pra casa sem a taça. Aí terá feito sentido a Copa.

    Responda
  37. mizael dias

    Indiferente.

    Responda
  38. Fabiana Passos de Melo

    Criança, chorei na Copa de 1982. Àquela altura ainda sentia que a seleção brasileira representava o que eu sentia sendo brasileira. Hoje, chegando aos 50 anos, essa história de nação de chuteiras já não me convence. A seleção de futebol brasileira atual não empolga e o evento passou a ser uma oportunidade de ver as outras equipes.

    Responda
    1. Carlos Magnabosco

      Era mais fácil gostar - e admirar - Falcão, Sócrates e Zico. Difícil abstrair e simpatizar com “Kaká-IURD”, “Robinho-CondenadoPorEstupro” e “Neymar-Bozo”…

  39. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

    Significa boas recordações, em especial aquela do ano 1970. Garoto ainda, senti nascer a paixão pelo futebol e pelo meu peixe, na sua expressão maior o rei Pelé. Muita festa após cada jogo vitorioso e após a final a maior de todas elas para exaltar aquela que foi a melhor de todas no olhar de um menino de 9 anos.

    Responda
  40. Adenilson peneli

    Para mim a copa do mundo é mais um negócio bilionário, onde, como em todas as competições esportivas, vence quem tem mais dinheiro, além disso os jogadores são escalados, não pelo que jogam, mas pelo quanto pode representar de lucros para os patrocinadores. Louvado seja Deus, que essa copa foi depois das eleições, providência divina, fosse o contrário o autocrata, cheio de mimimi teria ganho. Já basta o 7X1 calculado para prejudicar Dilma em sua reeleição. Em tempo, Neymar, decepcionará.

    Responda
    1. Robson Simões

      Verdade absoluta. Parabéns. Até a Copa de 78 na Argentina, eu com 25 anos de idade ainda acreditava que era uma competição, até que a seleção argentina , numa das fases , precisava ganhar da peruana por uma diferença de seis gols . Não deu outra, ganhou de seis a zero e por fim ganhou a Copa . O ditador argentino Jorge Rafael Videla foi o grande "vencedor ".