Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Sábia a decisão da Costa Rica de eliminar seu exército em 1948. Com isto se livraram de vários incômodos como golpes, instabilidades políticas e ainda aplicaram a grana economizada em educação e saúde. Hoje colhem os louros: povo com alta formação e sistema de saúde invejável. O país virou um refúgio de aposentados do primeiro mundo (EUA e Europa).

    Responda
  2. Raul Cunningham

    Viva a Costa Rica…

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Na Constituição Federal está mais que explícito a função das FAA , só não vê quem não quer, por motivos puramente conveniência .

    Responda
  4. Humberto Isidoro

    O ideal seria passar uma borracha nessa instituição que nao é de estado, é um clube , uma associaçao privada que tem por objetivo o bem estar de seus membros. As vezes fazem um trabalhinho filantropico, outras um treinamentoinho em locais remotos. Nomais eles mesmo se intitulam familia verde oliva. Vivem em vilas proprias sem contato com o povo, possuem canhoes , avioes e navios de guerra que nos pagamos e eles apontam contra a gente e dizem quietos ou serão destruidos.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      As sus dondocas so convivem entre si nas vilas miitares esperando pela pensão integral pos mortem assim como as filhas que jamais se casam. Pagamos tudo, estudos, comida moradia saude.Eles em troca nos oferecem, Pazuello, Mourão, Heleno, Villas Boas, Braga Neto. Nos oferecem até o lixo que não acham digno de viver entre eles, Bolsonaro por exemplo. Estão agora nos ameaçando e estaram sempre assim. São reacionarios fantasiados com muitas estrelas ependuricalhos se sabendo impunes porque armados.

  5. Ney Hamilton Michaud

    Há que se repensar toda estrutura das FFAA, notadamente do exército. Uma distribuição geográfica irracional e obsoleta de quartéis. Concentração em grandes centros e cidades nada estratégicas. Minas Gerais tem vários quartéis. Quem vai atacar Minas por terra? O Paraná tem 14 quartéis. Apenas 2 na fronteira. Os outros estão em cidades centrais ou divisa com SP e SC. E a Amazônia hein? E a fronteira oeste?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Questões críticas e pertinentes, caro Ney, e que a gente nem discute, no meio de tanta confusão inútil e despropositada.

  6. Wil Prado

    Está certíssimo o colunista. Não assumiram o golpe, é verdade, e talvez não por respeito ao Direito, e sim por falta de apoio internacional. Mas é bom lembrar que a impunidade pode gerar novas transgressões. Agora não é mais com o Lula, e sim com a Justiça. Pra cima deles, Xerife Xandão!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Como diriam vovó e mamãe, "sorte grande da China". Não fôra a nomeação de um Secretário de Segurança Pública, acostumado a lidar com bbbaandido, a gente ó, sifú. Essa, nós devemos ao Temer - provavelmente só essa, mas não é pouco.

  7. Humberto Isidoro

    Dentre outras atrocidades das FFAA contra o povo brasileiro: relatorio Cohen(plano Cohen), uma mentira elaborada pelas FFAA para justificar golpe em 1937, massacre de Canudos e o do Caldeirão promovidos pelos milicos contra os brasileiros. Tentativas de golpe, sequestro, derrubada do avião contra Juscelino e Jango. Caso Parasar que o Brigadeiro Burnier queria expldir o gasômetro no Rio para matar o maximo de pessoas possivel e culpar a esquerda? E o Riocentro? E as bombas na OAB?

    Responda
  8. Reinaldo da Silva

    Caro Hélio, o pacote de medidas que você propõe é perfeito, mas de uma perfeição utópica. Não tenho nada contra as utopias. Mas o que você propõe é trabalho para gerações. E gerações capazes de enfrentar a doutrinação, ou, o fundamentalismo doutrinário que se inicia no convívio familiar, nas escolas militares, nas relações sociais restritas, nos hábitos adquiridos durante a formação. Isso não muda "com um pacote de medidas". E para agravar, somos uma sociedade com raízes escravocrata em curso.

    Responda
  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quando teremos a coragem de colocar um general na prisão ?

    Responda
  10. jose celso righi righi

    Com certeza existem generais honestos passando vergonha! Precisa reagir.

    Responda
  11. José Anibal

    Vindo do colunista que desejou a morte do presidente , não me soa estranho a pobreza da coluna. Diante de tudo o que está acontecendo, a única instituição que me orgulha é justamente as FFAA: longe dos holofotes e cumprindo seu papel constitucional. Dizer que os "generais abusaram de imprudências, ambiguidades e flertes com o golpismo" é opinião que não converge com a realidade dos fatos. Simples assim.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Arrã. Tá. Cada um tem orgulho daquilo que bem entende, é democrático. Já a questão de pedir golpe, não é, nem por sombra, democrática, é a antítese disso. Como adendo, dispensável pelo óbvio da coisa, lembro você de que a morte do Bozo por irresponsabilidade própria na tomada de cuidados, poderia ser perfeitamente desejada por qualquer bípede. Sem crime algum, nem sequer arranhão ético: o responsável por ela seria o próprio quadrúpede-em-chefe.

    2. Reinaldo da Silva

      E complemento o que disse já que você está aterrissou nesta parte da Terra. Você sabe que aconteceu no Brasil uma ditadura que durou 21 anos? Que essa ditadura, como toda ditadura não importa a cor, torturou, matou, criou grupos de extermínio, se corrompeu e chegou ao auge de absorver Bolsonaro? O Hélio está sendo elegante ao dizer que os generais abusaram de imprudências, ambiguidades e flertes com o golpismo. Muito elegante! Os generais são formados para serem fascistas mesmo.

    3. Humberto Isidoro

      José Anibal vc ja ouviu falr do relatorio Cohen(plano Cohen) , uma mentira elaborada pelas FFAA para justificar golpe em 1937, ouviu falar do massacre de Caudos e o do Caldeirão promovidos pelos milicos contra os brasileiros? E as tentativas de golpe, contra Juscelino, sequestro, derrubada do avião contra Juscelino e Jango? E o caso Parasar que oBrigadeiro Burnier queria expldir o gasômetro no Rio para matar o maximo de pessoas possivel e culpar a esquerda? E o Riocentro? E as bombas na OAB?

    4. Neli de Faria

      Só apoia Militar quem não conhece a história do Brasil.

    5. Neli de Faria

      Só apoia Militar quem não conhece a história do Brasil.Militares? Acabaram com o Brasil na Ditadura. Acabaram com a Segurança Pública, com a Educação, com as ferrovias e deixaram de brinde para os civis a hiperinflação. Meu defunto pai, então vivo, no início dos anos setenta disse uma frase mirando os militares: o Patriotismo dessa gente é dinheiro no aspas borso. Veja quanto os salários dos patriotas recentemente.

    6. Reinaldo da Silva

      Gostaria de saber se você acabou de chegar a Terra, e se você aterrissou num país chamado Brasil? Se não, eu vou te localizar. As Forças Armadas nunca, mas nunca mesmo, ficou longe dos holofotes. Não há espaço para descrever os golpes militares que foram dados a partir da República; conhece a história? A formação militar desde o ensino ministrado nos colégios militares até a formação dos oficiais, cursos na ESG, palestras são ferramentas de doutrinação ideológica autoritária de cunho fascista.

    7. Beckenbauer Souza Simas

      A sua compreensão sobre o que ele escreveu é muito superficial, meu caro bolsonarista.

  12. Caio Iglésias Bertazzi

    Isso para mim é o mínimo que precisa ser feito ,eu acho que a reformulação de subir na carreira ,e a revisão total do papel das forças armadas com diminuição de pessoal ,jogar esta gente para proteger fronteiras e costas no caso da marinha ,e tirar esta gente imediatamente da politica funcionário publico como eles não fazem politica ,que se limitem as suas funções constitucionais e o mesmo para policiais,e funções de estado chega de servidor se metendo nas áreas civis ,isto tem que acabar .

    Responda
  13. Carlos Telles

    Esse mingau tem que comer pelas beiradas, mas tem que comer. Lula já fez isso com diversos atores políticos, vamos ver como vai resolver.

    Responda
  14. Marcos Capitão

    Enquanto os articulistas direitistas da mídia venal (desculpa a redundância) tratarem combate à desigualdade fiscal como "farra fiscal" continuaremos no atraso.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mas são farras fiscais que se têm visto há 12 anos. Vc prefere tratar como festinhas fiscais ?

  15. Luís Cláudio Marchesi

    Apoio a proposta de restrição total a militares na administração pública (direta e indireta), tanto da ativa como os já aposentados. Governo federal, governos estaduais e municipais tem milhares de militares (a maioria aposentados), ocupando cargos que poderiam absorver mão de obra qualificada (e desempregada). Tem que acabar com essa teta malandra financeira/econômica e política.

    Responda
    1. Sonia Ribeiro

      A questão não é a ocupação de cargos políticos por militares. A questão é que eles continuem com o espírito militar num espação em que este não deveria estar presente. Usam o poder das armas não como políticos que deveriam defender os interesses do Estado, mas se portam como defensores de governantes que lhes favoreçam. Na teoria deveriam defender a nação mas, na prática se aliam aos governantes de plantão para defender interesses particulares.

  16. Ricardo Botto

    É isso que dá deixar passar o momento com quem é truculento e anda armado. Se o comandante do exército tivesse sido destituído por ocasião do julgamento do habeas corpos, a história poderia ter acabado melhor.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Bem, há coisas que são providências imediatas, meu caro, tipo enquadrar Generau espalhando golpismos ou um ministro civil(izado); outras, como a higienização do serviço público administrativo, aparenta ser melhor caso feito paulatinamente: quando o método terapêutico atinge a cabeça - "look: the crock", como apresentou o Analista de Bagé no congresso internacional - é mas simples de engolir do que quando atinge o bolso. Milico tá acostumado à grossura; todavia, tirar o Viagra e o cintaralho...

    Responda
  18. Antonio Catigero Oliveira

    Não sei como pode alguém ainda apoiar as Forças Armadas depois de tantas aberrações. Pagar impostos pra milico usar azulzinho e prótese seria o fim desses inúteis em qualquer país decente. E ainda pensam que estão cheios de moral! Fizeram um monte de m. e querem continuar fazendo parte das boquinha$. Se nenhum civil tem coragem de colocá-los em seu devido lugar, um plebiscito para sabermos o que fazer com essa casta de fidalgos, seria ideal.

    Responda
  19. Etelvino Henrique Novotny

    Prezado Hélio, seus textos são sempre primorosos e provocativos, neste espírito, não sou muito afeito à ideia de impedir quem quer que seja de ocupar cargo público ou se candidatar. O argumento que militares da ativa teriam ascendência sobre as tropas vale também para, por exemplo, o líder sindical, o líder comunitário ou qualquer outro, com a importante distinção que se trata de um grupo armado. A propósito, são exatamente esses líderes que esperamos representantes dos liderados não?

    Responda
    1. Beckenbauer Souza Simas

      Sindicalistas e líderes comunitário possuem tropas armadas?

    2. Etelvino Henrique Novotny

      Prezado Marcos, entendo e compartilho da sua opinião, mas não quis me estender, ao me referir a grupo armado era no mesmo sentido que o seu. Porém, ainda não me convenci que seja a solução apropriada, o Estado definir quem pode ou não se candidatar. Afinal funcionários públicos (por exemplo, Professores Universitários, Garis etc) também são remunerados pelo Estado. Isto abre um precedente. Amanhã vão impedir cléricos, atores, jornalistas de se candidatarem. Desconheço democracias que o façam.

    3. Marcos Benassi

      Etelvino, prezado, talvez a diferença seja maior do que está que você aponta: não somente armados, mas a mão do Estado autorizada a usar a arma. Isso traz não poucas implicações relacionadas à disciplina e ao respeito às regras. O sindicalista ou outro líder , partem da sociedade, não são remunerados pelo Estado, não o representam nem tampouco aderem ao estrito código de comportamento militar. Isso impõe um (ora in)certo pundonor, pra dizer o mínimo.

  20. João Carmo Vendramim

    O milico brasileiro se considera poço de virtudes em relação aos civis, mas são piores. Buscam alcançar posição de quarto poder para manter boquinhas e privilégios e fazer valer leituras geopolíticas anacrônicas e reacionárias. Oxalá Lula tenha coragem de fazer calar os milicos e nos quartéis

    Responda
  21. niemeyer franco

    Generais se acham os deuses. Não são, nunca foram, e não passam de uma classe privilegiada, sem ter o dever de apresentar os resultados de suas existências. Se deixarem de existir, saudade nenhuma .

    Responda
  22. Neli de Faria

    Os militares estudaram tanto e, à custa dos contribuintes, não aprenderam que Político é transitório, o Servidor Público é permanente. Servidor Público,militar o é, que coloca interesses de político acima do bem comum, desrespeita a Constituição nacional e normas derivadas. O servidor público, efetivo ou vitalício, deveria saber que essa garantia não é para proteção pessoal, mas, sim proteger o Estado brasileiro. E quem desconhece isso é um mau servidor.

    Responda
  23. Juliano Probst

    Como sempre o colunista situa bem o problema. Até hoje os militares não foram cobrados pelos excessos, para dizer o mínimo, do golpe de 64, a exemplo do que fizeram Argentina, Chile e outros. Enquanto isso jogam com ambiguidade sobre o bolsonarismo. Será que a independência do Brasil nunca vai acontecer, nem o sistema democrático

    Responda
    1. Neli de Faria

      Não foram cobrados, porque a oposição pediu Anistia ampla geral e irrestrita. E a anistia, infelizmente, abraçou a todos. Vivi na época e cansei de ver em manifestações , contra a ditadura, essa frase: anistia ampla, geral e irrestrita...!

  24. José Antonio Tavares Faria

    Haveria de lhes enquadrar e aproveitar o que de bom eles possam fazer pelo país. Ex escolas militares de primeira qualidade

    Responda
  25. JOSE LUIS BOMBONATTI

    Flerte? rsss...

    Responda
  26. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O hélio eh todo temores para com lula. Sobretudo a preocupação, quase paranóia , com nosso dinheiro. Ele se preocupa mais que nos mesmos com nosso dinheiro. Eh impressionante a guarda canina que ele monta na porta do cofre público. Mas tem gente morrendo de fome! Não importa , diz ele. O dinheiro do povo eh pra ser guardado a sete chaves. Ninguém toca! Nem que o mundo Caia. Teto eh teto. Incrível como ele eh honesto.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ele está certo. Simplesmente ceeto.

  27. marcos fernando dauner

    Putin irá deflagrar uma guerra nuclear antes do Natal . Não haverá janeiro ! Não haverá posse ! o mundo acaba antes ! está escrito - basta ler Apocalipse cap. vinte e cinco, verso quinze . Não Lê quem, não quer . O fim de todos chegará antes do natal .

    Responda
    1. Eliana Kling

      Vou tomar umas cervejas para comemorar.

    2. MARCIO OLIVEIRA

      Marcos, esse aí que você fumou é do bom, onde conseguiu? Responda in box.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não tenho dúvida que vc está certíssimo. Mas faltou dizer de que ano!

  28. Wlander Kwasniewski

    As mudanças listadas na matéria do Sr. Schwartsman são efetivamente necessárias. No entanto, o presidente eleito não tem neste momento (e o sabe) poder e cacife para implementá-las, a despeito de ter a autoridade investida. Alterar procedimentos dos funcionários públicos da carreira militar no Brasil não é visto da mesma forma como mexer em Educação e Saúde (que são tão ou mais relevantes para o país). Uma alternativa seria buscar apoio no Congresso, um caminho com reforço político.

    Responda
  29. Gilmar Maghenzani

    Pq vc tem de colocar o Lula no problema? se os militares tem atitudes vergonhosas os critique então e mais vc não tem de ter medo dele e sim se entrasse o bozo, o Lula sabe governar

    Responda
    1. Robson Simões

      Exatamente. Não me recordo de em outros artigos desse colunista ter visto críticas tão contundentes à conduta de alguns militares nos últimos seis anos. Mas para criticar antecipadamente o presidente eleito, o brilhante ( sem ironia) jornalista se imbuiu de coragem para enumerar alguns delitos mais graves dos militares.