Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo de Cardoso

    As comoções e emoções, por que passou o povo brasileiro, somente serão corrigidas após um período sob um governo de ações previsíveis e homogêneas. Os últimos quatro anos foram vividos em fase experimental de um governo se pensando inovador. Os grupos sociais complexos da população, formada em ambientes racistas e confusos, abalaram-se profundamente. O grupo eleito já mostrou, em dois mandatos passados, sua competência. Espero que se tenha aprendido a evitar as falhas havidas anteriormente.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Lula III será pior; social e economicamente. Lula I voou céus de brigadeiro. Lula II singrou mares de almirante. Sem oposição! Rezou a cartilha tucana, jurou a regra de ouro e beijou a mão do baronato. Agora, não! Uma oposição raivosa, odienta e perigosa mostra muita disposição. Os filhotes da ditadura aumentaram desde 2018 e refugam o lulo-petismo; a vitória foi por um triz! Caso chegue a 2026, Lula pode dar-se por feliz. O "retorno presidencial" sempre foi agourento, haja vista 1954 e 1961.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Sai pra lá com seu mau agouro! O país precisava se livrar da destruição em que estava mergulhado!! Lula certamente não é perfeito, mas foi o único bálsamo que se apresentou como alternativa real para conter as atrocidades da besta fera do Planalto e sua Fami lícia...

  3. Jean Arakawa

    Jornalistas não deveriam “torcer” para governantes. Muito menos declarar essa torcida. Mas hoje em dia parece que vale tudo, ninguém tem mais pudor de declarar defender um lado e jogar a isenção para as cucuias. Depois não reclame porque sua classe profissional goza de tanto descrédito perante a sociedade.

    Responda
  4. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Se tem uma coisa que a mídia não é, esta coisa é 'a favor do Brasil'. A diferença neste ponto em que estamos é que desta vez ela parece estar contra o golpe. Quem não se lembra de todos os veículos unidos a esta mesma turma de arruaceiros para incendiar o país há algum tempo?

    Responda
  5. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Realmente é um privilégio torcer pelo governo Lula. Só não pode é lembrar das aprontações dos verões passado. Até gostaria de ter essa fé mas não consigo, pois sou cética e não sofro do mal do esquecimento. (Claudia F.)

    Responda
  6. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Ok, Mariliz, critique, mas sem perder a ternura, como falou o mito - aquele, não o traste!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, creio que sim.

    2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      ...será que mandei bem?

  7. Graça Almeida

    Depois de eleito, o candidato da.mudança ficou pra trás, só nos resta torcer pelo governo que é o mesmo que torcer pelo país, sem deixar de fazer as críticas devidas. Eu hein! Que necessidade há de moderação para texto tá singelo?

    Responda
  8. Orasil coelho pina

    Parabéns Liz ( para nós íntimos ) Não retiro e nem acrescento uma única vírgula! Fraterno abraço OrasilSertanejo!!!

    Responda
  9. EMANOEL TAVARES COSTA

    O ombudsman tem razão. A Folha adota a linha neoliberal da economia e não cessa de fustigar Lula. É típico. Críticas construtivas são sempre bem-vindas, mas o vezo neoliberal chega a ser desolador!

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      No ponto.

  10. JORGE CESAR BRUNO

    Brilhante comentário. Criticas construtivas são sempre bem vindas! Torço e tenho certeza no êxito do futuro governo. Só um conselho, falar menos e trabalhar mais, afinal a eleição já passou, e e salutar descer do palanque.

    Responda
  11. Mario Donizete Pelissaro

    A imprensa mais do que qualquer outra area, será a que mais sofrerá com a presença de um governo autoritario, autocratico e antidemocratico. Por isso a imprensa tem que torcer e colaborar para q esse governo eleito dê certo. A democracia está sob forte ataque e materias e editoriais tentando desmoralizar um governo q ainda nem sequer terminou de formar seu comite de transição é b u rr ice. É dar um tiro no pé.

    Responda
  12. Maria Auxiliadora Alencar

    Com certeza a imprensa será livre como foi em todos os governos do PT.

    Responda
  13. Alexandre Miquelino Levanteze

    estamos todos torcendo Mariliz, e se pisarem na bola devem ser criticados principalmente por quem votou neles, no caso eu e acredito que também você.

    Responda
  14. Marcos Santo

    Pelo menos uma colunista de bom senso. Porque depois daquela manchete "viagens do lula poderiam custar ...", onde se tinha uma matéria extensa, padrão bbc ou Piauí, sobre o que poderia (sim, nesse tempo verbal mesmo) ter acontecido, eu acabei ficando meio desnorteado com esse jornal, sem saber muito o que pensar dessa galera ai.

    Responda
  15. José Cardoso

    Quem continua morando por aqui só pode torcer para que tudo dê certo. Mas por isso mesmo é preciso alertar para erros do governo. É o papel da imprensa.

    Responda
    1. Nelson Dumas

      Correto, José Cardoso. É ilógico pensar de forma diferente, se está aqui, porque torcer pelo pior? Não faria sentido. Tenham fé! O Brasil vai dar certo, tem jeito, sim! Quando a raça humana for extinta, na próxima era glacial.

  16. Erica Luciana de Souza Silva

    Mariliz, sou sua fã de carteirinha, mas veja bem: estamos lutando a duras penas para derrotar esse desgoverno e convencer os ma#lucos da porta dos quartéis q a eleição foi justa. Precisamos q o novo governo assuma e esse estrup#icio do Planalto suma. Melhor seria se fosse para cadeia. Nesse momento, bat#er no lula só vai dar combustível para está turma e alimentar os atos terroristas. Ajudem a consolidar os resultados da eleição. Jornalismo é ciência pq deve ser verdade e ser ético. Fica a dica

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Hahahahah, não amolem, não! Marilúcida, ocorre que vejo, não poucas vezes, o carteiro levar Fal por conta da carta malcriada que entrega. Volta e meia, teus colegas Vêtêfê e Boghossian tomam uns cacetes ao reportar o que apuram. Ora, dá pra discernir, sem tanto esforço, a opinião do profissional da mensagem que carrega. Quanto ao tema "Bozo e o trabalho", tenho mudado minha opinião sobre isso: creio que ele e sua trupe apenas confundiram transpiração com conspiração. Da última, houve muitíssimo!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Por não prever o futuro, falha crítica da minha personalidade, não citei o Elio Gaspari: levou canelada até dizer chega, hoje, cabei de passar por lá. Reconheço a justeza do que comenta a colega Érica, acima, mas avisar dos deslizes não é mau, tem utilidade prática.

  18. Paulino Fernandez

    Mariliz é um profissional que tem o meu respeito e admiração, sempre. Mas veja bem, a Folha de São Paulo publicou recentemente, artigo que trazia uma especulação sobre custo possível e hipotético da viagem de jatinho que conduziu o Lula à COP27. Além de desnecessário, o texto foi maldoso e desonesto num momento que exige de todos, ao menos, respeito e responsabilidade. Jornalista também é gente mas jornalismo é ética e verdade, ou não é jornalismo. O Brasil agradece.

    Responda
  19. Sandra Maria Cabral

    Mariliz, sim, imprensa livre. Mas bendito seja o bom senso! "Há um tempo pra tudo debaixo do céu" (Eclesiastes). Agora é tempo de denunciar a "máquina mortífera", salvar a nossa democracia e garantir que haverá um novo governo. Aí então, fará sentido criticar esse novo governo.

    Responda
  20. adenor Dias

    Torcer, eu torci até pro governo do bozo.. cidadão comum, não tem governo de estimação, quem trouxer bons resultados , que seja bem vindo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmm... Adenor, ocorre que "bons resultados" é um balaio vasto, cabe até "prisão do adversário, morte aos gueis e propina sobre vacina". Tem que respeitar a cartinha constitucional, coisa básica. Estima pelo pacto social, sacumé?

  21. RICARDO BATISTA

    Kkk, ninguém precisava torcer para o governo Bolsonaro não dar certo, não tinha como. Muito ruim, mesmo com todas as artimanhas, o primeiro a não conseguir se reeleger. Com responsabilidade, pois seu poder é imenso, o papel da imprensa é averiguar e informar mesmo. Porta-voz de governo é a JP.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sem se esquecer do porta-voz espiritual, a Record: porta o grunhido do espírito de porco! Hahahahah!

  22. carlos campos

    Qquer pessoa em sa consciência e com um mínimo de coerência torce pra que Lula fazer um bom governo. Só mesmo loucos apoiadores do mito podem pensar o contrário. Bolsonaro não governou o país e sim , trouxe a tona um monte de pessoas cheias de ódio , odiando tudo que não compartilha com sua cartilha odiosa. " Agora que estamos só entre adultos" , é a melhor expressão pra definir esta coisa que agora está solitária e depressiva , rezando por um golpe. Triste fim de um sujeito cruel ,torpe!

    Responda
    1. Fernando Jorge

      Prezado Marcos, te garanto que estou torcendo veementemente pela erisipela.

    2. Marcos Benassi

      Temo que "o fim do estrupício cruel e torpe", com esse meu pequeno acréscimo, esteja ainda distante. Bom, sempre podemos torcer pela erisipela, né? Seleção Nacional de Bactérias.