José Manuel Diogo > Portugal recebe brasileiros como dono de uma casa pequena que quer dar festa grande Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fernando Santos

    Como brasileiro e português, imagino que o intuito era mesmo falar da desordem no SEF. FACTO/FATO. Não se pode negar o caos que é hoje ser estrangeiro em Portugal e tentar acessar documentos dos mais diversos. Muita gente para pouco funcionário! Sem contar as RENDAS/ALUGUÉIS, que só aumentam, também devido ao aumento de pessoas cheias da grana. Agora o resto do artigo, o tom, as comparações, achei desnecessários e acabou por fazer parcela dos leitores acreditarem que o problema é outro!

    Responda
  2. Carlos Oliveira

    Discordo. Portugal é um dos dez países do Mundo que melhor integram imigrantes, de acordo com o Ãndice das Políticas de Integração de Migrantes. Claro que há problemas, porque de repente virou o sétimo país da União Européia que recebe mais imigrantes (é décimo primeiro em população), mas o texto não reflete o quadro geral.

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    Portugal convidou toda essa gente sem eira nem beira a ir viver lá? Penso que não.

    Responda
  4. DIEGO FRANCO GON ALVES

    Viva Portugal! Viva o Brasil! Somos ondas do mesmo mar… os limites são imaginários!

    Responda
  5. george abib

    Sincertamente, achei o artigo tosco.

    Responda
  6. Eloisa Giancoli Tironi

    Artigo terrível. Oooops, será que posso me expressar assim?

    Responda
  7. Renata Lima

    Doido pensar isso. O Brasil que recebeu tanto imigrantes agora virou um forte emissor. Sinal de que as coisas por aqui não estão boas, né?

    Responda
    1. Athayde Carneiro

      um país com um presidente que fica sempre ameaçando um golpe realmente não é bom.

    2. Renata Lima

      Sempre há esperança, né? Antes ele do que o que mau perdedor.

    3. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Ma vai melhorá cpm Lula-lá.

  8. Roberto Pires

    Se o Brasil, que segundo o colunista sabe receber imigrantes, o faz da forma terrível que faz, que dirá Portugal. O Brasil nunca fez seu dever de casa com os imigrantes. Apagou as diferenças, proibiu línguas estrangeiras e excluiu os não brancos de forma estarrecedoras, com consequências nefastas até os dias de hoje. Não me estranha que Portugal, do qual herdamos o Estado e a leniência, faça o mesmo.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Mania de atribuir tudo o que há de negativo no Brasil à herança portuguesa. E a violência que existe no Brasil, também foi herdada do quarto país mais pacífico do Mundo? São 200 anos de independência, não basta?

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Portugueses espanhois e outros vieram fujidos foram muito bem recebidos. Fizeram fortuna e foram embira. Nada deixaram de util a nao ser a culinária. Ou será q ja esqueceeam dos dentistas brasileiros?

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Falou pouco, mas falou bem. Obrigada, porque não posso me expandir muito. Estou sendo censurada, com o risco de me cancelarem a possibildade de fazer comentários.

  9. Miguel Ruiz

    Para dizer que Portugal não está preparado para receber a quantidade e tipo de imigrantes, especialmente brasileiros, o autor faz comparações esdrúxulas com o que considera comportamento adequado de cidadãos ricos e pobres, abastados e humildes., numa clara demonstração de visão preconceituosa da sociedade e de suas relações. A regra do convívio social é simples: os mais abastados devem, sempre, se comportar de maneira a deixar o mais humilde à vontade. Simples assim.

    Responda
    1. João Gaspar Farias

      Patrulha do piedosamente correto.

    2. george abib

      Acompanho.

  10. Guilherme Magalhães de Carvalho

    Muito interessante e delicado o seu ponto de vista. Poético, diria. Parece ser esse mesmo o caso. O fato é que nossa língua nos une indelevelmente e será essa mesma língua a base para pavimentação dessa linda relação de países irmãos. Lusos enfim somos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.