Maria Herminia Tavares > Os Onodas nacionais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Dois diferentes produtos de seu tempo, né, dona HermÃnia? O Onoda, um clássico, devoto de fundamentos centenários, valores de alta honra, lealdades milenares; os Bozodas, devotos epidérmicos, amalgamados artificialmente, taticamente conduzidos por gente que não vale uma unha (encravada) do Imperador. Em que pesem ambas as ignorâncias de base, os limites afeto-cognitivos, os contextos empobrecidos em variadas dimensões, o Onoda é estupendamente mais respeitável.
Esses patriotas têm CNPJ.
Sim, eles possuem CNPJ, mas eles não possuem, nem inteligência, e muito menos, bom senso.
O ingrediente primeiro da adesão politica que se transforma em polarização é a cegueira. Paixão incondicional. Os anjos vingadores que definem como verdade incontestável até o que é contraposto por evidências 'sobradas'. (Claudia F.)
Creio que no fundo a maioria deles mentem propositadamente, sabem que mentem e continuarão mentido, pois a mentira virou uma estratégia e um artifÃcio para recrutar incautos para propagar mais mentiras, como uma bola de neve. As redes sociais falharam em evitar esta bola de neve e o mercado falhou ao injetar dinheiro (marketing) nelas, empoderando a mentira. O momento é oportuno para criar novas redes, com novas regras, e que exijam de seus usuários o compromisso com a verdade e a democracia.
Tenho simpatia pelo soldado Onoda. O resultado de sua luta pode ter sido patética, mas ele nunca o foi. Olhe que simetria: seu texto não quis ser ofensivo ao Onoda, mas acabou sendo.
Caro Isaias, creio que o colega Zé LuÃs tem razão: também tenho grande simpatia geral pelo Onoda, e podemos diferenciar claramente Onoda de Bozodas. Mas a comparação não é esdrúxula, bem como cabe observar que o japa aprontou das suas enquanto estava refugiado na selva. Todavia, como produto final de distintas guerras, o Onoda é mesmo infinitamente mais nobre.
Caro Isaias, sua simpatia pelo soldado Onoda não impede que o paralelo seja traçado. Foram fatos similares, uma constatação. Abraço.
Ótima análise, e o último parágrafo traz um sábio conselho. O mito da caverna nunca esteve tão presente. Mas como eu acabei de ver um jogral de umas senhoras no YouTube que entoavam : "Escuta, escuta, preste atenção, chegaram as patriotas pra salvar nossa nação", peço encarecidamente ao presidente eleito : Lula, faça um grande favor a esse paÃs, e reabra os Bingos assim que possÃvel.
Hahahahah, que mardade! Hilária, essa, não posso negar a utilidade pública, mai num fica dando idéia, meu caro! Além de reabrir bingo, podia proibir o serviço de apregoamento em carro de som: cheguei hoje à roça, e que sossego - acabou o sofrimento de ouvir carro de som zurrando "Patriota, não fique em casa! Venha pro tiro de guerra!". Ou que só permita, no máximo, a "pamonha fresquinha! Pamonha de Piracicaba! É o puro creme do milho verde!" Hahahah!
Excelente ideia, Ricardo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Os Onodas nacionais Voltar
Comente este texto