Opinião > Farsa punida Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A multa aplicada está plenamente justificada, seja na lei processual, seja pela conduta altamente censurável da parte em postular o que sabidamente era improcedente. É preciso reagir com vigor à s aventuras judiciárias, a utilização da ação judicial com propósitos ilÃcitos, tão ilÃcitos que beiram os limites do crime. Peca a Folha por criticar a multa, crÃtica que resulta do desconhecimento da lei.
Valor exagerado uma ova. Se foram feitos os cálculos corretamente tem que aplicar a multa adequada. Assim esse faminto desesperado por dinheiro para de fazer chantagem para agradar seu chefe nazista.
Folha, já que decretar a prisão de determinadas figuras não está surtindo efeito para desmobilizar os manifestos golpistas, é necessário sim atingir o bolso dessa gente. É preciso que seja dito que esse dinheiro não vai sair do bolso dos polÃticos e sim de todos nós pagadores de impostos. Espero que o TSE dê um bom destino ao valor que deverá ser pago. Além disso, a turma do PL recebeu mais de 90 milhões de reais de pessoas fÃsicas. Somando o fundo partidário e o fundo eleitoral, sobra dinheiro.
As mortes que bando já promoveram valem menos? Mais um escárnio que que quer contemporizar. Lamentável FOLHA.
Pela vontade da Folha essa multa seria por volta de R$500,00.
Se dependesse da Foia a multa seria de cem reais.
Pela vontade da folha essa multa seria por volta de R$500,00.
O valor da multa é baixÃssimo, menos de 50 centavos por voto que eles tentaram anular. Além do valor da multa ser muito maior o partido deveria ser extinto por atentar contra a democracia. A punição tem que ser severa para que isso não se repita.
RidÃculo, mas não gostou? Ajude a pagar... MAM
Está de graça. Não é dinheiro deles, é dinheiro público. Deveria ser 10 vezes este valor! Ja basta o ju3men4to sempre atacando a democracia. Mas logo logo acaba a proteção deste f...
A dosimetria é clara. Pretendiam jogar no lixo como inservÃveis um montão de urnas (consequência de declará-las inverificáveis). O valor da causa é o número delas pelo custo unitário de substituição. O Código de Processo Civil define que a multa a ser aplicada por litigância de má fé pode variar de mais de um a dez por cento. Moraes aplicou apenas dois por cento, o mÃnimo acima do um por cento que está na letra da Lei.
22 milhões é um preço irrisório pela nossa Democracia, Folha. Esse valor faz com que na próxima eleição um Valdemar, um Jefferson, um Marcos Pereira ou um Bivar pensem mil vezes antes de embarcarem em golpismo. Se generais receberam mais de 1 milhão por mês e a Secom gastou 4,5 milhões comprando bandeirinhas veiculares com dinheiro público, e o jornal mal noticiou, é sinal que a quantia não é tão estratosférica assim.
Parabéns ao Ministro Xandão! A estabilidade democrática, colocada em jogo por esta farsa, vale muitas, mas muitas mais vezes que o valor da multa! Fora golpismo!!!
Me causa espanto o posicionamento da Folha em relação ao valor da multa. A meu ver amador. Me pareceu estar defendendo a impunidade. Pelo que observei; opiniões de diversos profissionais do meio jurÃdico à consideraram justa ou razoável.
Exagero é tumultuar o processo eleitoral e a Democracia .A multa saiu até barata.
Anda bem que a FSP tomou a decisão de ignorar seu próprio editorial e consultar especialistas, que destacaram que o valor da multa corresponde a dois por cento do valor das urnas atacadas. Logo, não é exagerado
A multa está correta. O dinheiro do contribuinte não pode financiar afronta às instituições criadas para garantir a democracia.
Infelizmente de liberal este partido não tem absolutamente nada, puro oportunismo, onde os postulados de Adam Smith nunca foram aplicados e mais novo Milton Friedman defensor da teoria keynesiana foi esquecida sumariamente pela equipe econômica governamental atual onde sua filosofia polÃtica exaltava as virtudes de um sistema econômico de livre mercado com intervenção mÃnima. O presidente desta sigla partidária move apenas por interesses pessoais e talvez nem saiba que é liberalismo .
O valor da multa, é bom lembrar, não foi arbitrário nem se materializou do nada. Quem leu a decisão sabe que se trata da somatória do valor de cada urna que o partido quis ver fora do pleito, por imprestáveis. Se o pleito fosse vencedor, era esse o valor do dinheiro público jogado no lixo junto com as urnas, mais o tempo e a paciência. Quem entrou com a ação devia saber do risco. Cutucou, agora toma. Achou muito? Recorre, ora.
Exagerado é o golpismo que se espalhou por todo Brasil! Vocês que estão na segurança de um grande centro não sabem o que está acontecendo pelo interior do Brasil em termos da corrosão da vida democrática. Os opositores do bolsonarismo estão amordaçados, ameaçados e impedidos de exercer muitos seus direitos de cidadão. Para as atuais autoridades e as autoridades eleitas existem seguranças que os protegem, mas para os demais agentes polÃticos e cidadãos, entregues a própria sorte, não há!
A seção do vexame editorial. Diante do dano potencial da tentativa do PL, qual o sentido desse questionamento em relação ao valor da multa, que de resto está dentro dos parâmetros aplicáveis? A serviço de quê está de fato esse jornal?
O próprio jornal noticia hoje que, para especialistas, o valor da multa não é exagerado, e vem um editorial afirmando exatamente o contrário. Ou o editorialista é leigo no assunto, e nesse caso não deveria escrever sobre o que não sabe, ou então os especialistas ouvidos não são bons, e nesse caso não deveriam nem ter sido consultados. A impressão é de o jornal está (não "a serviço do paÃs") tentando reduzir a multa do partido da flagrante má-fé.
Vários comentários de leitores dizendo o que está claro: a hipocrisia e o cinismo da Folha em seu ataque velado ao ministro Alexandre de Moraes. É óbvio que a penalidade tem que ser proporcional ao crime, a litigância de má-fé, tentativa tosca de tumultuar o ambiente polÃtico e atender interesses anti-democráticos. Se a multa não "dói no bolso" incentiva os delinquentes a continuarem delinquindo. Que paguem e sofram as consequências da irresponsabilidade.
Quanto custa a democracia para Folha e o mercado?
O cálculo da multa foi feito em cima de critérios muito bem definidos juridicamente. A reportagem apresenta a questão como se fosse uma decisão pessoal do ministro, feita de forma açodada e sem embasamentos. Mais uma vez a folha abandona o jornalismo em prol do lobby do mercado financeiro, que se assusta com a possibilidade de vir a ser penalizado com elevados valores nas suas mutretas.
Tivesse o STF, o Congresso, a população e a mÃdia (este jornal inclusive) punido exemplarmente o abominável "trump" dos trópicos, ao proferir sandices e agir como louco, o paÃs não estaria certamente nesta situação execrável em que se encontra.
Quem tem tentado e conseguido, através de seus editoriais infelizes, prejudicar a própria credibilidade é vc, FSP.....
Eu penso que muitos excessos vêm sendo cometidos e não vejo com bons olhos uma democracia que dependa dos atos de poder de uma só pessoa.
Quantos bilhões de reais o Brasil já perdeu com questionamento mentiroso e irresponsável das urnas?, tanto moralmente como com seu impacto moral na credibilidade brasileira? Essa multa poderia ser de 222 milhões e estaria barata pelo estrago.moral que fizeram.
Se considerarmos o que esses partidos recebem do fundo partidário, esse valor é bem razoável. A Folha gosta de questionar medidas judiciais, a não ser quando são contra o PT.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Farsa punida Voltar
Comente este texto