Ilustrada > A esquerda precisa aprender a lidar com a direita, diz Antonio Prata na Flip Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARIA STELA C MORATO

    Perfeito Pratinha. Vc disse tudo.

    Responda
  2. Celso Muniz

    Richarlison fez isso por nós. Nós quem ? Sempre usei a camisa da Seleção, antes dela ser sequestrada por um grupo político que envergonha os verdadeiros liberais e conservadores. No momento de resgate deste símbolo, de vez em quando vem um esquerdista me chamar de golpista, mesmo sem me conhecer. Sobre os protestos de 2013, lembremos que acabamos de eleger o Presidente que escolheu gastar bilhões construindo estádios, ao invés de hospitais, com votos de muita gente que foi para a rua protestar.

    Responda
  3. Jaime Souza

    Só acha que evangélico é aberto a conversa quem é alienado e não convive com eles. Se iludem com pastores "bonzinhos" na TV mas, na realidade, nas escolas dominicais o racismo impera (dizem que o holocausto foi "castigo" divino), a homofobia é regra (dizem que a AIDS é "castigo" divino), crimes ambientais são ok (pois "deus fará um novo céu e uma nova terra"), estupros corretivos de le[bicas são apoiados, entre outras coisas. O evangélico é o câncer do Brasil. Quem conhece as igrejas sabe.

    Responda
  4. Gian Furii

    Passando pano pra fome e pra miséria.

    Responda
  5. Mario Donizete Pelissaro

    Isso é conversa de intelectual. O povão mesmo, não dá a minima prá isso. Aliás, o brasileiro nem sequer entende ou sabe diferenciar uma da outra. Nem prá "partido" ligamos. Brasileiro vota em nomes. Vimos governadores, senadores e presidentes de tendencias e partidos antagonicos votados no mesmo estado e p mesmos eleitores. O cara vota em Lula p presidente e Zema p governador e assim p diante. jà tem lá no congresso, deputados do PP, PL, Novo, MDB, DEM etc, explicitando apoio à Lula.

    Responda
  6. João carlos Gonçalves de souza

    Vamos voltar no tempo . Nos 2 mandatos de Lula o conservadorismo e as pautas minoritárias conviviam em harmonia . A elite financeira não suportou isso , e através da imprensa começou a financiar o jornalismo de opinião . Aquilo que o saudoso Paulo H. Amorim chamava de PIG ( partido da imprensa golpista ) . Acabou desencadeando a Lava Jato que botou o ovo da serpente e eclodiu em Bolsonaro .

    Responda
  7. Reinaldo da Silva

    Mas o que que é isso? Um turbilhão de chavões requentados. Esquerda, direita, meio de esquerda ... O que defini o pertencimento ideológico de uma pessoa a um campo político? É constante lermos nas mídias artigos, escutamos em vídeos e de pessoas próximas todo tipo de classificação ideológica, que não sabemos mais o que significam. Repete-se, repete-se. Faz parte do efeito Tik Tok, a cracolândia digital, que em contas-gotas está "reduzindo as cabeças" ao isso ou aquilo superficial. É só seguir.

    Responda
  8. Laudgilson Fernandes

    O escriba só esqueceu de dizer que neste país o conceito de direita e esquerda anda um tanto quanto indefinido. Dialogar com o capital, que financia tudo que envolve a direita e todos os seus espectros é algo que envolve muita mais que ir lá e dizer: olá???. Afinal, na democracia brasileira e outra mais, o que manda é o poder do capital, o resto é democracia para inglês ver.

    Responda
  9. Carlos Freitas

    Nos livramos, ao menos momentaneamente, de um mal certamente maior. Boa matéria. Elitismo e sectarismo nunca deixaram de ser um espectro a rondar a esquerda - tão indefinida quanto seu eterno algoz, o mercado, ao menos entre nós. Muito do que move o bolsonarismo tem a ver com sentimento de exclusão por elitismo e sectarismo. Só uma opinião.

    Responda
  10. Angelo Batista Goulart

    A esquerda conhece a direita aqui no Brasil , sempre usou de expedientes anti democráticos , anti constitucionais , apoiou golpes e mais golpes , apoiou ditadura. Qualquer presidente que amenizar a concentração de renda em nosso país com as bolsas esmolas já se torna um inimigo da direita ! .Quem agora precisa a lidar com a extrema direita é a direita ! Que perdeu o lugar de oposição ou torna-se tbém Nazifascista !

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Com respeito, caro Ângelo: Vc não entendeu nada. Esses nomes “fascistas”, “nazistas”, etc.. não são argumentos pra conversar, pra aproximação, para uma concertacion. Ambos os lados tem razões e valores. E ambos tem defeitos. Não é um jogo a ser ganho. Precisamos pegar o melhor dos dois lados. O país é conservador e religioso, certo? Então porque essa gana com abortismo? Falam em democracia, mas querem impor o pensar da minoria.

  11. SAMUEL PACHECO

    Enquanto panos são passados e culpa é jogada na esquerda, nesse mesmo jornal, lemos sobre um filho de pm que invadiu uma escola e matou dois professores e feriu onze, a tiros. Brigado pelo serviço. Continuem brincando com o fascismo como se a esquerda é que tivesse que aprender a dialogar.

    Responda
  12. SUELI Iossi

    Antonio Prata como sempre conseguiu traduzir claramente o antagonismo de parte da direita com a esquerda, o ar de superioridade moral e o enfoque extrapolado nas causas identitarias, como se elas fossem prioritárias ( não digo que as minorias não devam ser protegidas) ,mas elas exigem.um protagonismo, patrulham, fazem barulho, ocupam espaços 25 h, acima do fato de que temos 40 milhões de pessoas passando fome, e isso vai causando ranço até naqueles que não tem nenhum preconceito..

    Responda
    1. Paulo Azevedo

      Isso mesmo Sueli, acho que prioridade é a desigualdade social, depois de combatê-la é que deveríamos partir para causas identitárias.

  13. ROGERIO DE MELLO OLIVEIRA

    Antônio boa noite . Me diga uma coisa . Você acredita que um cidadão que tem uma mentalidade Feudal vai pensar no SOCIAL ?????

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.