Esporte > Qatarianos dizem que Ocidente vê o país de forma simplista e preconceituosa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sem duvida há um que de hipocrisia em algumas crÃticas. Nem a China e nem a Rússia sofreram tantas crÃticas quando sediaram eventos similares. Mas não tem como ignorar certos fatos. Esse paÃs é gerido como propriedade particular de uma minoria que nem entende o que significa direitos humanos ou laborais. Dinheiro não compra tudo. A culpa cai toda na FIFA, corrompida até o tutano, que não podia ter validado essa escolha para um mundial de futebol.
Pais que tem exclusão como forma de governo ,onde a teocracia é 'normalmente'vivida ,não tem como vê-lo sem desconfiança
Condenamos uma série de coisas realmente condenáveis, mas não se esqueçam do resultado das últimas eleições. Quase metade dos brasileiros bonzinhos estão muito próximos da cultura do racismo, exploração do trabalho, misoginia, preconceito. E por aà vai.
Verdade, é complexo ser um paÃs de machistas, misóginos, homofóbico e teocrático... Inclusive temos alguns milhões de brasileiros que se enquadram bem no perfil qatariano e podemos mandar todos pra lá :)
Se estavam tão preocupados em passar uma imagem de pais civilizado, porque não trataram com respeito os trabalhadores imigrantes?
O que os catarianos não perceberam é que não é o ocidente que não os entende. São os arabes que se mostram incapazes de compreender as razões que temos para criminalizar a homofobia, para suprimir o odiento jugo de homens sobre as mulheres e os esforços para proteger quem trabalha. Há valores que foram ou ainda estão sendo universalizados e tornados absolutos pelo ocidente acima de culturas e regras religiosas. A isso se chama "processo civilizatorio.
O que os catarianos não perceberam é que não é o ocidente que não os entende. São os arabes que se mostram incapazes de compreender as razões que temos para criminalizar a homofobia, para suprimir o odiento jugo de homens sobre as mulheres e os esforços para proteger quem trabalha.
Eles têm razão, ao tirar as lentes embaçadas do esteriótipo, o que temos é uma completa cegueira em relação aos povos não ocidentais. Aliás, a quase todos os povos. É um mundo calcado no etnocentrismo.
O Catar sem o petróleo seria nada mais nada menos do que um Afeganistão piorado. O mesmo vale para a Arábia Saudita. E com certeza não teriam a atenção da Fifa e dos capo do tipo Gianni Infantino. Quem investe um trilhão de dólares pode tudo,dentro da ótica do capitalismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Esporte > Qatarianos dizem que Ocidente vê o país de forma simplista e preconceituosa Voltar
Comente este texto