Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Viva! Vou mandar este seu artigo para uma querida amiga enfermeira, já velha de guerra, enfermeira de UTI de covid, duas vezes infectada, precocemente aposentada pelo risco de simplesmente morrer na próxima infecção. E pode ser que, ainda por cima, só com salário parcial. Viva o SUS no Oscar! Que o tio Oscar se atente pras vidas bagunçadas e perdidas pela covid.

    Responda
  2. Marcos Antônio

    Vocês sabiam que parte do dinheiro do SUS vai também para um programa denominado Proadi Sus ? São seis hospitais "sem fins lucrativos" que por imensa coincidência também atendem os nossos nobres congressistas.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Em torno de 55% da verba pública da saúde vai para o setor privado, 45% para o SUS. O primeiro atende 25% de uma população muito rica e I segundo atende os 75% resonates de uma população muito pobre e consequentemente muito mais doente, com expectativa de vida muito inferior. É por isso que o SUS é considerado um exemplo de gestão.

  3. Neli de Faria

    Pela excelência do sus , era para ter morrido menos brasileiros. Minha irmã Clemeci faleceu no réveillon de vinte! Por culpa de um velhote que se acha adolescente na presidência andava sem máscara, fazia aglomeração, riu dos suicídios, imitou um doente, morreram muitos. Graças a Dória tem vacina porque se dependesse do Capitão cloroquina outra teria sido a nossa sina.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      nao adianta o sus ter excelencia se as "vachinas" foram descartadas pelo presidente pessoalmente (so eu autorizo a compra de vacin as!) e a compra escancaradamente postergada visando entre outros objetivos a corrupçao - atualize seu entendimento relendo edi çoes passadas desta fsp

  4. Luiz Lima

    Sou médico e trabalhei no SUS por mais de uma década. Somente retornaria trabalhar no SUS se algum dia precisasse escolher entre o SUS ou frequentar o “Bom Prato”. Trabalhar no SUS é um horror, é um local de adoecimento físico e mental dos trabalhadores. Não há nada de romântico e bonitinho no SUS para seus trabalhadores, por mais que os “defensores do SUS” busquem pintar um cenário diferente. Enfim, ainda não vi o documentário, que acredito ser uma boa iniciativa.

    Responda
  5. maria camila machado almeida

    por ser jurássica, enviei meus e mails aos gabinetes dos deputados que considerava confiáveis, devem ter feito algum resultado na votação do fundeb, todos devemos às gerações futuras, aos órfãos da covid, pacientes de covid longa e jovens sem idade de trabalhar, um sus re equipado, centros de reabilitação reformados , concursos públicos urgentemente e maisl, e mails, e mails os assessores é que filtram os pedidos

    Responda
  6. maria camila machado almeida

    convido a todos, todas, todes a se informarem nos canais disponíveis sobre como e quando e onde se vota orçamento e como onde e o que significa teto, temos que nos informar do processo e pressionar os parlamentares, suas equipes, eles tem que ter pressão, funcionou no fundeb, por eficaz e massiva pressão popular, profe camila e viva o sus sempre, viva o sus

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    Mas o desmonte do SUS continua. Empresas se dedicam a questões analíticas de dados e fazem propostas supostamente disruptivas, mas que na verdade não passa de desconhecimento da realidade e do dia a dia de uma população em que não adianta tratar nada enquanto ela estiver com fome. A verdadeira medicina é artesanal e engloba valores não tangíveis aos processos quantitativos triviais, precisa de gente.

    Responda
  8. Marcos Antônio

    Muitos que tem Plano de Saúde dizem com orgulho que não usam ou não nunca necessitam do SUS, contudo esquecem de onde vem as: vacinas, a ambulância do SAMU ou para onde vão primeiro em caso de acidentes que são os Pronto Socorros.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Sim!

  9. Marcos Antônio

    Muitos que são ou eram usuários de Planos de Saúde privados, não foram atendidos a contento por estes durante a Pandemia, especialmente durante a segunda onda e tiveram que recorrer ao SUS.

    Responda