Ilustríssima > Violência é ato final de golpistas diante de profecia fracassada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Paulo Zizas

    O mais claro dos vários absurdos contidos no texto é a ideia de que têm naturezas iguais às dos genocidas de Ruanda os manifestantes indignados com a eleição de Lula. Vale lembrar o fato de o petista ser prócer de uma grei amiga de ditadores sanguinários, como os de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Já os bolsonaristas sempre exaltaram EUA e Israel, países deveras democráticos. E é intelectualmente desonesto superdimensionar violências pontuais para, assim, detrair numerosas pessoas de bem.

    Responda
  2. Adeilson Pereira de Miranda Pereira de Miranda

    O mínimo que o judiciário brasileiro tem de fazer, dando resposta a sociedade, é colocar esses indivíduos na cadeia, principalmente o delinquente-mor… Já passou da hora de agir com o poder de polícia. Esses espíritos das trevas precisam ser contidos! Já demos a primeira resposta nas urnas, cortando a cabeça da serpente. O governo democrático eleito terá como missão, impedir o nascimento de novos ovos desses malditos!

    Responda
  3. Andre Luis Volpe

    enquanto a familicia bolsonaro toda não estiver por trás das grades, a democracia brasileira continuará sendo atacada. O resto é coadjuvante.

    Responda
  4. Luiz Henrique Frosini

    Parabéns João Cezar! Excelente artigo e muito oportuno. Como você mencionou, é muito importante que as instituições funcionem e punam com o rigor da lei os indivíduos que participam, financiam e incentivam estas manifestações. E que este artigo também sirva de norte para que a FSP explique o que está acontecendo ao invés de banalizar estas manifestações e criticar o ministro Alexandre de Moraes.

    Responda
  5. José Felipe Ledur

    Parabéns pelo lúcido texto. Setor da sociedade civil que não compactua com a violência dos milicianos nazi-fascistas deve se organizar pra enfrentá-los e exigir de instituições omissas ou acovardadas que cumpram seus deveres.

    Responda
  6. Claudio Lourenço Rocha

    Tudo isso começou quando o judiciario passou a atuar politicamente para enfraquecer a oposição no Pais. Uma coisa é o convencimento da sociedade praticado por agentes politicos, outra coisa, é o judiciario ser usado para retirar do governo pessoas eleitas democraticamentecomo fizeram c/Dilma. Ai divide a sociedade ficando dificil o consenço social. Jamais poderiam aceitar que Moro prendesse o maior lider politico do Pais por fatos indeterminados como esta na sentença,

    Responda
  7. Edson Rocha

    Pseudos pessoas que tal qual cobra venenosa sempre aguardaram o melhor momento para dar o bote . Bolsotroço e sua quad rilha mili ciana propiciaram esse momento e esses anencéfalos se identificam e cha furdam nessa estu pidez in sana . O bolsonarismo tal como seu coirmão nazismo não há de prosperar .

    Responda
  8. Claudio Lourenço Rocha

    Não podemos deixar de avaliar qual seria a reação de orgãos como PGR, policia federal, policias locais. Sera que o exercito aceitaria baderneiros nas suas portas dos quarteis protestando contra resultado da eleição se o vitorioso fosse bolsonaro. Realmente as instituições do nosso Pais, precisam ser reformuladas para que voltem trabalhar para a sociedade e não colocar-se a serviço de grupos politicos

    Responda
  9. jarbas jacome

    Texto didático, linguagem clara e muito bem contextualizado em todos parágrafos. Parabéns pelo excelente e esclarecedor conteúdo. Infelizmente, essa é a realidade que estamos vivendo.

    Responda
  10. flavio c pedrett

    Texto impecavel. Analise perfeita da situacao que vivemos nao so no Brasil. Alguns espertalhoes vem criando situacoes semelhantes mundo afora e ganhando muito dinheiro. A unica solucao e' fazer doer no bolso dos malandros que incitam os idiotas.

    Responda
  11. Alex Sgobin

    Por isso defendemos que esses hominídeos ferozes não são tão-somente estúpidos, mas também terroristas. E como tal devem ser tratados.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Não podemos deixar avaliar que se outros fossem os descontentes por terem perdido eleição passassem bloquear estradas, atacar pessoas e policiais, qual seria a reação de orgãos como PGR, policia federal, policias locais. O exercito aceitaria baderneiros nas portas quarteis protestando contra resultado eleição se vencedor fosse bolsonaro. As instituições do nosso Pais, precisam ser reformuladas para que voltem trabalhar para a sociedade e não se coloquem a serviço de grupo politico

  12. AILTON SOUZA

    A realidade é outra e estamos tendo dificuldades para enxergar que o fascismo e o nazismo estão imperando no Brasil. Isso é fruto colaborativo desse governo, dos militares em todos os níveis e da imprensa que ajudou e incentivou o golpe. Dá lá pra cá o país se contaminou e acabou elegendo um desequilibrado mentalmente. Tai o resultado é a tendência é piorar!

    Responda
  13. Claudio Lourenço Rocha

    E necessario mudar o corpo diretivo de algumas instituições para que retornem servir a sociedade e o Pais, e não se prestem a servir politicamente grupos descontentes com a vontade soberana da população. É incrivel como ficou escancarado o aparelhamento de instituições responsaveis pela manutenção da paz e da ordem social, e de fiscalização e controle do estado por este grupo politico que atualmente ocupa o palacio alvorada

    Responda
  14. JOSE LUIS BOMBONATTI

    Na grade escolar deveria voltar a ter OSPB - Organização Social e Política Do Brasil. A imensa maioria dos brasileiros é de ignorantes políticos e sociais.

    Responda
  15. Marcelo Silva

    Esses filhos do Capetão estão cada vez mais parecidos com aqueles personagens de filmes de zumbis!

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Realmente não se pode deixar de avaliar qual seria o comportamento de orgãos como PGR, policia federal, policias locais, e se o exercito aceitaria baderneiros nas suas portas protestando contra a vitoria do bolsonaro, fosse ele proclamado vencedor. Realmente as instituições do nosso Pais, precisam ser reformuladas para que voltem trabalhar para a sociedade e não para minorias e ou grupos politicos

  16. Marcelo Moraes Victor

    Excelente texto, assustadores psi cot icos, mas fazer o que… palavra, força, pol v o e a neles

    Responda
  17. irzair correa

    Sinto em informar que o atual mandatário da república que passou vinte oito anos como deputado lateral foi alçado ao posto de presidente e acaharam que ele iria trabalhar, é preciso saber a importância do trabalho para ter vontade de fazê-lo. Agora passou quatro anos zombando das instituições e da constituição e nada foi feito, porque fariam algo agora do tipo que o responsabiliza por todas as sacanagens feitos por esse biltre no Brasil, a justiça teria que ser atuante, não foi e não será;

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Não se pode deixar de avaliar qual seria o comportamento de orgãos como PGR, policia federal, policias locais, e se o exercito aceitaria baderneiros nas suas portas protestando contra a vitoria do bolsonaro, fosse ele proclamado vencedor. Realmente as instituições do nosso Pais, precisam ser reformuladas para que voltem trabalhar para a sociedade e não para minorias e ou grupos politicos

  18. Maria Lúcia Bergami

    Vejo 03 grupos: terroristas (golpistas, armamentostas), ditadores (manisfestantes golpista) e os antipetistas(golpistas presentes nos grupos anteriores tbm). Acredito q as autoridades esperam pela Copa, depois pelo Natal e finalmente pela subida da rampa, após essa longa espera, a situação ficará bem difícil para os manifestantes golpistas.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      E necessario mudar o corpo diretivo de algumas instituições para que as mesmas retornem a servir a sociedade e o Pais, e não se prestem a servir politicamente grupos descontentes com a vontade soberana da população. É incrivel como ficou escancarado o aparelhamento de orgãos de fiscalização e controle do estado por este grupo politico atualmente no palacio

  19. Claudio Lourenço Rocha

    Bolsonaro precisa ser responsabilizado ou outros poderão fazer o mal que ele fez e faz ao Pais. Enfim , desnecessario ser genio p/entender que Valdemar C. Neto do P.L. ao não questionar resultado do 1º turno, pois ter eleito grande bancada de deputados/senadores do partido, e ao não ver necessidade fazer nova eleição, propoem com a maior cinismo que o TSE só considere as urnas que deram vitoria a bolsonaro, anule os votos a mais que deram vitoria ao Lula, declarando a vitoria de Jair bolsonaro.

    Responda
  20. Adriana ALmeida

    Assustador, tenebroso. Moro na rua detrás de um quartel. Todo dia passo por esse bando de loucos. Fecharam duas pistas de uma avenida principal, montaram quiosques, lanchonete, área carro de descanso coberta, carro de som, banheiros químicos (unissex). Quem passa lá tem que buzinar e ainda leva bandeirada gigante na cara. É impressionante a leniência com esses terroristas loucos. Impressionante, chocante, inaceitável...

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Os can alhas que ainda apoiam uma best a dessa, um ser que até o diabo tem sua inveja, devem ser, de alguma forma, penalizados com as lei terrenas. Há fu zila mento dentro das quatro linhas?

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Bolsonaro precisa ser responsabilizado ou outros poderão fazer o mal que ele fez e faz ao Pais. Enfim , desnecessario ser genio p/entender que Valdemar C. Neto do P.L. ao não questionar resultado do 1º turno, por ter eleito grande bancada de deputados/senadores do partido, e ao não ver necessidade fazer nova eleição, propoem com a maior cinismo que o TSE só considere as urnas que deram vitoria a bolsonaro, anule os votos a mais que deram vitoria ao Lula, declarando a vitoria de Jair bolsonaro.

    3. Adriana ALmeida

      *área de descanso

  21. Marli Moras Garcia

    Essa violência é alimentada por um grupo de militares que está no poder e tem receio de perder as mordomias.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      E necessario mudar o corpo diretivo de algumas instituições para que retornem servir a sociedade e o Pais, e não se prestem a servir politicamente grupos descontentes com a vontade soberana da população. É incrivel como ficou escancarado o aparelhamento de instituições responsaveis pela manutenção da paz e da ordem social, e de fiscalização e controle do estado por este grupo politico que atualmente ocupa o palacio alvorada

  22. Bianca Moreira

    Excelente e tenebrosa análise. Aguardemos mais atos violentos, caso não seja cessado o financiamento criminoso desses atos golpistas. Os t4lraidores da Pátria que pedem o golpe também devem ser punidos. Não podemos deixar a extrema-direita passar. Eles não passaram mas é preciso a justiça agir.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Desnecessario ser genio p/entender que Valdemar C. Neto do P.L. ao não questionar resultado do 1º turno, por ter eleito grande bancada de deputados/senadores do partido, e ao não ver necessidade fazer nova eleição, propoem com a maior cinismo que o TSE só considere as urnas que deram vitoria a bolsonaro, anule os votos a mais que deram vitoria ao Lula, declarando a vitoria de Jair bolsonaro. Bolsonaro precisa ser responsabilizado ou outros poderão fazer o mal que ele fez e faz ao Pais.

  23. Jocimar Bruno dos Santos

    Texto excelente! Parabéns! Contribuo: além dos citados, há mais cúmplices... Há pastores de diversas denominações, que devem ser igualmente investigados. Exemplo: Silas Malafaia. O Congresso deve retirar os benefícios das igrejas que se levantam contra o Brasil e suas instituições.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Interessante avaliar qual seria o comportamento de orgãos como PGR, policia federal, policias locais, e se o exercito aceitaria baderneiros nas portas guarteis protestando se o vitorioso da eleição fosse bolsonaro. As instituições do nosso Pais, precisam ser reformuladas e corpo diretivo trocado para que voltem trabalhar para a sociedade e não para grupos politicos

    2. ROBERTO DO AMARAL SILVA

      Josimar, eu sou evangélico e digo com letras garrafais: IGREJA NÃO DEVE TER BENEFÃCIO DO ESTADO. Separação entre igreja e estado: eis o ensino do Novo Testamento, lema caro aos cristãos batistas. Cada esfera na sua função/missão. Ao Estado cabe a liberdade religiosa a todas as religiões. E pastor/líder religioso não tem que "malafaiar" junto a governantes.

  24. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Muito tenebroso, mas real. Ainda bem que temos "Lula, o Presidente eleito brilha no Egito e é ovacionado em todo o mundo" junto com "Bolsonaro é condenado pelo Tribunal Internacional por crimes contra a humanidade".

    Responda
  25. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Muito tenebroso, mas real. Ainda bem que temos "Lula, o Presidente eleito brilha no Egito e é ovacionado em todo o mundo" junto com "Bolsonaro é condenado pelo Tribunal Internacional por crimes contra a humanidade".

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Desnecessario ser genio p/entender que Valdemar C. Neto do P.L. ao não questionar resultado do 1º turno, por ter eleito grande bancada de deputados/senadores do partido, e ao não ver necessidade fazer nova eleição, propoem com a maior cinismo que o TSE só considere as urnas que deram vitoria a bolsonaro, anule urnas que deram vitoria ao Lula, declarando vitoria de Jair bolsonaro. Bolsonaro precisa ser responsabilizado ou outros poderão fazer o que ele fez e faz ao Pais.

  26. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Sou evangélico desde minha infância. Já li a Bíblia mais de 20 vezes. Já li essa passagem de 1 Samuel 15 e nunca percebi nada no texto bíblico que justifique tamanha sandices desse que se diz pastor é capelão. Esse cidadão precisa ser investigado e, pelo menos, indiciado por apologia ao crime e incentivo ao terrorismo. O Senhor Jesus Cristo, a quem esse senhor desconhece, ensinou que a boca fala do que o coração está cheio. Esse senhor é um elemento de alta periculosidade.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Realmente não se pode deixar de avaliar qual seria o comportamento de orgãos como PGR, policia federal, policias locais, e se o exercito aceitaria baderneiros nas suas portas protestando contra a vitoria do bolsonaro, fosse ele proclamado vencedor. Realmente as instituições do nosso Pais, precisam ser reformuladas para que voltem trabalhar para a sociedade e não para minorias e ou grupos politicos

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Realmente não se pode deixar de avaliar qual seria o comportamento de orgãos como PGR, policia federal, policias locais, e se o exercito aceitaria baderneiros nas suas portas protestando contra a vitoria do bolsonaro, fosse ele proclamado vencedor. Realmente as instituições do nosso Pais, precisam ser reformuladas para que voltem trabalhar para a sociedade e não para minorias e ou grupos politicos

  27. Sandro Moretti

    Prof, seria possível usar de sua inteligência acadêmica e com imparcialidade escrever um ensaio fazendo uma análise de discurso dos militantes da direita e da esquerda (ex agressão de alunos esquerdistas a um convidado para um debate na Unifesp), pois a violência circula em ambos os lados.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Pessoas como você sai a es coria do que estamos pasaando

    2. Jocimar Bruno dos Santos

      Comparação bisonha!

    3. ROBERTO DO AMARAL SILVA

      O colunista focou apenas um tema que já é bem abrangente. Esse outro a que você se refere cabe em outro artigo e com outro título. Vamos com calma!

  28. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Esses manifestantes são perigosos. E a PGR sempre inativa, a PRF até há poucos dias coniventes e o exército leniente com os baderneiros golpistas. Imaginemos se Bolsonaro houvesse ganhado as eleições e houvesse protestos contra o capitão reformado e bloqueios montados por insatisfeitos por aí?

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Realmente não podemos deixar de avaliar qual seria a reação de orgãos como PGR, policia federal, policias locais, e se o exercito aceitaria baderneiros nas suas portas protestando contra a vitoria do bolsonaro. Realmente as instituições do nosso Pais, precisam ser reformuladas para que voltem trabalhar para a sociedade e não para minorias e ou grupos politicos

  29. Marcelo Masiero

    Boa, João Cezar. Bom texto. Parabéns.

    Responda
  30. Marcelo Masiero

    Boa, João Cezar. Bom texto. Parabéns.

    Responda
  31. Samuel Gueiros Jr

    Uma necropsia da situação identifica a causa mortis da democracia: O STF, primeiro ao derrubar a prisão em 2a. instância e depois a previsível anulação da lavajato. Durante o governo Dilma, a população assistia perplexa o desenrolar do processo, as provas avassaladoras, as confissões e a dinheirama envolvida. Consolidou-se uma convicção do estelionato do PT durante tantos anos, a sensação coletiva de traição política. A perplexidade virou revolta e ódio. O país reluta em aceitar esse retorno.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Vai assumir e governar. Outra "profecia" que não vai se realizar.

    2. Anna Rodrigues

      Engraçado é que o gente do bem se abraçou com o condenado Valdemar do PL e não vejo ninguém reclamando.

    3. Marcelo Silva

      Moro na cadeia! E leva o Dinheirol junto!

    4. Marcelo Alvarez Ghibu

      Simples... não existe no ordenamento jurídico brasileiro qualquer elemento que legalize a prisão em segunda instância. Um aluno do primeiro ano de direito já sabe isso. Só isso já desestrutura tudo, mas há outras situações gravíssimas que, quando juntadas, fulminam a legalidade que se espera de um processo.

    5. Samuel Gueiros Jr

      O Bolsonaro virou um presidente por acaso, diante do antipetismo. Com sua estupidez e incompetência acabou por arruinar a democracia. Mas ele é uma sequela da causa originária: o ativismo judicial do STF em busca de rearticular o sistema que envolvia o próprio Judiciário, Congresso e empresas, respondendo ao clamor vocalizado por Jucá de estancar a sangria. Mas agora, a hemorragia se generalizou. Lula pode assumir, mas não vai governar.

  32. Daisy Santos

    Esse é o resultado de distorcer o estado laico em favor dos interesses de pastores na política. Separação entre estado e política é urgente! O Brasil é um estado laico. Isso precisa ser defendido, protegido, resguardado.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Tudo isso começou quando o judiciario passou a atuar politicamente para enfraquecer e ou destruir a oposição no Pais. Um a coisa é o convencimento da sociedade praticado por agentes politicos, outra coisa, é o judiciario ser usado para eliminar e até retirar do governo pessoas eleitas democraticamente. Ai divide a sociedade ficando dificil o consenço social. Jamais poderiam aceitar que Moro prendesse o maior lider politico do Pais e na sentença colocasse fatos indeterminados,

  33. Edson Rocha

    Essa gente est úpida é gente do mal. Simples assim. E não estão brincando. São caricatos em essência, mas estão servindo como massa de manobra para golpistas superiores . Tem gente grande insuflando esses i di otas o tempo todo . Que a esquerda não se engane : a posse de Lula corre um sério risco e os abastados não se importam com as consequências.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Vai ser diplomado e a posse pode até ser em um cartório.

  34. Marcos Antônio

    Os manifestantes nas estradas ou nas ruas são cristãos, pessoas de bem, cultuam valores da tradicional família, o fato de serem violentos e praticarem ato ilegais é justificável para ele.

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      São extremistas valendo-se da leniencia de um incompetente de plantao no governo. A partir de primeiro de janeiro isto começa a acabar. Colocar no comando das forças de segurança gente honesta e competente e fim de conversa.Cadeia é lugar para desordeiro e fora da lei.Simples assim.

  35. Lourenço Faria Costa

    Augusto Aras e Lindôra Araújo serão responsabilizados por duas omissões criminosas?

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      *suas

  36. Said Ahmed

    Anos atrás li uma reportagem sobre um casal de pequenos comerciantes que foram pressos por torturar e assassinar uma empregada por supostamente ter furtado alguns pacotes de bolachas. Disseram que ela havia confessado o crime, como se isso justificasse outro crime infinitamente mais grave e hediondo. Dissonância cognitiva quando envolve conceituação de justiça acaba em tragédia. Qual justiça os bolsonaristas estão buscando?

    Responda
  37. Helio Cardoso

    Bloqueadores extremistas são violentos porque gostam da violência, mesmo com filhos no colo (uma sandice) e, minoria, não representam a vontade do povo brasileiro!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo. Mas criam problemas e causam danos.

  38. Jaime Souza

    Viva o Brasil evangélico! É o admirável esse novo Brasil de Caetano Veloso, onde os crentes são anjinhos indefesos. Quem passou por igreja evangélica sabe que são racistas (dizem que o holocausto foi castigo de deus para os judeus), homofóbicos (dizem que a AIDS é castigo de deus para os gays), praticam estupro corretivo de lesbicas e desviam dinheiro de prefeituras para igrejas, formando clubes de evangélicos para perseguir quem não é (vi isso até dentro do judiciário) e destruir a democracia.

    Responda
  39. Maria cecilia Camargo aranha lima

    AssustadorÂ…

    Responda
  40. Jose Sideney Romualdo

    Caro Sr Joaquim Rosa, como eh mesmo ? Deus instrui através dos profetas aos hebreus que cometam "atrocidades", não seriam então os profetas meros seres humanos defendendo seu quinhão? Por favor nos ajude a entender Deus e os profetas ? Se puder também nos conte o que pensa do palestinos presos pelo muro da vergonha na faixa de Gaza, foi Deus quem instruiu tambem, será ? Ou não eh o mesmo Deus dos tempos dos profetas ?

    Responda
  41. Joaquim Rosa

    Só não concordo com o "deturpa a passagem bíblica". Deturpam coisa nenhuma. Lá é isso que está escrito. Não por acaso, é yavé, o senhor deus dos exércitos que instrui o povo hebreu, por meio de seus profetas, a cometer essas atrocidades. São muitas descritas no livro sagrado. Quando não é o próprio yavé que prática. Vide: dilúvio, Sodoma, primogênitos dos egípcios e muito mais.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Voltando para o Brasil pois o velho testamento é a historia e a saga do povo judeu, enfim, Realmente não se pode deixar de avaliar qual seria o comportamento de orgãos como PGR, policia federal, policias locais, e se o exercito aceitaria baderneiros nas suas portas protestando contra a vitoria do bolsonaro, fosse ele proclamado vencedor. Realmente as instituições do nosso Pais, precisam ser reformuladas para que voltem trabalhar para a sociedade e não para minorias e ou grupos politicos

    2. Sergio Dias

      Há uma diferença enorme entre o Novo e o Antigo Testamento. No primeiro, temos a história de compaixão, perdão e solidariedade de Jesus e seus apóstolos. No segundo, trata-se da luta de um povo por sua redenção e em busca de um território, aspectada por sua relação com seu Deus, às vezes, misericordioso, as vezes, amoroso, as vezes cruel. Há muito, a igreja católica procura ancorar sua liturgia no Novo Testamento, com toda razão, por sinal.

    3. flavia fonseca

      E daí? Também está escrito amai-vos uns aos outros. Essa gente só lê o que interessa.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Fantasias. Nada além de fantasias em ideários nutridos por fragilidades intelectuais.

    5. Helio Cardoso

      Deturpam. Não é porque está escrito que se pode sair por aí cometendo atrocidades. Nesse caso o atirador de Aracruz que matou quatro pessoas inocentes está correto?

    6. Jaime Souza

      Enfim, alguém com cérebro nos comentários!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.