Marcus Melo > O que explica o tamanho dos ministérios no Brasil? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cheio de intelectuai com formação emm quase setores? Filósofos, religiosos ,sociólogos ,etc. Gente que pensa muito e trabalha pouco? Estamos cheios de pensadores que convivem aceitando todo tipo de gente e de coisas que não se aceita nas empresas privadas, mas aceitas no estatal porque o dinheiro não sai do bolso deles
Vale nesse caso uma visita de benchmarketing a nossos hermanos argentinos que só tem 15 ministérios. Já a Colômbia e o México tem 18. Devemos nos espelhar em nossos pares nesse caso.
É uma triste constatação, caro quasi-xará, que eventuais especificidades que justifiquem um ministério sejam soterradas pela voracidade tÃpica do presidencialismo de cooptação do qual não nos livramos. Uma possibilidade concreta é a nomeação a partir de listas apresentadas pelo partido aquinhoado: ou tem um nome decente, ou fica sem poder. Abaixo a nomeação de jjjuumentos partidários. Outra, é o fortalecimento das instituições de controle, e criação de mecanismos populares digitais para tanto.
Infelizmente quando começo achar que poso ter me equivocado com meus pontos de vistas sobre o eleito e sua turma, me vem uma paulada dessas pra eu cair na real e ver que pau que nasce torto, dificilmente não morre torto.
Marenildes, prezada, a constatação do fato e aquilo que será feito deste fato, são coisas distintas. A questão essencial, com 1O ou 5O ministérios, são os mecanismos de controle e responsabilização - e não necessariamente nessa ordem: o partido deve ser responsável pelo sujeito filiado que está num cargo de poder. Esta pode ser uma boa forma de lidar com partidecos de aluguel e seus donos vorazes e prepotentes.
Mais ministérios? Decepcionante! Morrerei e não verei a tal da pátria!
Todos de olho na bufunfa. E a patuleia trabalha para pagar a conta. Desde 1500, e pelo jeito, adiante e sempre.
O de sempre, acomodar toda a turma e nós pagamos a conta. Não sobra dinheiro para investimento. Inchaço público tÃpico do populismo da esquerda. DesequilÃbrio fiscal, o que explica o desastre econômico de Cuba, Venezuela, Argentina... Daà a insistência com Haddad que não é da area, simplesmente um poste que concorda...
Ôôô, tava sentindo sua falta... Por óbvio, não dos argumentos repetitivos.
Mais de dez ministérios extras? E' o preço que o partido vencedor tem q pagar????
O partido vencedor? Quem paga somos nós.
Aqui se tem a ideia q dinheiro público é pra gastar, e os q chegam ao poder sempre fazem esse jogo de acomodação infelizmente, reforma administrativas pra ampliar ministérios e secretarias é mt mais fácil de aprovar nos parlagastos que reformas tributárias, politicas ou outras q venham diminuir a carga tributária, mesmo na pandemia sob teto de gastos a farromba de gastos foi generalizada, gestores se aproveitaram do derrame de novecentos bilhões do governo para usar de seus jeitinhos de gastar
Excelente o texto, uma aula de a vida como ela é. Deveria ser compartilhado. Pelo tamanho do paÃs, talvez devêssemos fechar questão com o número de trinta ministérios. E voltar a ter um projeto de paÃs, onde parlamentares compartilhem mais o ônus de estar no poder, e sejam mais do que meros vereadores federais.
O que os parlamentares nunca desejam compartilhar são seu ânus, para que acolham os ônus das malfeitorias. Temos que arrumar uma forma de democratizar a Soda, e não só a Coca-Cola.
Eu sou do tempo de apenas 2 partidos Arena e MDB e 9 ministérios, e tudo funcionava normalmente. O problema é que querem criar cabide de empregos para os amigos e a despesa fica por nossa conta. Pura incompetência. Me reporto ao governo militar, do qual participei com muitoorgulho.
Ah, tá.
Tenha a certeza de que não funcionava. Sou contemporâneo disso, e o preço foi alto, sob todos os aspectos e com reflexos ainda hoje.
Necessidade de acomodação da 'frente ampla', distribuição de poder e falta de noção. (Claudia F.)
Exatamente.
novamente nivelamos por baixo, olhem nossos paÃses modelos que estamos alinhados. o estado brasileiro não consegue evoluir, por mais que investimos em mestrados e doutorados parece que estudamos mas não aprendemos. isto vale para todas as áreas
Já falei em outra matéria, sobre uma série de documentário da HBO max chamada" rompendo o silêncio" uma delas fala sobre os horrores que acontecem nas grandes universidades públicas, inclusive a USP. Parece mais um covil, desde os trotes até as panelinhas entre professores e seus alunos prediletos. Não pode sair gente do bem.
Concordo
e por estas e outras que o Bolsonaro vai voltar em 2026, ja foi eleito em 2018 nos erros do PT e vai novamente crescer nos mesmo erros, cegueira social, arrogância, falta de comprometimento com dinheiro público entre outras, isto se a corrupção institucional ou pessoal não retornarem se preparem, o PT não aprende, muito atraso para um partido que existe ha mais de 40 anos, cheio de intelectuais e gente bem formada, mas que não gosta de oensar.
Bem, *quando começar*, pode-se lutar pela participação popular de gente que pensa, tem sugestões luminosas a dar e deseja resolver os pobremas nacionais. Ou não?
Espero que não aconteça, mas devo concordar que é verdade.
Cheio de intelectuais que adoram uma boquinha??
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > O que explica o tamanho dos ministérios no Brasil? Voltar
Comente este texto