Marcus Melo > O que explica o tamanho dos ministérios no Brasil? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. joão chaves neto

    Cheio de intelectuai com formação emm quase setores? Filósofos, religiosos ,sociólogos ,etc. Gente que pensa muito e trabalha pouco? Estamos cheios de pensadores que convivem aceitando todo tipo de gente e de coisas que não se aceita nas empresas privadas, mas aceitas no estatal porque o dinheiro não sai do bolso deles

    Responda
  2. joão chaves neto

    Cheio de intelectuai com formação emm quase setores? Filósofos, religiosos ,sociólogos ,etc. Gente que pensa muito e trabalha pouco? Estamos cheios de pensadores que convivem aceitando todo tipo de gente e de coisas que não se aceita nas empresas privadas, mas aceitas no estatal porque o dinheiro não sai do bolso deles

    Responda
  3. José Cardoso

    Vale nesse caso uma visita de benchmarketing a nossos hermanos argentinos que só tem 15 ministérios. Já a Colômbia e o México tem 18. Devemos nos espelhar em nossos pares nesse caso.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    É uma triste constatação, caro quasi-xará, que eventuais especificidades que justifiquem um ministério sejam soterradas pela voracidade típica do presidencialismo de cooptação do qual não nos livramos. Uma possibilidade concreta é a nomeação a partir de listas apresentadas pelo partido aquinhoado: ou tem um nome decente, ou fica sem poder. Abaixo a nomeação de jjjuumentos partidários. Outra, é o fortalecimento das instituições de controle, e criação de mecanismos populares digitais para tanto.

    Responda
  5. marenildes silva

    Infelizmente quando começo achar que poso ter me equivocado com meus pontos de vistas sobre o eleito e sua turma, me vem uma paulada dessas pra eu cair na real e ver que pau que nasce torto, dificilmente não morre torto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Marenildes, prezada, a constatação do fato e aquilo que será feito deste fato, são coisas distintas. A questão essencial, com 1O ou 5O ministérios, são os mecanismos de controle e responsabilização - e não necessariamente nessa ordem: o partido deve ser responsável pelo sujeito filiado que está num cargo de poder. Esta pode ser uma boa forma de lidar com partidecos de aluguel e seus donos vorazes e prepotentes.

  6. Diva Negri

    Mais ministérios? Decepcionante! Morrerei e não verei a tal da pátria!

    Responda
  7. Dalton Matzenbacher Chicon

    Todos de olho na bufunfa. E a patuleia trabalha para pagar a conta. Desde 1500, e pelo jeito, adiante e sempre.

    Responda
  8. Joao Braga

    O de sempre, acomodar toda a turma e nós pagamos a conta. Não sobra dinheiro para investimento. Inchaço público típico do populismo da esquerda. Desequilíbrio fiscal, o que explica o desastre econômico de Cuba, Venezuela, Argentina... Daí a insistência com Haddad que não é da area, simplesmente um poste que concorda...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, tava sentindo sua falta... Por óbvio, não dos argumentos repetitivos.

  9. Ary Dantas oliveira Junior

    Mais de dez ministérios extras? E' o preço que o partido vencedor tem q pagar????

    Responda
    1. marenildes silva

      O partido vencedor? Quem paga somos nós.

  10. Antonio Pimentel Pereira

    Aqui se tem a ideia q dinheiro público é pra gastar, e os q chegam ao poder sempre fazem esse jogo de acomodação infelizmente, reforma administrativas pra ampliar ministérios e secretarias é mt mais fácil de aprovar nos parlagastos que reformas tributárias, politicas ou outras q venham diminuir a carga tributária, mesmo na pandemia sob teto de gastos a farromba de gastos foi generalizada, gestores se aproveitaram do derrame de novecentos bilhões do governo para usar de seus jeitinhos de gastar

    Responda
  11. RICARDO BATISTA

    Excelente o texto, uma aula de a vida como ela é. Deveria ser compartilhado. Pelo tamanho do país, talvez devêssemos fechar questão com o número de trinta ministérios. E voltar a ter um projeto de país, onde parlamentares compartilhem mais o ônus de estar no poder, e sejam mais do que meros vereadores federais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O que os parlamentares nunca desejam compartilhar são seu ânus, para que acolham os ônus das malfeitorias. Temos que arrumar uma forma de democratizar a Soda, e não só a Coca-Cola.

  12. osmar sampaio de almeida sampaio

    Eu sou do tempo de apenas 2 partidos Arena e MDB e 9 ministérios, e tudo funcionava normalmente. O problema é que querem criar cabide de empregos para os amigos e a despesa fica por nossa conta. Pura incompetência. Me reporto ao governo militar, do qual participei com muitoorgulho.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, tá.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tenha a certeza de que não funcionava. Sou contemporâneo disso, e o preço foi alto, sob todos os aspectos e com reflexos ainda hoje.

  13. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Necessidade de acomodação da 'frente ampla', distribuição de poder e falta de noção. (Claudia F.)

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  14. PAULO CURY

    novamente nivelamos por baixo, olhem nossos países modelos que estamos alinhados. o estado brasileiro não consegue evoluir, por mais que investimos em mestrados e doutorados parece que estudamos mas não aprendemos. isto vale para todas as áreas

    Responda
    1. marenildes silva

      Já falei em outra matéria, sobre uma série de documentário da HBO max chamada" rompendo o silêncio" uma delas fala sobre os horrores que acontecem nas grandes universidades públicas, inclusive a USP. Parece mais um covil, desde os trotes até as panelinhas entre professores e seus alunos prediletos. Não pode sair gente do bem.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo

  15. PAULO CURY

    e por estas e outras que o Bolsonaro vai voltar em 2026, ja foi eleito em 2018 nos erros do PT e vai novamente crescer nos mesmo erros, cegueira social, arrogância, falta de comprometimento com dinheiro público entre outras, isto se a corrupção institucional ou pessoal não retornarem se preparem, o PT não aprende, muito atraso para um partido que existe ha mais de 40 anos, cheio de intelectuais e gente bem formada, mas que não gosta de oensar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, *quando começar*, pode-se lutar pela participação popular de gente que pensa, tem sugestões luminosas a dar e deseja resolver os pobremas nacionais. Ou não?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Espero que não aconteça, mas devo concordar que é verdade.

    3. Ary Dantas oliveira Junior

      Cheio de intelectuais que adoram uma boquinha??

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.