Luiz Felipe Pondé > Sou contra a 'escola em casa' porque as famílias não estão com a bola toda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Correto. Mais um modismo norte-americano, como o politicamente correto, o dia das bruxas e a sexta feira negra. Alguns deles chegaram no passado para ficar, como o parabéns pra você e o papai noel.
Pondê descobrindo que a Terra é esférica! Hahaha! Os neoliberais são muito fofos! Hahaha!
Conseguirá um dia o Pondé elaborar um argumento sem precisar ofender? O tema é importante, mas é difÃcil levar a sério um filósofo-lacrador.
Totalmente a favor das palavras do articulista ! Home schooling é apenas um meio de evitar que os filhos recebam "noticias" do mundo, o mesmo que fazem paÃses totalitários ao queimarem certos livros e o mesmo que fazem aiatolás e tolerância ao privar seus cidadãos de contato com o mundo exterior. Também não sou a favor de mais do que informações na área biológica à crianças pois pode banalizar o sexo, que é mais do que um ato. Importante seria introduzir o tema pedofilia para abrir os olhos .
"Por isso mesmo não cabe nenhuma profundidade no assunto." No assunto educação o articulista nada no raso, sem rumo, sem entender nada, sem referencial teórico, apontando tinta em todas as direções, como se tivesse se formado em "homeschooling".
A escola não é apenas um local de transmissão de conhecimentos, mas também um espaço de convivência. Homeschooling é um meio de privar as crianças e jovens dessa experiência fundamental. De mais a mais, dar à famÃlia o monopólio da transmissão de valores é perigoso. Afinal, algumas famÃlias ensinam justamente o pior: egoÃsmo e intolerância.
Ratifico seu comentário e acrescento, além das famÃlias ensinarem justamente os contras valores de egoÃsmo e intolerância, podem se transformar em um verdadeiras células ideológicas de fascismo, de autoritarismo como estes movimentos antidemocráticos, que tantos males tem causados à sociedade.
Tirando situações em que o ensino em cada pode ser uma necessidade ou um complemento, essa ideia vem de quem quer esconder os filhos do mundo, e principalmente o mundo dos filhos. Caso consigam sucesso nisso, qual o próximo passo? Exigir home office para que os filhos não tenham contato com o mundo nem a trabalho? Como vão aprender a se relaciobar socialmente, enfrentar os riscos e perigos do mundo?
Complementando... se entendesse o mÃnimo que fosse de Educação, não usaria o termo " professores treinados" e saberia que professores precisam estar "preparados" para trabalhar com as diversidades. Também saberia que aqui mesmo, no Brasil, existem escolas públicas com ótima infraestrutura e que nem todos os alunos são banguelos. Vai visitar algumas, pois acredito que vc nunca atravessou o portão de uma delas.
Vivo em ambiente escolar público e particular a mais de 30 anos. Discordo de Pondé, que deveria emitir opiniões com mais embasamento. Dois anos de pandemia nos mostraram que existem famÃlias maravilhosas e que fizeram pela educação escolar de seus filhos em casa muito melhor do que a escola faria. Por outro lado, o mais triste para mim, foi constatar que algumas crianças estavam correndo sérios perigos em permanecer em casa e precisavam urgentemente serem protegidas de suas próprias famÃlias.
Só se for famÃlia de filho único e olhe lá. Com dois filhos, mesmo sendo de classe média alta e podendo contar com uma empregada doméstica, ficou muito difÃcil acompanhar a vida escolar dos filhos ao mesmo tempo que atender à s exigências do home office durantea pandemia. Não existem essas tais famÃlias maravilhosas. Isso é fantasia.
Tom pedante de sempre.
Concordo com Pondé, mas não sou tão brando assim: as famÃlias que defendem o 'escola em casa' estão cada vez mais medÃocres. A fórmula é elementar traduzida por um silogismo mais que principiante no universo da lógica: um paÃs cujas elites medÃocres repensam esta zerda de educação formal há 50 anos é a mesma que fez todas as reformas do ensino para fazer dele esta coisa medÃocre! Ou seria diferente?
Abriu a metralhadora e respingaram algumas balas perdidas, mas achei muito bom e importante o artigo. A famÃlia cai sobre suas próprias pernas pela covardia dos que só a usam como fachada para esconder suas fraquezas. E os filhos aprendem tudo. Fazer famÃlia, assim como ser cristão a sério, não é nada fácil.
Se queres educar um cidadão para viver em sociedade tem que ser na escola onde se convivém com diferentes modo de vida. Se cada pai resolver fazer o papel de escola teremos em breve uma torre de babel...creio que o.matador. Ara cruz estudava mais em casa, do que na escola.
Pondé, na sua acidez habitual escreveu "descentes" em vez de "decentes". Aparados os exageros, o texto é certeiro. O fato é que questões de educação e pedagogia são das mais complexas na sociedade, e que sim, a escola é mais do que "aprender a ler e a contar". Quem quer "homeschooling" ou é ultra-evangélico e pretende fazer a educação em casa por isso, ou é classe alta, e nem sabe o que quer fazer, e iria pagar alguém pra ensinar em casa o "anticomunismo"...
Resisto bravamente ao Ãmpeto de não ler o articulista, dado que entro com o pé esquerdo e esquerdista, e isso não favorece. Mas eu vou concordar com o tÃtulo e com o penúltimo parágrafo: bom-senso já seria uma grande coisa. Com a ressalva de que "engenharia" não ajuda nem em cursos de engenharia - neles, chama-se "as humanas" pra pensar processos de aprendizagem. Já ganhei dinheiro fazendo-o, Zeus seja louvado.
A Pandemia já deu exemplos de educação em casa, como os pais ficaram loucos, explicando e ajudando os filhos, quero ver como os pais vão fazer o Projeto PolÃtico Pedagógico, o PPP que é pedido no Homeschooling, convencer os filhos a fazer a Lição de casa, já é aquela novela, tem paÃses que tem esse sistema, mas também investem na Educação e nos alunos várias vezes mais.
pondé é bom demais, chega rasgando tudo kkkk
O que são instalações descentes?
São aquelas que possibilitam descer aos quintos dos infernos…
Ainda que desnecessariamente agressivo e um tanto impaciente na escrita, o autor do texto está correto e coerente na abordagem.
Esse cara escreve dando coice em todo mundo
Na Sede do TRE Pernambucano, por exemplo, uma servidora evangélica constantemente se gaba de, em casa, bater na boca do filho autista até sangrar. O TRE-PE é um ninho de cloroquiners anti-urna. Rola racismo, homofobia e humilhação de faxineiros. Eu, que fui coordenador numa pediatria de referência, me escandalizei ao saber que nem as crianças escapavam da maldade da Gá que, aliás, quase infectou o Ministro Luiz Edson Fachin com covid. Sabia disso, Ministro? Que feio para os desembargadores, né?
Aii Luizinho, finalmente escreves algo com algum préstimo. Parece um inteligentinho escrevendo, e veja, isso é um grande elogio que te faço. Escola em casa, seja uma casa canhota, destra ou centro, é uma lástima. Sobretudo porque retira das pessoas, especialmente crianças e adolescentes, a experiência social. Vamos para escola para estudar, mas támbem, talvez sobretudo, para aprendermos a rir, chorar, comer, xingar…
Nossa, o Pondé deve estar morrendo de orgulho pelo seu elogio. Ah sim, eu sou um daqueles "inteligentinhos" de esquerda que ele adora menosprezar.
O tal de homescooling, mesmo que fosse aprovado, seria para poucos. Quantos paÃs estão aptos para a alfabetização de crianças? Aprovar um negócio desses, sem um controle adequado, seria condenar crianças a um abismo com paÃs malucos.
Boa reflexão. MAM
A direita importou o homeschooling, o massacre nas escolas, a aquisição de fuzis e o a religião sem coração. A esquerda importou o progressismo identitário, que é tão chato que também mata. E o centro importou a obesidade. Grande irmão do norte!
Curiosamente, são justamente à queles que se dizem patriotas, cristãos e defensores da famÃlia que consideram professores agentes "comunistas" que querem doutrinar seus filhos. Nos últimos dias, soubemos que o atirador das duas escolas do EspÃrito Santo tinha sido tirado da escola por seu pai, um oficial de polÃcia (e obviamente patriota) e apologista de Mein Kampf nas redes sociais. Acho que isso já nos diz tudo a respeito de Homeschooling.
Pois é, Elcio, os fatos pipocando na nossa cara e ainda há quem considere "ponderar".
Pois é, Elcio, os fatos pipocando na nossa cara e ainda há quem considere "ponderar"....
Vale a pena um simples comentário: falar em "instalações descentes" seria a defesa de que os alunos entrariam pela parte alta da escola para chegar nas salas de aula, colocadas nos nÃveis inferiores do prédio?
Homeschooling implicaria em supor que os pais teriam pleno conhecimento em todas as disciplinas além de ter uma didática boa e no mÃnimo 5 horas por dia de tempo disponÃvel oara a criança. Quantos pais se encaixariam?
Também sou contra a escola em casa. Discordo entretanto de que não cabe profundidade nessa discussão. Não pelo autor que sempre fica num campo raso de afirmativas aleatórias. E também desconfio de um pseudo filósofo que escreva; "No caso, instalações descentes..." Nós precisamos de mentalidades e instalações decentes e ascendentes, além de boa "ponderação".
Concordo, Cláudia! A complexidade do processo de ensino aprendizagem requer muita profundidade! O autor, além disso, é um tanto ácido....
Concordo quando diz que: As escolas privadas são empresas submetidas ao mercado e a queda na natalidade. Os casais de classe média hoje optam por no máximo um filho ou não ter filho. As escolas cÃvico militares também ajudaram a reduzir o número de matriculados nas particulares porque os classes médias sabem que estas são mais estruturadas. E com milhões de desempregados, muitos foram obrigados a colocar seus tutelados nas escolas públicas.
Desconfia da educação sexual de crianças, e não desconfia de quem é contra tal educação? Por que o receio de alguns de que a criança conheça o próprio corpo?
Entre alguns acertos e erros do artigo, faltou falar da tendência da esmagadora maioria de docentes pelo esquerdismo e do direito dos pais de não ver seus filhos doutrinados.
Discordo. Há que se falar sim sobre a ideologia de esquerda, de centro e de direita, mostrando onda cada corrente erra e onde acerta na condução das polÃticas públicas brasileiras. F
... se assim fosse todos seriam esquerdistas ou comunistas por frequentarem ou terem frequentado as escolas regulares.
Rodrigo, nessa semana tivemos um exemplo do adolescente que atacou escolas no EspÃrito Santo. O pai, que tirou o garoto da escola, chegou a fazer apologia de Mein Kempf nas redes sociais. Então, de acordo com sua opinião, o pai estava certo em afastá-lo dos ensinamentos esquerdistas das escolas, e doutriná-lo de acordo com seus ideais, né?
E vamos alinhar as ideias, professor hoje é pobre ou classe média baixa, são extremanente mal remunerados. Nao tem porque serem de direita e defenderem a concentraçao de capital. Eles vêem muita coisa, sabem que a vida nao é simples como esse povo tfp acredita.
Se os pais nao se garantem contra o pseudo "esquerdismo"dos professores entao nao devem ter filhos. Porque esse é de longe o menor desafio que vao ter como pais.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Então releia com atenção que ele também citou essa suposta "doutrinação" nas escolas. Bom mesmo é ser doutrinado em casa para virar nazista.
Muitas vezes cabe ao Estado proteger as crianças dos próprios pais.
Pena que não protege quem realmente precisa... Que digam as crianças vÃtimas de est... dentro de casa, para dar apenas um exemplo.
O Estado faz isso muito bem em paÃses como a China
Pondé atacado, atirando para tudo quanto é lado. Dessa forma, algumas coisas ele acerta, especialmente no "antes de discutir homeschooling, deverÃamos ter todas as crianças com acesso à escola em primeiro lugar". Mas nesse tiroteio mental todo (em que critica direita, esquerda, escola pública, privada, universidade, professores, pais)... Sobra o quê? Esperar o meteoro vir?
Sobraria a inteligência, ou seja, no momento nada. Se o meteoro vier com matéria orgânica, tudo poderá recomeçar. Em geral o que recomeça se aperfeiçoa. Compare um Tiranossauro a um golpista de estrada, por exemplo. Ops! Errei. Piorou.
Boa reflexão! Conversa tola e improdutiva essa tal 'escola em casa'. Os pais não sabem ensinar os filhos a se comportar nas escolas e fora delas, não sabem ajudar a fazer as tarefas e NUNCA tem tempo participar de reuniões e atividades nas escolas. Simples assim!
Homeschooling tem um uso produtivo, que são pais com crianças com deficiências ou necessidades especiais. O resto, estatÃsticas nos EUA mostram que é coisa de fanático religioso que sabe que só vai conseguir manter os filhos no mundo de mentira com muita lavagem cerebral.
Muito bom!!!
Concordo com o Pondé de que a nossa direita obtusa adora exportar tudo dos EUA. Tudo, menos a democracia e a lealdade das forças armadas deles à constituição.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Sou contra a 'escola em casa' porque as famílias não estão com a bola toda Voltar
Comente este texto