Por quê? Economês em bom português > Política fiscal, de novo, nos desculpem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Precisa ser esclarecido o que é equilÃbrio fiscal. Equilibrar despesas com arrecadação? Como a gente faz na economia doméstica? Receita = Despesa? Comparar OGU com orçamento doméstico? O articulista, que pelo jeito quer esclarecer, logo favor fazer um artigo mostrando as fontes de receitas da União e as necessidades de gastos lembrando que gastos aqui equivale a despesas correntes e investimentos (educação, saúde, infraestrutura e recomposição do patrimônio etc).
Neste paÃs imperial q foi citado aà em um comentário da minha postagem o rei não é o governo, o rei é o capital e suas especulações financeiras q nada de útil trás para o povo. O governo é apenas o capataz. Qdo surge um presidente q fala em melhor distribuição de renda o rei e seus defensores apelam para o tal da contenção de gastos. Precisa é ser tributado de acordo o lucro destes especuladores ao longo de anos de favorecimentos.
É exatamente isso. Mas o monstro 'mercado' é o equivalente oposto do monstro 'comunismo'. Convencem incautos e nutrem desonestos intelectuais.
Os gastos tributários da ordem de 2% do PIB privilegiam endinheirados. Os ricos e super-ricos no Brasil vivem em paraÃso fiscal porque a tributação efetiva é inversamente proporcional à capacidade contributiva. Os lucros e dividendos distribuÃdos aos ricos e super-ricos não pagam um centavo de IR. O que você acha de receber UM BILHÃO de dividendos sem pagar IR e recolher IR a partir de R$ 1908,30? Nos desculpem! PolÃtica fiscal deve incluir endinheirados como contribuintes. Pelo menos uma vez!
Os gastos tributários segundo os dados de 2021 alcançariam mais de quatro por cento do PIB. As renúncias fiscais referentes aos ricos e super-ricos são responsáveis pela metade das benesses apropriadas pelo decil de Cima.
Tente imaginar, você, o volume tributário gerado para disponibilizar lucro de 1 bilhão. Tenha certeza que é maior do que o 1 bilhão ao qual vc se refere. Alheio isso, é absurdamente fácil fugir da tributação sobre retirada de lucros e dividendos. Basta não retirar e nem distribuir. Todas as aquisições e gastos passam a ser em nome da empresa, como já foi outrora. DaÃ, reduz o lucro operacional e a arrecadação tributária. Já foi assim até 1994. Empresários nada ganhavam e nada compravam.
O cidadão ai acha q somente ele entende de economia. O povo tem a sabedoria da economia real. A diferença é que o povo entende sim e tb de injustiça social q sofre. Esses "estudiosos" só sabem de teorias econômicas, já de povo não entendem nada
A sabedoria do bolsa famÃlia e do auxÃlio brasil, de jamais poupar e lançar-se ao consumo supérfluo sob o uso de todo e qualquer crédito disponÃvel, de endividar-se desenfreadamente comprando bobagens e crer que o pai governo é que tem de garantir o futuro de todos. Continuamos um paÃs imperial, cuja coisa pública é do rei. A única variação é que elegemos o rei e a corte a cada 4 anos, e a patuleia aplaude e espera os donativos. Exigir escola decente, nem pensar. Um diploma resolve.
Um texto que todos deveriam ler e reler até não restarem dúvidas sobre a importância do equilÃbrio fiscal.
Exatamente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Por quê? Economês em bom português > Política fiscal, de novo, nos desculpem Voltar
Comente este texto