Marcelo Viana > A matemática da bola da Copa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Seria a circunferência né? (não o diâmetro)
Há um equÃvoco no texto. Não é o diâmetro que deve valer entre 68 e 70 cm (que equivaleria aproximadamente a três palmos...), mas o "perÃmetro", medido em qualquer plano mediador que secciona a bola.
Essa de ter sempre o mesmo diâmetro e não ser uma esfera é incrÃvel. Afinal, em 2D, o controle de qualidade de uma barra redonda laminada é exatamente medir o diâmetro em todas as direções. Mas pelo que pesquisei, um triângulo com lados convenientemente arredondados passa no controle sem ter obviamente uma seção redonda!
A geometria supostamente teve sua origem no levantamento de terras. Os babilônios achavam que a circunferência de um cÃrculo era três vezes o diâmetro. Os gregos lidavam com a geometria de forma abstrata achando que seus teoremas eram absolutamente verdadeiros. Cantor em seu livro disse que os egÃpcios calcularam a área de um campo circular e chegaram perto de pi. Manter uma bola com o mesmo diâmetro em todas as direções é um desafio sabendo que dentro há ar.
Arquitas , de Tarento , tinha introduzido vários instrumentos para construir curvas e resolver problemas; porém Platão objetou a isso, dizendo que isso destruÃa o valor da geometria como um exercÃcio intelectual. Os geômetras gregos só usavam dois instrumentos: régua e compasso. Limitar o estudo da natureza a conjecturas filosóficas e não à observação experimental limitou a ciência grega.
Caro Hermes, Arquimedes usou três proposições para calcular o pi e provou geometricamente. Para demonstrar ele inscreveu e circunscreveu sobre o cÃrculo um polÃgono regular de noventa e seis lados e calculou seu perÃmetro e depois assumiu que a circunferência do cÃrculo está entre os dois polÃgonos, levando à avaliação aproximada de pi. Uma tarefa enorme para quem viveu duzentos anos antes de Cristo.
O número pi (3,1415926...) é uma fonte inesgotável de maravilhas. Os egÃpcios aproximavam-no por 22/7 (3,1428...) e os chineses chegaram mais próximos com a fração 355/113 (3,1415929...) mas foi o grego Arquimedes quem desenvolveu o primeiro algoritmo para seu cálculo. Assim como no futebol, o maior de todos os tempos é motivo de discussão na Matemática (Pelé ou Maradona, Gauss ou Euler?). Meu voto vai para Arquimedes que, com tão poucos recursos obteve resultados estupendos para sua época.
Ah, 'fessô, essa resposta é fácil: depende de quem fosse o patrocinador. Entre o nada e o tudo, há um "espaço matemático" de uns bilhões de dólares. Hahahahah! Como a FIFA demonstra cabalmente a intervalos regulares, cabalando gramas altÃssimas e negócios duvidosÃssimos pros membros do cabal, o que importa é o bÃzines. Nem precisa da Cabala pra explicar! Hahahahah!
Marcelo que prazer é ler tuas colunas. Espero “faminto” por elas. É gol de placa que estuda a rede. Por falar em rede taà outro equipamento do futebol que é composto por figurinhas geométricas. Marcelo além de teres alcançado a maior distinção mundial na matemática, ainda por cima, escreves com linguagem acessÃvel aos não matemáticos. Até a próxima. Show de bola.
Bola redonda, como a Terra, sempre é bom fazer notar. Terra plana, só no mapa, e com uma boa equação por detrás! Hahahahah!
Está certo, o diâmetro de 68 a 70 cm?
Para ter esse diâmetro, a bola seria de Pilates não de futebol.
Certamente não, rsrs. É o perÃmetro.... em qq seção de um plano mediador.
Verdade, hein, compadres? Passou batido. Fiquem de olho: já já corrigem, e fica debaixo do texto um "erramos". É só nos editoriais que a folha nunca erra. Hahahahah!
deve ser o perÃmetro
Pra pilates, sim. Mas isso não diminui o artigo do mestre Viana, né Fernando?...
Golaço de artigo! Que show de bola! Todos os artigos do professor Viana são ótimos, e esse, em especial, arrasou!!!
"Entre 68 e 70 centÃmetros" é o comprimento da circunferência da bola, e não o diâmetro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > A matemática da bola da Copa Voltar
Comente este texto