Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Um determinado populista pessoa física pode ser afastado, mas seus métodos de compra de votos prosperam. Por exemplo: os governos do PT se apoiaram no assistencialismo, o Bolsonaro o turbinou, e agora o Lula tem medo de voltar ao orçamento anterior do bolsa família (onde supostamente não havia fome). A competição entre populismos degrada o conceito republicano de que os cidadãos pagam pelo bem comum.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      quao oportuno é o bordao recorrente de Caco Antibes para a sua amada - "cala a boca Magda!"

  2. Marcos Benassi

    Óia, Dona Hermínia, mai bateu na trave, hein? As "forças democráticas" daqui, deram conta por muito pouco. A força do engodo bem feitinho, em dias como os que correm, não pode ser desprezada. O Luloverno não poderá relegar a educação básica a um segundo plano, sob pena de passar apertos futuros - e, para muito além "da esquerda" e seus projetos, ver fenecer o mero estado democrático de direito. Sabe-se lá com que dinheiro fazê-lo, mas não dá pra bobear, não. Maluqueza e acefalia tão sorta.

    Responda
  3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Obrigada pelo texto ótimo, Hermínia! Essa análise é um alento! Vou ousar complementar: a quantidade de pessoas que um populista, como o imbrochável, consegue mobilizar revela a quantidade de imbe cis de um país. O perigo é que a imbecilidade parece ser contagiosa, pq vem aumentando.

    Responda
  4. RICARDO BATISTA

    Que texto alvissareiro! E bem escrito, que assim seja. Escapamos por pouco, mas escapamos. Interessante que, muitos dos que querem romper a ordem, são justamente os vencedores. Vai ver acham que os outros é que têm direitos demais.

    Responda
  5. Tales Barros

    Não li o texto mas ose Que o Lula 3 prometeu sem plano mínimo, não for populismo, o que é então?

    Responda
    1. marilza abrahão

      Que confissão mais b*zarra. Não li, mas vou dar minha opinião, ou seja, birrento que nem aquele que está ainda no exercício da presidência.

    2. Marcos Benassi

      Nem que tivesse: cê num ia lê mêmo, uai. É Esperdíço!

    3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Leia o texto, e a definição de populismo, que tal? Isso que vc fez é a essência do negacionismo: não li e não concordo. Merece só um comentário: perdeu, mané, não enche!

  6. moacyr da Silva

    Que o bolsonarismo seja relegado e condenado de acordo com a lei.

    Responda