Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bruno Camacho

    Gaslighting também ajuda a entender a razão pela qual um certo senhor, eleito para presidente com a ajuda dos sábios da Folha, é considerado realmente como a alma mais honesta do Brasil. (por Maria José)

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Ah, Serjão, taí, encontrei-me: como neologista convicto, vou passar a contribuir com esse tipo de ação intelectual-populista. "Gaslighting"? Em versão pra exportação, é Bozofrenia. Síndrome coletiva de disfunção celebral. Outra, pode ser "Fartlightening", o acendimento de flatos, tipo o górpe que os Bozolóides de muro e a depuRuiva pede. Em brazuquês, Peidacendimento, aquela brincadeira de moleque quando consegue uma caixa de fórfi. Nada mais representativo. (Sem hífens escandindo, vai. Saco)

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Ah, Serjão, taí, encontrei-me: como neologista convicto, vou passar a contribuir com esse tipo de ação intelectual-populista. "Gaslighting"? Em versão pra exportação, é Bo-zo-fre-ni-a (a sençura vai achar muito hífen). Síndrome coletiva de disfunção celebral. Outra, pode ser "Fartlightening", o acendimento de flatos, tipo o górpe que os Bozolóides de muro e a depuRuiva pede. Em brazuquês, Peidacendimento, aquela brincadeira de moleque quando consegue uma caixa de fórfi. Nada mais representativo.

    Responda
  4. RICARDO BATISTA

    A palavra do ano, aqui no Brasil , despontou faz apenas um mês : "patriotário". Não gosto de ofender as pessoas, mas os caras não se ajudam. Tô começando a achar que eles estão gostando de chamar a atenção, mesmo que seja como bobos da corte. Vou renovar meu pedido : Lula, faça um grande favor à saúde mental desta nação e, assim que assumir, reabra os Bingos imediatamente!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E legalizemos os Juteiros! A utilidade pública é ampla, e quem quiser trabalhar aqui mesmo no Brasil, não precisa ir pra fora. E enche menas o saco da vizinhança do que bingo, suponho.

  5. Geraldo da Silva

    Se eu mostrar a alguém o meu texto que a fsp bloqueou, ninguém vai acreditar em mim.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, eu tive que tirar um monte de hífens, tava tão bonitinho... Mas hífen é muito subver-sivo-elos, deixa na mão d um mordomo de vampiro, dá em górpe. Um perigo! Hahahahah!

    2. Geraldo da Silva

      O ano q não terminou, já que este agora terminou muito bem.

    3. Geraldo da Silva

      Falo do ano de mil, novecentos e sessenta e oito, do jornalista Zuuennir Ventura

  6. Geraldo da Silva

    A palavra deste ano - pen drive - não é tão criativa quanto aquela do Zuenir para definir o ano de 1968, já que desta vez o ano terminou (e muito bem terminado). Vamos ver o que nos reserva o ano de 2023. Abs

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, é internacional, boa. Pode ser penisdrive também: quando o pensamento e as motivações vêm todas daquela tão desacreditada cabeça, a da fraquejada.