Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabiana Menezes

    Aqui não temos Apelo ao Legislador e Rosa Weber abriu a possibilidade de imprimir uma outra dinâmica, menos fisiológica e atrasada. A menos que queiram atuar para fortalecer Lira e preservarem o legado bolsonarista.

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    A corrupção e seu caráter nomádico, que pula de lá para cá sem nenhum esforço, que tem propriedades proliferantes e é grudenta e sedutora, tbém nos faz ficar alertas e espertos com o histórico nada recomendável do novo governo. Espero que o professor fique tão atento e denunciador, como foi com a página virada do governo Bolsonaro. (Claudia F.)

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Se a transparência é uma das bases legais do funcionalismo público, por que o Poder Judic° não se posicionou perante essa aberração chamada 'orçamento secreto'? De acordo c\ o texto, a ministra Rosa Weber pôs a bola na marca do pênalti, mas os ministros chutaram pra fora do gol. Afinal de contas, o corporativismo e a politicagem falam mais alto e, no jogo real, essas Farsas administrativas estão acima da Lei e da Constituição? Enquanto isso, a economia cobra 'austeridade' do futuro Presidente...

    Responda
  4. José Cardoso

    Não tem a ver com o STF. Quem faz e desfaz as leis é o legislativo. Se votamos em partidos e representantes que aprovam leis desse tipo não podemos reclamar depois. Esse assunto esteve no noticiário durante toda a campanha eleitoral, estava nas mãos dos eleitores votarem em partidos contrários a esse dispositivo.

    Responda
    1. J Lopes

      Podemos reclamar depois sim. Antes, durante, depois... A cada tempo com seu devido preço, mas reclamemos!

  5. Erivelto Pires Martins

    Mais um artigo/análise excelente, professor. Espero sinceramente que o pessoal do STF leia e reflita.

    Responda
  6. Andréia Chaieb

    Excelente! Que Rosa Weber se imponha! "Se alguém gritar "abaixo o ativismo judicial", esse alguém provavelmente está roubando. Ou não sabe do que fala."

    Responda
  7. Gil Almeida

    É a divisão do bolo seu estúpido. 80% do orçamento vai para os bolsos dos funcionários públicos e aposentados e 94% desse bolo já é fatiado antes de saber o seu tamanho. Isto é, sequestraram o Tesouro Nacional e dividiram o dinheiro do futuro. Enquanto metade da população vive na pobreza, milionários dos supersalários e mega aposentadorias investem o dinheiro do Tesouro nas suas contas, para receber os altíssimos juros da dívida que eles geraram para o país.

    Responda
  8. Julio Cesar Cabral

    Está tudo do min ado!!!!!!

    Responda
  9. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Tem um monte de coisa que interessa ao cidadão comum, mas a corte vai só enrolando. Exemplos: correção das perdas do FGTS, pedido da OAB para correção da tabela do IRPF e assim por diante. A justiça do Brasil é a mais preguiçosa do mundo!

    Responda
  10. Julio Cesar Cabral

    Está tudo dominado!!!!!!

    Responda
  11. Marcelo Albuquerque

    Ontem li uma matéria no o globo, que o tal orçamento será mantido, inclusive com o apoio do pt, mdb, que foi questionado por ambos.

    Responda
  12. Wil Prado

    Mais uma precisa e profunda análise do professor Conrado Hubner. O tal orçamento secreto (e se é secreto é suspeito) é, de fato, o maior escândalo de corrupção da História desse país. Denunciado pela imprensa, a ministra Rosa Weber, relatora do caso, agiu de pronto com dura liminar, infelizmente não acatada pelos seus pares. Agora, como presidenta do STF, confiamos que ela o coloque novamente em pauta.

    Responda
  13. Fernando Alves

    Louvável, mas inútil esse exército de um homem só tocar nas feridas uma vez por semana enquanto o VSF voz da Faria Lima ganha coluna todos os dias para apontar como único problema do Brasil aumentar o gasto para pagar o Bolsa Família.

    Responda
  14. José Felipe Ledur

    Senhor algoritmo: onde ficou meu comentário?

    Responda
  15. Amarildo Caetano

    Ótimo artigo .O orçamento secreto foi a maior compra de votos da história deste país .O povo é quem paga a conta

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      A corrupção é uma instituição no Brasil. E o mensalão? Foi o quê? Um presente dos deuses ou um modo de compra e venda de votos? Mas tem razão, quem paga a conta é sempre o povo. (Claudia F.)

    2. FLAVIO CALICHMAN

      Foi não, infelizmente ainda é

  16. raul neto

    Excelente artigo. Que seja lido por quem tenha o poder de mudar essa corrupção legalizada que é o orçamento secreto.

    Responda
  17. José Felipe Ledur

    Finanças "públicas" é o título da Constituição em que se encontram as normas orçamentárias. Ao ver o STF coonestar a maracutaia do Congresso que atende por orçamento secreto, a oração de Rui Barbosa ecoa; "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver se agigantarem os poderes dos maus (...)" , o cidadão passa a rir-se da honra e da honestidade.

    Responda
  18. armando moura

    O STF tem Alexandre de Moraes, Lewandosky mas também tem rosa do chocolate , barroso mané , fux o brasil, carmem alzheimer, Kaio cabra da covid, Anderson aleluia, tofolli colo de general, gilmar fala comigo. Por ora neste campeonato o Brail perde por 9 a 2. Se o cara quer ser um ministro da alta corte, esqueça dinheiro no bolso, esqueça whisk e my way. Coragem e Brasil na frente, senão vai fazer outra coisa. A grande maioria destes juizes não tem a menor grandeza para o posto que ocupam.

    Responda
  19. Rodrigo Gerolin Santana

    Enquanto essa máfia se apodera dos recursos públicos, sem um mínimo de transparência e eficiência nos gastos, a responsabilidade toda recai sobre a ponta dos serviços públicos e a "reforma administrativa" que atinge médicos, professores, enfermeiros, assistentes sociais, etc. passa a ser sempre a solução milagrosa para conter a "dívida pública", inclusive com endosso veemente nos editorias da própria FSP.

    Responda
  20. Wilton Santana

    Excelente!

    Responda
  21. Marcos Benassi

    Pois Zé, prof. Conrado "Dedo no'zóio" Hübner, bagúio lôko pacaramba. Mas não dá pra gente ficar na dependência de uma *única* instituição a todo tempo, né? Até porque, já vimos como o próprio STF pode ser frágil em suas decisões. Esse monstro "fisiológico" - pô, é até ofensa à fisiologia, à Filogênese em si: mó trabaiêra evolucionária pra isso? - tem que aprender a valer o que come, tenha dó. Mas é tarefa do Luloverno fortalecer os controles, ou nós retornaremos ao ponto de ruptura rapidim. Eita

    Responda
  22. Ivo Mutzenberg

    Perfeito o texto. Há uma grande omissão do STF nesta postergação do enfrentamento de tema politicamente sensível, mas cuja resolução em "prazo razoável" poderá restabelecer a transparência na aplicação desses recursos.

    Responda
  23. Ana Luisa de Carvalho

    Artigo corajoso! A inação do STF em temas essenciais para a democracia e equilíbrio entre os poderes normaliza práticas golpistas profundamente danosas.

    Responda
  24. Daniel Barbosa

    Angustiante saber de tudo isso e ver como a bandalheira fascista se faz santa, casta e pura... desesperador!

    Responda
  25. Amauri Costa

    E quanto às "deficiências" do STF, resta-nos como sociedade criticar este poder, de forma civilizada logicamente. Lembrando sempre que, se não fosse a atuação corajosa de um dos seus membros (Alexandre de Moraes), tenho dúvidas de onde estaria a república neste momento.

    Responda
  26. Amauri Costa

    Análise alicerçada em acuradas reportagens e também verificação pessoal aprofundada de fatos. Exemplo de alguém da academia para certos jornalistas que, às vezes, possuem certa preguiça em sair do "mundinho" das redações. Parabéns ao articulista que abrilhanta seu currículo por ter sido processado por Augusto Aras.

    Responda
  27. José Antônio

    Professor, muito bom o seu artigo. Touche!

    Responda
    1. José Antônio

      Touché!