Solange Srour > Erros que podem ser evitados são os piores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Agora eu quero ver a opinião da colunista sobre o governo implorando mais uma vez para estourar o teto de gastos para pagar despesas obrigatórias, como INSS e aposentadorias. Nunca se ouviu nenhuma crÃtica. Ela queria que continuasse assim: centenas de bilhões de benefÃcios para poucos empresários intocado. Dinheiro para despesas básicas sociais zerado. Essa é a única solução dada "pelo mercado"
Sessão pipoca aos macacos. Ela diz : a alta dos juros etc só foram revertidos quando ficou claro.. Sim , claro, quando ficou claro que a fome e a miséria já estavam de volta. Quanto a Coreia o papo eh outro, e ela mente. Ali interesses americanos na Asia eh que comandaram. Ela só propõe o "crescer o bolo pra repartir". O gado acredita. Desde criança (já sou velho) o pib cresce como foguete , e junto com ele a miséria.
Keynes observou que em casos bem especiais, quando a economia está em depressão e deflação como na década de 30, uma expansão de gastos públicos é positiva. Muitos de seus seguidores esquecem as condicionantes e ficam apenas com a conclusão. Por exemplo: numa situação inflacionária como a atual, e com o desemprego em queda, expansão de gastos públicos deve turbinar a inflação, prejudicando exatamente a base eleitoral do Lula.
Quando li a sinopse, achei que a articulista traria exemplos históricos concretos, dados e estatÃsticas. Ficou na ladainha de sempre e assim apenas contribui para que a discussão pública siga emperrada.
E quais seriam exemplos concretos de "focar na produtividade"? Reduzir burocracia? O que mais?
Tem pessoas que acham que ajudar os pobres fazendo dÃvida é solução. Isso nunca foi solução prá nada. Com essa providência os pobres, no médio prazo, vão virar miseráveis e os da classe média vão virar pobres. Simples assim. Tem que gastar só o que ganha e para ajudar os pobres tem que cortar despesas supérfluas.
Simples assim! Isso, soluções simples para problemas complexos. Simples e erradas.
Cada qual com seu pitaco! E lugar de milico é no quartel!
A pseudoneutralidade de um texto neoliberal em defesa de uma medida (o teto de gastos) que restringe o desenvolvimento. Me fale um paÃs que tenha um teto de gastos com regras tão rigorosas como esse que foi aprovado no governo ilegÃtimo de Michel Temer. Fora que o Bolsonaro furou o teto de gastos em R$ 795 bilhões em 4 anos e não vi tantos artigos de economistas consternados.
Falou tudo!
É só alguém pensar em fazer algo que vai beneficiar os mais pobres que o mercado entra em alvoroço. Por várias vezes foi furado o teste de gastos ano passado, e nada se falou. Outra coisa, será que o autor consegue me dizer quanto é a soma do Refis, da dÃvida das grandes empresas com a previdência, e quanto são as isenções fiscais que os amigos do rei têm? Se somarmos, daria o triplo do que está querendo para dar um pouco de alento a quem tá passando fome.
Até economistas da Escola de Chicago estão evitando cometer erros tão primários e graves como os cansativos repetecos deste artigo.
Ou seja, a economista precisa atualizar um pouco mais seus estudos.
O texto mistura alhos e bugalhos e põe o teto de gastos como Deus. Este teto foi criado pela ideologia neoliberal pra atender o mercado financeiro e deixar as polÃticas públicas por último - se sobrarem recursos
Banqueiros. Prioridade deles, a pobreza. Aumentar a pobreza. Sempre.
Temer/Meirelles criaram o teto q só passaria a valer no governo seguinte. Este, Bolsonaro/Guedes, furou o teto diversas e destruÃram todas as polÃticas públicas, mas o problema do nosso crescimento é o governo que nem se iniciou. Táokei?!
Não é o novo governo, mas sim o que será feito, doravante, com o equilÃbrio fiscal. O problema é o paÃs perdulário e imediatista que sempre foi, é, e pretende continuar sendo. Isso se inaugurou com D João VI e jamais foi interrompido.
Vamos à s falácias: 01 - bastava passar o processo de terceirização que aumentaria os empregos; 02 - com a reforma trabalhista o custo da mão de obra ia baixar e o empresariado ia investir à rodo, chegarÃamos ao desenvolvimento; 03 - Com a reforma (destruição) da previdência, para alguns economistas, sobraria até trilhões. Sejam mais honestos! Na sua opinião Brasileiros continuam passando fome e os empresários nadando em dinheiro público, para onde vai emendas de relator?
O que mais me incomoda neste texto é a falsa neutralidade, igual as polÃticas do paÃs onde fica a sede do banco q vc trabalha. Feita essa analogia pobre, do mesmo nÃvel das q aparecem no texto, o q está em jogo na PEC é a renda mÃnima de milhões de brasileiros e as condições q fazem ser necessário mudar a regra fiscal foram criadas neste atual governo, não no próximo.
Noção zero.
Só mais uma executiva de banco.
Falando a mais cristalina verdade.
Quem costuma estourar teto não é o PT...
Engano seu.
Excelente artigo. Traz a velha questão do cobertor furado do populismo, que resultará em estagflação, ao invés de foco na solução. E pensar que o desemprego estava diminuindo. O pior cego é aquele que não quer ver.
Exatamente. Mas a bomba atual foi armada por bozo e cia.
E petista lá aprende alguma coisa?
Aprende. Quem não aprende, e não entende, são os babalula. Aliás, tais quais os bababozo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Solange Srour > Erros que podem ser evitados são os piores Voltar
Comente este texto