Ilustrada > Entenda por que o hino do Brasil, com palavras afetadas, é tão complicado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A complexidade da letra mencionada na reportagem não existe. É só estudar um pouco. Ok, eu sei que tem muita gente preguiçosa. Mas não tem outra forma. Estudem.
Eu vou ser sincero. Eu me recuso a decorar aquela letra. Não faz o menor sentido e definitivamente estamos bem longe de sua pretensão de grandeza definida pela elite. Alguém na época estava preocupade com a alfabetização dos negros e com o racismo?
Talvez o autor tenha algum constrangimento com o Hino Nacional. Nunca conheci alguém que não amasse nosso Hino e tivesse orgulho dele. Alguns paÃses têm hinos bonitos, mas não leva a mal, o nosso é o mais lindo de todos.
A melodia é linda, sim, mas convenhamos, a letra é, mesmo, muito empolada e feia, exagerada, o pior do parnasianismo.
O famoso Ovirundu. Lula 3 vai aprovar uma PEC e vamos ter um hino novo executado pelo Olodum com a Bateria Verde e Rosa. Para a letra uma única exigência: apesar do nosso povo estar tão cansado não pode ter o verbo sentar.
O Hino Brasileiro é lindo; a primeira vez que ouvi a Fantasia Triunfal sobre o Hino, de Gottschalk foi em uma estação de rádio na Europa. Muita genre aqui não conhece e poucas vezes é executada. Cristina Ortiz tica lindamente . Está na rede. Lindo.
Toca
Na boa, é o hino com a melodia mais bonita do mundo! E pronto! A letra… é pra gente brincar com ela e com os erros que ela induz, que são muito engraçados. Como a gente adora rir de tudo, estamos no lucro!
Porque o autor da letra nasceu em 29 de abril e quem nasce nesse dia é um poeta nato. Ah, eu nasci! Aà quando elaborava parecer, ou peticionava, não tinha muito conhecimento e nem certeza do que escrevia. E colocava palavras difÃceis para que o leitor não prestasse atenção no conteúdo paupérrimoÂ…!
Neli, seus comentários são sempre muito oportunos e bons de ler!
Formidável! Dizia Aristóteles: " o homem se torna sábio quando começa a rir de si mesmo".
Sempre me surpreende o fato de que a maioria dos brasileiros não cantem o hino. Não o ensinam na escola?
Não acho o hino da França o mais bonito. Mas uma coisa tem ele ser ressaltada. O hino do Brasil não faz qualquer alusão à guerra, pujança ou garra do povo. Sempre foi um povo disperso em suas individualidades. E tudo é muito bonito!
O Hino é do Brasil e a bandeira é verde e amarela!! Viu pete bas
Bolsominion, os sÃmbolos nacionais são de todos nós e não podem ser sequestrados, apropriados, roubados, pervertidos e nem profanados como forame e são, por uma seita delirante que canta o hino para pneus e pede redenção a ETs. Seu mito pagará na Justiça por todo o mal que fez e todos os crimes que cometeu.
Cresça.
Julio: nesse rol se encontra O sangue de minha irmã caçula, Clemeci .
A bandeira está manchada para sempre de vermelho do sangue de mais de seiscentos e noventa mil cidadãos, vidas ceifadas pela negação, escarnecimento e negligência de um genocida!
as margens do Ipiranga continuam plácidas ?
PoluÃdas. Os prefeitos, inúteis, não despoluem o Riacho do Ipiranga.
Palavras que excluem o quê meu amigo, se o povão aprende pisadinha, aprende descer até o chão, porquê não pode aprender o Hino do seu PaÃs? Aff!
O hino brasileiro é reflexo do que foi e do que é o Brasil: um paÃs pensado para poucos. Elitista, excludente, segregador.
Sabe o que eu queria? Que houvesse uma ideia de união, de coletivo, de nação, de conjunto. Não vou cobrar de vc o conhecimento necessário para entender o parnasianismo e o caráter elitista do movimento. O Brasil foi construÃdo para ser de poucos e um hino que não é compreendido por uns 95 por cento da população, inclusive por vc, não é agregador. Não defendo a mudança do hino, mas uma leitura crÃtica. Mesmo isso é para poucos. Infelizmente.
Queria o quê? Sofrência?
Que tal reescrevê-la (perdão pela ênclise, péssimo hábito). Assim, nós pode cantá de segunda, de terça, sem se importá com as margem calma do Ipiranga. Isso se chama mutação linguÃstica ou encolhimento da massa cinzenta, conforme o gosto do cliente.
"Todo compositor clássico era um superprodutor de melodias, todas agradáveis, como a exigência do perÃodo. Nesse sentido, muitas pessoas preferem Haydn a Mozart.", de onde saiu essa bobagem?
Agora vão querer modificar o hino nacional? Eu, hein!
Palavras afetadas, não; palavras raras. O estilo do texto, sim, é afetado, pela abundância de palavras raras.
Nao se diz inversao de frase. Voz passiva seria melhor. Tão afeita aos parnasianos de então
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Entenda por que o hino do Brasil, com palavras afetadas, é tão complicado Voltar
Comente este texto