Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    o mmekketrefe d sempre em sua cruzada contra o “lulopetismo” – sua criação mais duradora; D revela ser pessimo analista advinho economista e humorista; desconhece q hoje a maioria d ambas as casas d parlamento é conservadora (para não dizer reacionária) e q não há partidos mas siglas onde uma massa d oportunistas se desloca permanentemente conforme negócios se oferecem; mesmo as sim exige programa d consenso e – aí o fulcro!- concessões na esfera econômica cont..

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      conclusao -sua desonestidade intelectual e rasa credibilidade escancaram quando rrosna q o “objetivo prioritário d novo governo é libertar-se ds amarras fiscais q limitam o gasto público e enterra o pró prio cadaver ao concluir q “trata-se d concluir, a qualquer cus to, o serviço conduzido pelo governo Bolsonaro’ e q LL precisa d golpistas nas ruas - equivalendo agua e oleo

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      cont - finge não saber q o único partido vertebrado é justamente o pt q por isso conseguiu enfrentar e combater (por enquanto) o fantasma d autoritarismo; o tal 3º caminho é a única via pra tirar o pais d paralização e caos mas o analista exige um “pt com forte influencia mas não a palavra final” – um clone um fantoche?

  2. Fernando Alves

    Quando era a aliança do Lira com o Bozo para destruir a constituição elaborada durante meses de amplas discussões com PECs inconstitucionais na calada da noite, com objetivo único de comprar votos para o Bozo, o Demétrio achava normal. Agora Lira virou o maior bandido do universo.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Eu li o Demétrio que escreve nesse jornal, participa da GloboNews. Não inventei ninguém. Quem pelo visto tem uma imagem idealizada dele é você

    2. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Não sei qual Demétrio você lê. Na verdade, não precisa ler, só mentir e inventar um Demétrio bolsonarista e lirista que nunca existiu.

  3. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Parece que o colunista ficaria satisfeito se houvesse maiores concessões em favor do liberalismo privatista que de qualquer maneira dependeria da capacidade de articulação do executivo no congresso para vingar. Por conta do quê? as urnas não pediram isso e quem ganhou prometeu o contrário.

    Responda
  4. Thales Arcoverde Treiger

    Fico me perguntando o que esperam de um governo Lula em termos de articulação política. Querem alguma espécie de suicidio político como protagonizado por Dilma? O Congresso eleito está ali. Não é possível fechar os olhos para isso e mesmo Lula disse isso inúmeras vezes com uma franqueza incomum.

    Responda
  5. Geraldo da Silva

    É isso. Quem sabe Safra.

    Responda
  6. Maria Lúcia Bergami

    Na Globonews, qdo vc está, n assisto.

    Responda
  7. Maria Lúcia Bergami

    Só falta esse comentário. Perdeu, mané. Não amola. Só o fato de vc desgostar tanto da única saída democrática, mostra que vc, tranquilamente, a pretexto do ódio estampado nas entranhas de sua face, torce para a derrocada do Brasil.

    Responda
    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Demétrio não é um torcedor. Não é para isso que ele lê e estuda. Mas para fazer análises políticas a partir de princípios republicanos que são os dele, princípios que transparecem nos seus textos. Ele não é detentor da verdade. Quem é? Ele argumenta, todavia, com coerência.

  8. Eduardo Giuliani

    Não concordo. Ponho fé no Lula Janja. Melhor equipe de governo q já tivemos nos últimos 40 anos. Juros serão reduzidos e teremos 1 trilhão de poupança fiscal p investimentos. Crescimento mínimo de 5 porcento em 23.

    Responda
  9. Mario Donizete Pelissaro

    Ao contrario do q diz o autor, o governo Lula será sim de "frente ampla", o grupo de transição mostra isso. Tem gente lá, de todos os matizes ideologicos e partidarios, ajudando a compor um plano plural de governo. O plano de governo está em franca construção. Só não vê quem quer. E outra, prá governar tem q se "pisar em terreno putrido", sim. Menos mal, q no caso de Lula, tem muita gente p não deixá-lo afundar. É preciso torcer p o sucesso desse governo. Disso depende a manutenção da democraciq

    Responda
    1. CLAUDIA ROVERI

      Concordo Mário. Lula e seus aliados estão assumindo uma máquina pública desmontada e com um Congresso eleito com base no sequestro do orçamento público. A mudança tem de começar de algum lugar.

  10. José Cardoso

    Olhando pelo lado bom, a competição pela compra de votos, que terminou com a vitória do Lula por pequena margem, é bem melhor que uma guerra civil. Está longe de ser o melhor dos mundos que se possa imaginar, mas talvez seja o melhor dos mundos possíveis.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      Caco antibes diria com a enfase que lhe era marca registrada: "cala a boca magda!"

    2. Geraldo da Silva

      Falou o Dr. Pangloss

  11. José De Almeida Soares

    Será que essa chamada "extrema direita" deve ser levada tão a sério assim? Penso que o futuro da democracia no Brasil depende mais de uma justiça que puna os reais criminosos.

    Responda
  12. Roberto Ferreira

    O articulista com seu viés esquerdista de sempre, afirma que a direita nas eleições atuou de forma golpista . Como assim, o golpe não foi da esquerda apoiada pela imprensa , ( Globo, FSP , Estadão , Veja etc) e acrescente-se o apoio por vezes nem velado foi da justiça ( STF , TSE)

    Responda
  13. NACIB HETTI

    O articulista quis apenas dizer que haverá uma grande reunião em torno do cofre.

    Responda
  14. Peter Janos Wechsler

    Detrito se de várias procedências se juntando para formar um grande lixão.

    Responda
  15. Luís Bustamante

    Demétrio Magnoli busca engajamento com polêmicas fajutas. Para isso, lança mão de uma agressividade que beira o histrionismo, mas que ele tenta lustrar com falsa erudição que encontra em publicações da direita norte-americana que ainda não descambou para a alt-right. Tudo isso porque a Academia Brasileira nunca o levou a sério. Lembra um certo Olavo...

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Rancor confesso.

  16. Nilton Silva

    Caro colunista: Lula, centrão e quem mais vier. É o que temos pra hoje. Se a Inglaterra, velhona, está com dificuldades pra formar um governo, aqui nos trópicos, no pós-guerra contra os golpistas, exigir demais do presidente eleito é, no mínimo, desonestidade intelectual.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      Concordo plenamente e acrescento: Ainda bem que temos no cenario politico uma pessoa capaz de agupar e unir politicos de diferentes matizes ideologicas e partidarias e de liderar e conduzir este país à normalidade. É preciso torcer para q esse governo dê certo

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Interessante ... é desonesto exigir honestidade.

  17. Marcos Benassi

    [Oh, Santa Sençura Folhotrônica, tende piedade dos debatedores. Vosso cuidado extremo seja feito, a despeito de nossa vontade, assim na Ágora como no Olimpo dos inzecutivos da phôia. O "não" nosso de cada dia, nos dai vários, assim como nós a mandamos à Herda. Amém.]

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Demétrio, prezado, não se pode desqualificar sua crítica, porque contém elementos relevantes; todavia, pode-se requalificá-la - e deve-se fazê-lo, para que ela assuma seu devido lugar: ao não ser ingênua, o que é meritório, tornou-se rabugenta e pessimista. Se tal "programa político" fôra desenvolvido e aceito pelos pares, creio que o autor o chamaria de enganosamente progressista ou falaciosamente liberal. Donde concluo que é bastante fácil criticar quando não se é responsável por nada.

    Responda
  19. Valdir Teixeira da Silva

    As pessoas querem um governo limpinho e cheiroso dentro de um sistema político sujo e podre, isso me parece impossível.

    Responda
  20. Marcus Salmeron

    E qual a outra saída? A política é a arte do possível dentro, muitas vezes, diante de situações quase impossíveis. O que você sugere em troca, Demétrio?

    Responda
  21. JOS EUST QUIO DOS SANTOS

    Estelionato eleitoral a vista, aguardemos!. ,

    Responda
  22. Alberto A Neto

    "Vence o sistema de Babilônia e o garção de costeleta", diria Oswald. "O novo é o mesmo" dirá FHC. Hoje a novidade da mesmice deu no beco sem saída. Vale-tudo para remover os filhotes da ditadura que dominaram os centros de decisão a reboque do anti-lulo-petismo em 2018. Acaba-se justificando a picaretagem institucionalizada. Lula III termina bem? Talvez, mas há maus sinais. Uma certeza absoluta é sobrar cerveja e picanha aos homens de Lira. Servidas pelo "novo garção" do Alvorada em 2023.

    Responda
  23. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Vai ser um boi morto com os urubus disputando a carniça

    Responda
  24. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    No decorrer do próximo governo, o pragmatismo político(jogo de interesses) se mostrará em toda sua crueza

    Responda
  25. Geilson Silva

    Faltou a consideração de que um comando hígido, competente, obrador, pode fazer toda a diferença. É melhor o Lula negociar com o Centrão que sentar no colo dele como fazia o outro.

    Responda
  26. José Bueno

    E quem faria melhor do que Lula, nas circunstâncias atuais?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Creio que, exceto o bozo, qualquer outro seria e faria melhor do que lula.

  27. PAULO CURY

    vão ser duro para a classe média os próximos 4 anos, os pobres bem o mal terão suas bolsas mantidas, os ricos estão se lixando e nós, classe média vamos pagar a conta com inflação e juros altos, isto se não vier outro escândalo quando os cargos acabarem e o centrão continuar faminto. não sei ae desprezo mais o bolsonaro ou o lula

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E mau, péssimo sinal, a dúvida expressa acerca do desprezo. Dado o histórico de incúria criminosa do Bozoverno, e o fato de que o Luloverno não começou, levanta-se dúvida secundária e mais relevante, acerca da primeira: somente má-vontade ou gritante mau-caráter (à semelhança do Bozolino)?

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Recém agora você entendeu que os ricos estão pouco se lixando para a classe média? A história brasileira é sempre a mesma. O andar de cima usa e abusa da classe média que insiste em não entender que só existem duas classes: a trabalhadora e a patronal. Meritocracia sem oportunidade igual na saída é um lema para inglês ver.

  28. Márcio Pella

    Bolsonaro é um fraco. Está há um mês desaparecido com rabo entre as pernas com medo de enfrentar a derrota. Engole o choro e seja ho Mem.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sinceramente, parece-me expectativa excessiva. Que seja o rato de hábito, e suma-se o mais celeremente possível!