Muniz Sodre > A epifania de um gol Voltar
Comente este texto
Leia Mais
MagnÃfico texto .Espelha a manifestação solar daquele gol eterno ,confirmando as melhores esperanças !
Muito bom o texto! Mas é o seguinte : se o Brasil ganhar a Copa, esse gol vai ser decantado por décadas. Como aquele do Branco na conquista do tetra. Se o Brasil não ganhar, vai ser só um gol bonito, do jogador que fazia aquela dança um tanto ridÃcula.
E o gol de Camarões? Aguardo pelo significado...
Vai ter que perguntar para algum escritor camaronês. Para mim, significado de luta e esperança até o apito final.
Richarlison entrou aos 25, quase de bicicleta, nos livros de História (das copas, pelo meno) nos quais normalmente conhecemos gente morta. E subjaz ao gol o contexto ditatorial e explorador do trabalho. Os prédios magnÃficos são como alambrados invertidos: dentro, no ar-condicionado, sorvendo banquetes, olhando pelas fachadas de vidro, quem assiste, fora aqueles que trabalham. E a distância entre esses dois lugares de classes sociais são tão intransponÃveis como a da arquibancada ao gramado.
É, sêo Muniz, poético texto a nos lembrar de nossa potência voleativa e goleatória. Da capacidade brazucalegre, do Ãmpeto criativo, muito além dos criacionismos que nos querem fazer deglutir. A divina Eironeia, a incerta e volúvel Vvvaaca Grega, tá sempre pelaÃ, no contraste entre a luxúria alegre do gol e o deprimente desaparecimento do Bozo - não obstante a alegria de tê-lo calado, imensa. Mas os sinais de fumaça negra do conclave BozolÃnico são inequÃvocos: sem Papa, ainda assim poluirão-nos.
Politizaram o gol. RidÃculo. A última frase é sintomática dessa percepção. Submete a brasilidade e até todo o esforço e tudo o mais envolvido por mais uma conquista a esse ideário que, no fundo, é partidário. RidÃculo e medÃocre.
Até o inÃcio da Copa vc usava camisa da Seleção?
O gol de Richarlisson não foi politizado pelo escritor, caro leitor! Qualquer leitura --não enviesada, do texto revela do que se trata: Poesia. Poético foi o movimento do jogador, assim como poética é a visão de quem percebe a coincidência, porque não dizer, coerência, de gestos do cidadão e do jogador. Bravo, Richarlisson! Perfeito, Muniz Sodré!
Há há há…
Discordarei por completo, todavia somente sobre uma parte: "ideário partidário", só na descuidada epiderme; no fundo, nos nervos e músculos, polÃtico. RidÃocre e medÃculo.
BelÃssimo texto.
Lindo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > A epifania de um gol Voltar
Comente este texto