Comentários para:

A epifania de um gol

VER COMENTÁRIOS EM Muniz Sodre

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tarso da Cunha Lopes Virmond

    Magnífico texto .Espelha a manifestação solar daquele gol eterno ,confirmando as melhores esperanças !

    Responda
  2. RICARDO BATISTA

    Muito bom o texto! Mas é o seguinte : se o Brasil ganhar a Copa, esse gol vai ser decantado por décadas. Como aquele do Branco na conquista do tetra. Se o Brasil não ganhar, vai ser só um gol bonito, do jogador que fazia aquela dança um tanto ridícula.

    Responda
  3. José Cardoso

    E o gol de Camarões? Aguardo pelo significado...

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Vai ter que perguntar para algum escritor camaronês. Para mim, significado de luta e esperança até o apito final.

  4. Enir Antonio Carradore

    Richarlison entrou aos 25, quase de bicicleta, nos livros de História (das copas, pelo meno) nos quais normalmente conhecemos gente morta. E subjaz ao gol o contexto ditatorial e explorador do trabalho. Os prédios magníficos são como alambrados invertidos: dentro, no ar-condicionado, sorvendo banquetes, olhando pelas fachadas de vidro, quem assiste, fora aqueles que trabalham. E a distância entre esses dois lugares de classes sociais são tão intransponíveis como a da arquibancada ao gramado.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    É, sêo Muniz, poético texto a nos lembrar de nossa potência voleativa e goleatória. Da capacidade brazucalegre, do ímpeto criativo, muito além dos criacionismos que nos querem fazer deglutir. A divina Eironeia, a incerta e volúvel Vvvaaca Grega, tá sempre pelaí, no contraste entre a luxúria alegre do gol e o deprimente desaparecimento do Bozo - não obstante a alegria de tê-lo calado, imensa. Mas os sinais de fumaça negra do conclave Bozolínico são inequívocos: sem Papa, ainda assim poluirão-nos.

    Responda
  6. Daniel Nunes

    Politizaram o gol. Ridículo. A última frase é sintomática dessa percepção. Submete a brasilidade e até todo o esforço e tudo o mais envolvido por mais uma conquista a esse ideário que, no fundo, é partidário. Ridículo e medíocre.

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Até o início da Copa vc usava camisa da Seleção?

    2. Jaqueline Mendes de Oliveira

      O gol de Richarlisson não foi politizado pelo escritor, caro leitor! Qualquer leitura --não enviesada, do texto revela do que se trata: Poesia. Poético foi o movimento do jogador, assim como poética é a visão de quem percebe a coincidência, porque não dizer, coerência, de gestos do cidadão e do jogador. Bravo, Richarlisson! Perfeito, Muniz Sodré!

    3. marilza abrahão

      Há há há…

    4. Marcos Benassi

      Discordarei por completo, todavia somente sobre uma parte: "ideário partidário", só na descuidada epiderme; no fundo, nos nervos e músculos, político. Ridíocre e medículo.

  7. Amador Lima

    Belíssimo texto.

    Responda
  8. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

    Lindo

    Responda