Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Seríssima questão: o que se quer nesse país? Qual o objetivo de um governo que se diga democrático? É o de concentrar riqueza em pequenos estratos populacionais, a partir da exploração de recursos públicos, como a água subterrânea e a floresta (derrubada)? Tão explicados os caminhonaços e outros golpismos... Política? Nada, é bolso mesmo.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Retrocedemos meu caro Benassi e estamos mais parecidos com o Brasil da República Velha, o câmbio e o saque das riquezas naturais do país dão suporte ao enriquecimento das familicias rurais, não sem devastar e matar os nativos, isso explica o fôlego dos protestos financiados pela escória da parte "nova" da classe que vive de sugar o sangue alheio!

  2. Hugo Oliveira

    E a FSP fazendo histeria diária porque o governo Lula quer colocar o pobre no orçamento...vergonha !

    Responda
  3. José Antônio

    Governo-camisa-amarela, um governo em prol dos milionários.

    Responda
  4. Beckenbauer Souza Simas

    Lula aumentou a classe média e Bolsonaro aumentou os milionários e a miséria.

    Responda
  5. Geraldo Junior

    Cada vez que alguém se torna milionário, significa que ele ao criar riqueza também criou emprego e renda para alguns milhares que não são tão eficientes ou inteligentes em subir pelo esforço. Como disse Deng Xiaping: - Enriquecer é virtuoso!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Voce escreveu que milhares não sobem pelo proprio esforço porque "não são tão eficientes ou inteligentes" mas isso não é verdade, milhares ou milhões não saem da pobreza extrema porque não tem acesso à eletricidade,água encanada, esgoto,casa, cuidados médicos, escolas públicas boas e oportunidades. Eu sai da pobreza porque nasci e cresci em uma cidade que tinha tudo isso e tive a oportunidade de estudar.

    2. Hugo Oliveira

      Infelizmente, vc não entendeu a reportagem. No caso brasileiro, não se trata de distribuir riqueza, mas de concentrar. Isso fica evidente pela quantidade assimétrica dos que subiram e dos que caíram. Para sua teoria ser verdade no Brasil, não poderia haver tantos miseráveis assim.

  6. Beckenbauer Souza Simas

    Lula aumentou a classe média e Bolsonaro aumentou os milionários e a miséria.

    Responda
  7. Marina Gutierrez

    O Brasil precisa de uma Economia que produza "uma maré crescente que levante todos os barcos" não apenas iates e lanchas . A frase entre aspas é antiga e não é de minha autoria.

    Responda
  8. andre pedrosa

    É assim que se mede a miséria do país, aumento dos milionários e o aumento da pobreza de uma vez só...essa é a filosofia da maldita direita conservadora...

    Responda
  9. Ailton Alipio Alipio

    Está na hora do agro começar a pagar os seus impostos e investir no mercado interno.

    Responda
  10. AILTON SOUZA

    Pergunto: alguém vê povo pobre em frente aos quartéis implorando por golpe?

    Responda
  11. Antônio Carlos de Paula

    Mais quatro anos de governo Bolsonaro seria a extinção total do povo pobre brasileiro, pela fome e miséria. Esse malandro nunca fez nada para mudar essa situação.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Antonio Carlos De Paula: Os milionários não querem a extinção dos pobres pois se esses não existirem, quem vai limpar, lavar, passar, cosinhar e cuidar das crianças deles.

  12. Luiz Antonio Ferretti

    Os números de pobres e ricos são recordes em todos os governos. Fruto das desigualdades e colocando o dedo na ferida, vamos fazer conta como aparecem um e outro? Governos que só fazem fru-fru, em 2023 começa outro.

    Responda
  13. Luiz Bartolotti Bartolotti

    O Agro e’ cruel , desmata , descrimina e sonega são os melhores amigos do presidente que não se preocupa com a vida e o desmatamento , vide o amor que nutrem pelo genocid@.

    Responda
  14. João Francisco dos Santos

    O sucesso do agro hoje é fruto da expulsão dos pequenos proprietários de suas terras hoje desmatadas. Foram para as periferias das cidades onde não há emprego. O agro produz bastante mas exporta tudo. Não há regulação de mercado, muito menos uma tributação equânime dos lucros. Aí essa concentração absurda de riqueza nas contas de poucos.

    Responda
  15. FRANCISCO A GARRES

    sempre falei que esse merda do bozo tirou dos pobres e dei pro ricos safafdo

    Responda
  16. Vilson Buss

    Coincidentemente são os estados que não são governados pela esquerda , tem os melhores níveis de emprego e menos pobreza, algo semelhante acontece na China e EUA, produzir riqueza è produzir empregos , renda…, o agronegócio, transformou o interior de boa parte deste Brasil…, coincidentemente não desenvolve riqueza e progresso onde è governado pela esquerda…. , triste…

    Responda
    1. Said Ahmed

      Reaganomics (''trickle down'') é uma falácia, é um ''Robin Hood'' ao contrário, que tira dos pobres para dar aos ricos. A reportagem é bem clara, aumentou a quantidade de milionários mas aumentou muito mais ainda a quantidade de pobres.

    2. José Tarcísio Aguilar

      Buss, corre comprar um jet-ski, aproveita que o imposto desse item de primeira necessidade está zerado. Talvez essa política social tenha mudanças ano que vem.

    3. Eliana Kling

      Tá, conta outra!

  17. Sandra Maciel

    Vergonhoso, enquanto metade do país morre de fome.

    Responda
  18. Marcelo Gonçalves

    Comentar um artigo sem que ele evidencie os verdadeiros responsáveis pela disparidade social do Brasil é difícil. O número de milionários aumentou, como também aumentou de forma grandiosa a pobreza, ou seja, os miseráveis aumentou muito mais que os milionários. A justificativa para essa disparidade no Brasil, é a política neo-ultra-liberal adotada por esse governo, na era Guedes, uma escola de Chicago que ficou obsoleta na década de 1980, que foi imposta aos brasileiros, sem dó e piedade.

    Responda
  19. Rubens gonçalves

    A maioria dos milionários ligados ao submundo do crime.

    Responda
  20. Antonio filho

    Prova incontestável de que a Lei não é para todas e todos. Se fossem pobres e pretos já teriam sido enquadrados no rigor da Lei. Mas são brancos e ricos e por isso estão há mais de 30 dias exigindo que as “ forças armadas tomem o Brasil “, ou seja deem o golpe militar e implantem a ditadura militar com o Jair no comando por mais quatro anos . Isso é crime? Sim . Conforme a Constituição Federal ou seja crime federal . Mas são presos? Não. A Lei NÃO é para todos e todas mas para preto e pobre

    Responda
  21. Marcelo Santana

    Tenho nível universitário, com doutorado e tenho amigos em diversos estratos sociais. Muitos desses amigos votaram em Bolsonaro e continuam acreditando que ele é a última bala do pacote, mesmo assim, nenhum deles ficou milionário. Sendo assim, acho que eles gostam mesmo é de sofrer ou sonham em ser milionários até o fim do século. Pena que até lá com Bolsonaro não existiria país, para mais ninguém.

    Responda
  22. JAILSON DE BEZERRA

    Está explicado o porquê desse pessoal querer intervenção militar. São um bando de gente sem escrúpulos que se deu bem fazendo do país uma fonte de renda, explorada ao máximo pelo fa$cismo. O empresariado e o mal agro brasileiro são uma vergonha. E esse ser que ficou quatro anos infernizando nossas vidas, os beneficiou ao máximo às custas da pobreza e dos desvios de recurso da educação e da cultura. Espero que no futuro essa excrescência não volte jamais.

    Responda
  23. Maurício Alves

    Bateu tanto no povo brasileiro que deu até síndrome de Estocolmo em cerca de 57 milhões. Daqui uns meses, quando se curarem da síndrome, vão ver a m.... que fizeram. Graças a Deus esse pesadelo acabou.

    Responda
    1. João Francisco dos Santos

      Perfeito!

  24. Alex Sgobin

    Mesmo para o mais sorna do povo isso deveria deixar claro que o "governo" Bolsonaro veio com um único propósito: encher os cofres do grande capital, ou seja, dar ainda mais pérolas aos porcos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Alex Sgobin. concordo com seu comentário, mas usar a expressao " dar pérolas aos porcos" não se enquadra nessa situação .

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Vc não entendeu. A coisa começou com o golpe na Dilma. E o objetivo do golpe era exatamente essa política neo liberal (Guedes ainda queria ultra). O náufrago bestunto foi usado pra isso, e se valeu disso pra viver o sonho do poder efêmero.

  25. Carlos Lima

    Diante de tudo isso, o agro bem que podia pagar um impostinho. Acho que não é ruim dar incentivo a quem exporta, mas isso está visivelmente descalibrado. Uma coisinha pouca já está muito bom.

    Responda
    1. João Francisco dos Santos

      Bem isso. Desmata, produz bastante, exporta tudo e enche os bolsos de poucos. Precisa contribuir para minorar a miséria do povo. Isso se chama Naçào.

  26. João carlos Gonçalves de souza

    O governo Bolsonaro foi tão ruim em todos os setores , que qualquer um que fosse eleito e mesmo não fazendo nada de anormal seria um excelente governo .

    Responda
  27. Alexandre Pereira

    Vale a pena assistir o vídeo de Glen Greenwald a respeito do Tweeter e desinformação para entender esse tipo de reportagem reducionista. Falta de inspiração ou de tinta?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Marcelo, como diz um amigo meu, simplesmente apontar autores é uma argumentação pobre, que normalmente indica baixa compreensão do tema. Reduzir a crítica ao conveniente, também. Falar de novos milionários chega a ser indecente sem falar das castas trespoderistas e demais problemas criados pelos nossos amos e senhores. Mas não se preocupe, vai piorar. Na fila para pagar a conta, os de sempre.

    2. Marcelo Santana

      Para entender este tipo de reportagem te aconselho duas fontes: a auditora Maria Lucia Fatorelli da Auditoria Cidadã da Dívida e o livro A era do capital improdutivo do Prof Ladislau Dowbor.

  28. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Aumento da desigualdade no governo bolsonaro, afinal foi para isso que ele foi eleito, com discurso conservador para se eleger e o projeto de governo era dar mais para quem tem muito e retirar dos que tem menos, a aliança que ele fez foram com a elite mais atrasada, apoiou o desmatamento dos grileiros, madeireiros e garimpeiros ilegais, agrogrilagem de baixa produtividade na região Amazônica. Aliança com varejistas de baixo índice de remuneração salarial e favoreceu modal logístico mais custoso.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Agravou a desigualdade isentando de impostos jetski, armas e outros supérfluos de alto valor. Em vez de promover a reforma tributária no Congresso preferiu dar subsídios a combustíveis fósseis para tentar a reeleição, não conseguiu. Um completo projeto de um governo de total incompetência e retirando recursos em que realmente importa, educação, saúde, meio ambiente, infraestrutura entre outras.

  29. Eduardo Freitas

    Tenho certeza que fiquei mais pobre.

    Responda
  30. Jane Santos

    Ótimo para alguns e muito ruim para para a maioria. O povo ficou sem educação, saúde, segurança cultura e por aí vai. Pior não deve ficar.

    Responda