Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guilherme Nobre Souto

    Sou capaz de apostar que esse cara terá o minimo de problema, pois se ele for chamado a responsabilidade, muito dos avanços neoliberais que foram contemplados no período dele, terá chance de ser observados de perto, enfim, penso que teremos sim, um grande acordão.

    Responda
  2. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Ótima a piada de abertura! Só não é melhor do que aquela da família que, acostumada a comprar mansões e outros imóveis em dinheiro vivo, teve de comprar a prestação uma passagem para o Qatar, para cumprir a nobre missão de alertar o mundo sobre a injustiça que as urnas cometeram!

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Não se esqueçam que a Comissão da Verdade é um dos motivos que despertou a fúria dessa gente que vive de nossos impostos, mas se acha acima das Leis e da Constituição. Se não houver processos legítimos que respeitem os trâmites legais, como podemos confiar no Estado de Direito desta terra de espalhafatos?

    Responda
  4. Alberto A Neto

    O Brasil é o país emblemático das "conciliações pelo alto". Agora passou a ser da "conciliação de alto a baixo". Icônica da "mudança" é a repetição da mesmice renovada que o sociólogo FHC definia: "o novo é o mesmo". Vale-tudo na busca do número calculado pelo deputado Lula:"300"! Os "300" passaram à "maioria qualificada". Machado lembra Luís Inácio III do Conto de Natal: "Mudou o Natal ou mudei eu". Luís Inácio, o III, é a "nova" rainha do Esquadrão de Lira II. A anistia será branca e tácita!

    Responda
    1. Jose Roberto de França

      É isso mesmo Alberto. O Lulinha paz e amor é "nova rainha do Esquadrão de Lira II." Lamentável.

  5. ROGERIO DA SILVA COUTO

    Sem anistia pra esse povo.

    Responda
  6. Emerson dos Santos

    A Lei de Anistia resultou no Bolsonaro e seus asceclas alucinadas. Quando então parlamentar defendeu a Ditadura Civil-Militar (1964-85) e a morte de mais 30 mil, começando pelo presidente da época, e ninguém se indignou a ponto de cassar o seu mandato. Depois homenageou Brilhante Ustra, no voto contra Dilma, e novamente, nada foi feito. A barbárie foi normalizada. O resto é história...

    Responda
  7. Ricardo Grande Alves

    Se anistiar Bolsonaro, o Lula se desmoraliza com quem o elegeu. E essa turma volta com tudo antes das eleições de 2026.

    Responda
  8. roberto oliveira melo filho

    Podia mencionar quem são os "aliados poderosos" Caso contrário, ter-se-á a ligeira impressão de que o país não tem mesmo jeito. Palhaços, golpistas e militares, além de políticos e empresários, todos sob o "império das leis", que, como bem sabemos, é sempre seletiva entre nós. Os arranjos sempre estão na pauta, e boa parte da imprensa faz "ouvido de mercador". De uma forma geral, não temos estatura ética, tampouco intelectual, para agir de forma diferente...

    Responda
  9. ROSA MARIA

    Complementando: em casa!!!

    Responda
  10. ROSA MARIA

    Não chame o povo de palhaço e golpista Celso Antônio de Barros. Produza algo que preste, ou assista aos jogos da copa.

    Responda
    1. Ricardo Grande Alves

      Palhaço é quem está pedindo golpe

    2. Luis Nascentes

      Não é o povo brasileiro, só os idiotas sem noção que ficam na porta de quartel fazendo apologia ao crime para proteger os bandidos naros

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ele nao chamou o povo de palhaço. E sim quem está pedindo ajuda aos Et's.

  11. Marcelo Albuquerque

    Enquanto o Brasil estiver sob a mão de governos populistas e imprensa demagoga, sempre seremos o país do futuro.

    Responda
  12. Edson José Neves Júnior

    Cadeia nele e nos filhos. Bandido bom é bandido preso.

    Responda
  13. LUIZ CARLOS LUJUES

    Um texto surpreendente, o qual assino embaixo. Surpreendente porque não vejo ninguém escrever o que acabo de ler. Até parece que o Bolsonaro não se voltou contra a vacina e a máscara, ou então, tinha razão em menosprezar a vacina e a máscara. É bom saber que ainda existe gente que não esqueceu o que aconteceu.

    Responda
  14. Gilberto P Santos

    Se algo restou destes longos e intermináveis quatro anos foi a constatação de que esta ainda frágil democracia precisa aperfeiçoar seus mecanismos para evitar que agentes políticos sirvam-se do poder para empreender projetos que visem interesses exclusivamente pessoais.

    Responda
  15. André Costantin

    Também espero não estar mais vivo para ver o retorno desses mortos-vivos da ditadura. O Brasil é um país covarde.

    Responda
  16. Lourenço Faria Costa

    Isso deve ser aplicado também a Augusto Aras e Lindora Araújo.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Não a anistia, mas a imputação de crimes.

  17. Fábio Nascimento

    O diagnóstico e o remédio são perfeitos, mas o paciente - o Brasil - é sempre relutante. Se nem mesmo nos anos 70 e 80, quando havia um clima anti-Ditadura, conseguimos punir os culpados, imagine agora, que democracia é uma coisa meio em baixa.

    Responda
  18. Alex Sgobin

    Sim, indiscutivelmente cometeu vários crimes, mas a esperança de que pague por eles é pouca. Prova disso é o bando de fascistas e malucos ainda acampados frente aos quartéis, bloqueando ruas e agredindo pessoas que julgam "inimigos", com a conivência de autoridades. Também são atos ilegais e criminosos, mas a máfia de extrema-direita de altos escalões, e a idiotia e apatia desse país com crimes cometidos por brancos bem-vestidos é notória - não somos adultos o suficiente para pôr ordem no circo.

    Responda
  19. Mario Donizete Pelissaro

    Tô começando a acreditar naquela estoria de que nossa democracia é solida. Sim, porque resistir a tantos ataques feitos nos ultimos anos, não é facil não. Acho que ela (a democracia) vai sobreviver.

    Responda
  20. guilherme amaral de lima e silva

    Anistia jamais,que pague pelos seus crimes junto com os colaboradores que ajudaram a acabar com o país.

    Responda
  21. Marcia Guimaraes

    Se ele cometeu crimes que pague. Que tenha direito ao Devido processo Legal, com chicanas e mais chicanas de advogados ricos e que ao fim das contas, tenha um STF leniente como foi com Lolla mesmo após a comprovaçãqo de todos os seus crimes. É isso que deve ser feito e não estardalhaço para criminalizá-lo em colunas sociais como essa, em defesa do ladr^%%$$ao de estimação.

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Se? Puxa vida...

  22. Marcia Guimaraes

    Se ele cometeu crimes que pague. Que tenha direito ao Devido processo Legal, com chicanas e mais chicanas de advogados ricos e que ao fim das contas, tenha um STF leniente como foi com Lolla mesmo após a comprovaçãqo de todos os seus crimes. É isso que deve ser feito e não estardalhaço para criminalizá-lo em colunas sociais como essa, em defesa do ladr^%%$$ao de estimação.

    Responda
  23. noel neves

    Basta de "anestia geral e irrestrita"! Principalmente para a estupidez do ódio e do veneno destilado em "patriotas" insandecidos.

    Responda
  24. RICARDO JOSE PICCOLO

    Nada de anistia para esse criminoso.

    Responda
  25. Roberto Carlos Nunes de Paula

    A certeza da impunidade favorece a continuidade da conduta criminosa.

    Responda
  26. Nilo Mismetti

    Adoro ler este faná tico. De-me certeza de que não temos futuro.

    Responda
    1. Nilo Mismetti

      Dalton, Adoro ler boba gens de dois faná ticos.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é fanático e o futuro é inexorável, alheio à sua certeza.

  27. MATEUS VAZ DE S Sá

    Bolsonaro contava certo com o golpe, mas foi decepcionado pelos seus generais. Agora, sem foro privilegiado, terá que enfrentar a justiça.

    Responda
  28. JAYME KOPELMAN

    Caro doutor Celso Rocha de Barros, aplaudo de pé está sua coluna. Absolutamente impactante e necessária! Bravo! Concordo com seu texto, do primeiro ao último parágrafo. Repassei de imediato aos meus 6 netos. JK

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Parabéns.

  29. Otto Cabral Mendes Filho

    Sem anistia, prisão para bolsonazi

    Responda
  30. NACIB HETTI

    Para ser eleito no futuro precisa ser condenado e preso. É o padrão latino-americano.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Espero que o bozo continue, então, em carreira política.

    2. Cecilia Mello

      Esse padrão começa no Novo Testamento.

  31. Orlando Junior

    Esse governo demonstrou o quanto nossa democracia é frágil, escancarou a leniência corrupta das instituições e dos políticos, acabou por expor o judiciário de tantos crimes que cometeu, uma enxurrada de processos, fragilizou todos os órgãos em nome de um pseudo discurso moralista, e pasmem, nunca vi tanta bandidagem, espero que possamos fortalecer a democracia e punir os culpados e seus comparsas, na realidade era tudo golpismo. Simples assim, anistia nunca mais.

    Responda
  32. Ricardo Botto

    Acho que foi Sêneca que escreveu: a coragem faz pequenos os golpes do destino. Não tivemos coragem no final da ditadura, mas agora temos a chance de punir este estrago. A PGR não nos dá motivos para ficarmos esperançosos, mas precisamos fazer custe o que custar.

    Responda
  33. Ricardo Botto

    Acho que foi Sêneca que escreveu: a coragem faz pequenos os golpes do destino. Não tivemos coragem no final da ditadura, mas agora temos a chance de punir este estrago. A PGR não nos dá motivos para ficarmos esperançosos, mas precisamos fazer custe o que custar.

    Responda
  34. Mario Eduardo Gelonese

    Bom dia. Alguém poderia explicar de forma técnica e plausivel, por que nos Estados Unidos, a nação mais rica do mundo, detentora das tecnologias de última geração e produtora das vacinas e proprietária de suas patentes, terem um total de mortes por Covid19 de 1 milhão e cem mil pessoas? Por que vocês taxam o Bolsonaro de genocida? Então as autoridades norte americanas seriam denominadas de quê por vocês?

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Pois é, as duas nações, uma com apenas a terceira e a outra sexta população mundial como as duas primeiras em infectados e mortes no mundo. Terá sido apenas coincidência dos dos países, no surgimento da pandemia, terem como presidente os dois únicos no mundo que negaram a letalidade do vírus e negligenciaram o combate?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bastante simples. Lá e cá a pregação anti vacina foi a mesma. Proporcionalmente, tivemos mais mortes. O número não foi maior porque os governos estaduais adotaram medidas sanitárias eficientes

    3. Orlando Junior

      Não se compara um genocídio com o outro, os EUA que cuide de seus problemas, nós cuidamos dos nossos, os americanos não vacinaram porque não quiseram e por causa do Trump golpista que já deveria estar na cadeia, mas problema deles.

    4. Maria Lopes

      Talvez vc não saiba que o Brasil é o que tem o maior número de mortes por milhão de habitantes. Explique. Mas alguém que ainda passa pano para a tragédia provocada por negacionistas talvez não queira fazer esse esforço .Ah, sim, agora é o terceiro nestas nova fase. Quem sabe chegamos a primeiro novament

    5. Ney Fernando

      Lá pelo menos eles tinham vacina. As pessoas é que não queriam tomá-la, incentivadas pelo Trump, e por isso morreu muita gente. Aqui o bolsonaro foi contra a própria compra da vacina, ficou recomendando remédios ineficazes e ainda tripudiou de quem estava morrendo por falta de ar. Em resumo, ele praticou genocídio.

    6. Ricardo Botto

      Por que lá o Mito Laranja se tocou e colocou a coisa para andar. Mas o gado de lá, tão lento para pensar quanto o daqui, não quis saber. Aqui houve uma política deliberada, se você não estava em Marte deve lembrar, de boicote a vacina e vacinação. Além da supressão de dados sobre a doença e falta de insumos para combate-la. Além de ironizar o sofrimento em lives. Se você não entendeu eu desenho.

  35. Avelino Ignacio Budu Garcia

    Celso Rocha de Barros: você é amigo da onça? Você é amigo da onça! Você é amigo da onça.

    Responda
    1. Luís Santiago Málaga

      Leia o texto, cara

  36. Waldemar Stocco

    anistia? maluco.

    Responda
    1. Luís Santiago Málaga

      Leia o texto, broder

  37. Lucas Garrido

    Não cobre do povo ética, moral e respeito as leis, se o presidente facista e seus cúmplices sejam anistiados de todo mal que fizeram nos últimos quatro anos.

    Responda
  38. Nelson Estevam de Andrade

    Foi muito ruim com a população bradileira durante a pandemia. Debochou das vacinas, disse que não era coveiro, e até simulou com crueldade a situação de um paciente que estivesse sofrendo com falta de ar. Nunca exerceu de fato uma liderança saudável. Se não for punido criminalmente por o mal que causou ao pais estará sendo deixado um péssimo exemplo.

    Responda
  39. Nelson Estevam de Andrade

    Foi muito ruim com a população bradileira durante a pandemia. Debochou das vacinas, disse que não era coveiro, e até simulou com crueldade a situação de um paciente que estivesse sofrendo com falta de ar. Nunca exerceu de fato uma liderança saudável. Se não for punido criminalmente por o mal que causou ao pais estará sendo deixado um péssimo exemplo.

    Responda
    1. Renato Romero

      E agora esta escondido chorando por uma suposta erisipela.

  40. Aída Bueno Bastos

    Esse artigo lavou minha alma. O Brasil precisa acordar e compreender que a situação é extremamente grave, com risco real de tudo se repetir daqui a quatro anos. A imprensa precisa acordar, diminuir as picuinhas e cobranças tolas com relação ao governo que ainda nem começou, e se engajar de vez nas pautas importantes para a nação. Que sigam o exemplo do senhor Celso Rocha de Barros.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A imprensa tem que fiscalizar e relatar fatos., sejam quais forem. Engajamento é tarefa de articulistas, como Celso Rocha de Bastos e outros tantos, não à imprensa.

  41. Maria Lúcia Bergami

    Anistiar como? Pandemia, Meio Ambiente, Queiroz , bloqueio nas estradas, instrumentalização das instituições e gol..pe.

    Responda
    1. Renata Vieira

      Favor ler o texto =)

  42. WILSON MAZZA JR

    Excelente! País de covardes!!!

    Responda
  43. marcos fernando dauner

    uma longa estada num spa cinco estrelas na melhor idade do sul do mundo seria a melhor opção para ele .

    Responda
  44. MANOEL EMIDIO DE SOUSA NETO

    "Em uma República funcional, Bolsonaro já teria caído", diz o autor. Mas numa República realmente funcional, Lula continuaria preso e jamais se candidataria.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bobagem sua e dos comentaristas bobageiros à sua bobagem. Clássicos babalulas e bababozos.

    2. Cecilia Mello

      Pelo contrário, Manoel, em qualquer país sério, a comprovação de parcialidade do juiz é motivo para anulação de sentença.

    3. Maria Lopes

      Em uma república funcional Lula não teria sido preso. E moro seria tido pelo que é, um juiz a serviço de um projeto de poder pessoal é uma pessoa a ser desprezada (ou talvez processada).

    4. Lucas Fernando Amorim

      E o Lula, hein?! E o PT? Tenha dó.

  45. JOSE RIBEIRO NASCIMENTO

    Brasil, país racista, com a maior desigualdade social do mundo. O teatro da corrupção politica do executivo com legislativo e o judiciário, parece bem ensaido pelos atores principais, que deveriam estar em prisão perpétua, mas estão distraindo o povo, encenando essa vergonha nacional, para que a nação não acorde e sejamos todos felizes.

    Responda
  46. Jorge Rodrigues

    Já o Lula não precisa de anistia pois conta com a proteção do sistema, em especial do abjeto STF (corte infestada de protetores de corruptos). Bolsonaro e Lula praticaram crimes, mas os do Lula são muito mais graves. O inusitado é Lula estar solto, ter as suas condenações anuladas e assumir o cargo de presidente da república [sic].

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Jorge deixa de ser ridículo. Os crimes do mito genocida são de milhares de brasileiros que foram mortos por pura negligência.

    2. Marcos Benassi

      Ah, tá. Saco. [sac]

    3. mario de jesus sumioni

      Lula tem que voltar para a prisão e cumprir o restante da pena que foi condenado em três instâncias. Inocente nunca foi!

    4. WILSON MAZZA JR

      Pior que matar centenas de milhares de pessoas?! Kkk

    5. Maurizio Ferrante

      Perdeu cara - não amola!

    6. irzair correa

      E quando o abjeto STF julga a favor dos bolsonaros, eles continuam abjetos ou por um momento eles são bacanas e depois voltam a ser abjetos quando julgam a favor do Lula. A terra é plana e o bozo é messias.

    7. Marcelo Santana

      Adoro essa forma de argumentar: - teu pai é feio. - e o teu pai que é tão magro , tão magro que precisa abrir os braços para não cair pelo ralo.

    8. marilza abrahão

      Anistiar quem, do alto de sua autoridade, assistiu a devastação da Pandemia, com atitudes ineptas, muitas vezes ironnizadas, é pactuar com a permanência das ideias fassçistas entre os desavisados q hoje protestam.

  47. angelim pilati

    Tenho 76 anos vivi a ditadura de 64 como militar (PÉ) e estudante, sei o q foi esse golpe da ditadura. E sei o q foi a não punição dos militares corruptos e assassinos e há história volta a se repetir, se não punir estes empresários e militares , de tempos e tempos voltaremos a passar pela mesma situação. Brasil comece há amadurecer e tenha coragem de punilos

    Responda
  48. José Moreira

    Não devemos realizar o desejo de Bolsonaro - Ser uma "vitima".

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Negativo. ACM avó, la atrás não tornou inelegível o boz zo e olha no que deu. No mínimo tem que ficar inelegível, j quanto aos filhos.. cadei a neles.

  49. João Carmo Vendramim

    Infelizmente, não vejo determinação e coragem suficientes para processar e julgar os bandidos que assumiram o poder. Perdida ilusão. O Brasil não deve escapar de guerra civil para purgar os fascistas e afirmar à democracia.

    Responda
  50. Jaime Souza

    500 mortos na ditadura, 700 mil na pandemia - pelas mãos dos mesmos assassinos. É o que a impunidade faz: incentiva, exponencia, gangrena.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      São atrocidades condenáveis, mas de origem absolutamente distintas. Não há nexo causal entre uma e outra, ainda que ambas criminosas.