Mônica Bergamo > PSOL já formou maioria para não compor governo Lula, diz Sâmia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sâmia ,vc parecia ser uma pessoa inteligente politizada e sábia ,mas parece que me enganei ,vc está demostrando alienação, limitação e falta de discernimento , o que é triste e penoso
Desde que o partido tenha uma postura pragmática na hora de votar e entenda que pequenos avanços são melhores que nenhum avanço, concordo que manter uma postura independente ajuda a manter as bandeiras da esquerda na pauta. O que não pode fazer - como já aconteceu inclusive com o PT no passado, é votar com a direita (ou se isentar) para se vingar de picuinhas. Em BrasÃlia, independência para poder falar o que pensa, sem amarras, é um ativo valiosÃssimo para a democracia.
Está esquerda que quer ser mais papista que o Papa acaba sendo funcional a direita. Na Argentina tinha 8 por cento dos votos, mandou votar em branco e Macri ganhou por um ponto e meio. A esquerda ficou detida no tempo. Ainda querem ser marxistas, são anacrónicos. Não entendem como é a esquerda moderna.
O PSOL se inclinará para o lado que Boulos se inclinar. Como Lula e os metalúrgicos de setenta esete, Boulos tem massa popular por detras de si. A pauta restante, de direitos humanos e da pessoa, que tem o PSOL não é descabida - também o PT a defende - mas quem tem povo no apoio dentro do PSOL é Boulos. É por isso que ocorreu o acordo que garante a este o apoio da PT à prefeitura paulistana em dois mil e vinte e quatro.
Felicito a maioria do PSOL , polÃtica eÂ’ forjada com ideologia e respeito aos ideais que regem o estatuto do partido , atualmente não existe partido polÃtico o que existe é interesse de alguns.
Lulistas são figuras interessantes. Passam pano na ida e na volta.
PSOL é partido das causas identitárias, não corresponde aos interesses do povo brasileiro que precisa de emprego, direitos trabalhistas e previdenciários e não leis de transição de gênero ou discutir banheiros mistos!!!
Concordo. Não sabem por onde vai a realidade da vida. Estão preocupados pelas baleias e os golfinhos e a direita se aproveita da divisão
Samia está certa e se consolida como liderança independente e, esperamos, com o ego acalmado e lucidez.
A aliança foi importante para derrotar Bolsonaro. Agora o PSOL e PT continuem seus caminhos. claro que pautas importantes o PSOL estará com Lula,mas eles também sabem que Lula não governa se não se aproximar do Centrão. Tudo certo e assim que tem que ser
Concordo, o Psol não deve descaracterizar em favor de compor com o PT ou Lulopetismo. Deve manter seu ideal na polÃtica e quando for necessário apoiar o próximo governo o fará tenho certeza e quando não concordar não apoiará e pronto. O esquerda não pode ficar amarrada ou atada ao Lulopetismo... apoiar sim, atados jamais.
Pior que direita. Pretendida esquerda funcional a direita. Seu ego pode mais. Sonham en privado con ser Lula, coitados.
Falou em Lulopetismo eu já sei de que parte do esoectro polÃtico pertence: direita.
Quem ganhou o poder pela vontade do povo não deve e não pode fazer beicinho, pintar de moralista. É preciso responsabilidade com os compromissos, com as demandas populares. Governar é compor para realizar. Aqui é no mundo. O PSOL insiste no show midiático e nas performances de auditório.
Senhoe Peri, Haddad tem mestrado em Economia. Não se faz mestrado em dois meses. O dele foi de 2 anos. Bacharel em Direito, mestrado em Economia e Doutorado em Filsofia.
Exato. Samia, dobre os joelhos ao Messias, como faz o Boulos. Voce esta sozinha. Como diz a Marcia Tiburi, cooptada, devidamente ajoelhada, todo mundo tem um crush pelo Lula. Como diz o Ciro, eh sombra de mangueira. Nao pode crescer nada nem embaixo nem a sua volta. Serao 36 ministerios de postes obedientes. Comecando pelo Haddad, que estudou dois meses de economia.
Interessante as crÃticas aqui à decisão partidária, tanto as de perfil de uma esquerda moderada, quanta as de uma direita minimamente civilizada. Revela o quanto ainda é longo o caminho até alcançarmos uma maturidade na discussão polÃtica. Apoiar uma coalizão a fim de defenestrar (pelo voto) a representação do que houve de mais nefasto na vida republicana deste paÃs, não significa ter de, obrigatoriamente, compor quadros nesta coalizão. Parabéns ao PSOL.
A esquerda deve sim continuar a lutar pra poder se apresentar como tal: esquerda. Parabéns ao PSOL. A frente ampla foi necessária, mas não foi uma vitória do programa de esquerda. Se depender da postura do governo de transição até aqui: vamos ter que engolir anistia pra militar, Guedes e cia voltam pro "Mercado" pra chantagear o governo com Teto de Gastos e mais e na segurança, no máximo, tentaremos retornar ao que tÃnhamos antes do Bozo. É pouco! É ceder muito, pra pouco!
o texto diz sobre a posição dela(deputada Sâmia) que dentro do PSOL defende, junto à outros/as polÃticos do PSOL preferem não se alinhar à postura de apoiar o Governo do PT e sua polÃtica de alianças, que , segundo ela e outros de seu partido essa polÃtica impede que pautas como direitos de moradia , alimentação, estrutura urbana para áreas carentes sejam discutidas e colocadas em pauta(discutir no partido possÃveis propostas de lei, as famosas PL's, nesta direção mais de reparação social).
Parabéns, Sâmia, pela coerência. Espero que o PSOL consiga manter essa independência do governo federal, será uma força tensionadora à esquerda muito importante. Por óbvio isso não impede de ajudar o governo eleito a cumprir os objetivos do plano legitimado pelas urnas. À luta!
O PSOL é o seguinte. Não abre mão de participar da festa do cabide com o PT, mas se alguém engravidar, ele (PSOL), não é o pai.
A metáfora foi excelente luiz, o problema é que para os bolsominius e lulistas é absolutamente inaceitável fazer crÃticas os seus lideres. Psolistas seguem a mesma linha como puxadinho do PT. Tô falando mentira? Kkkkkk
As metáforas devem ser usadas para ajudar a esclarecer. As suas são só chistes sem graça e sem imaginação.
Gostei da decisão do psol! Cargos no governo só servem aos oportunistas de plantão...
É de fazer ri que pessoas da direita adoradora de espanhola armada critique a esquerda combativa. Vc lta pro curral .
Conte-nos então como é essa independência se a expressão máxima do psol Boulos está cotado para ser ministro do governo Lula? Se não querem cargos, avisa lá o deputado federal mais votado de São Paulo.
Rindo dos comentários dos bots da direita fracassada. Nunca mudem.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Rapaz que deve ter muito conhecimento sobre polÃticas públicas e posicionamento ideológico deve ser você...
PSOL = decadência.
Fundamentalistas são os outros? PeraÃ, quem precisa do Psol?
Lula soube compreender o momento histórico que vive o Brasil e por esta razão está montando um governo de transição para recolocar o PaÃs no caminho da democracia. E para tano o momento requer a união de todas as forças progressistas para impedir o golpismo e a ditadura. Assim, a esquerda compondo ou não o governo deve neste momento colocar como prioritária a bandeira da democracia, o que não significa deixar de discordar e criticar.
Falou tudo. Foi no cerne da questao
Lulaplanistas em ação.
Lamentável. O PSOL decidiu tomar o mesmo caminho que o PCP tomou em Portugal... o caminho do desaparecimento ou irrelevância quase que completa.
Ok só não esqueçam que o bolsonaro teve mais de 50 milhões de votos
O único partido verdadeiramente de esquerda não pode apoiar com um governante comprometido com o mercado.
Exato. Tem que permancer na irrelevância e fingir que não precisa de dinheiro. Dessa forma mantém sua pureza de moça donzela.
meia dúzia de arruaceiros - nada mais que isso .
Você sabe quantos votos teve o "arruaceiro" Boulos para a prefeitura de São Paulo?
Nem seria preciso tanta justificação. É o mÃnimo existencial de um partido que se autodefine de esquerda. ideológica e programaticamente. Boulos vem tentando fazer do PSOL um puxadinho do PT e, não por acaso, tornou-se um dos queridinhos de LuÃs Inácio III. Cabe ao PSOL decidir se deve seguir olhando o futuro como um "papagaio de pirata" de Lula III e sua maioria de "300" alugada pelos 12 homens de ouro do Esquadrão de Lira II.
No dia em que acabar o fundo partidário o PSOL fecha as portas.
Independência necessária: nas pautas importantes estarão com o PT, mas não pode existir adesão automática, principalmente quando Lula não conseguir se contrapor ao centrão. A postura de Boulos em buscar cargos só mostra que é um arrivista preocupado apenas com sua imagem e Medeiros, o playboy de Perdizes, não tem nem idade para ser presidente de partido.
Vi a maioria do Psol passando em uma Kombi
PSOL faz o contraponto necessário. Não se trata de um rompimento entre as esquerdas.
Já é a milésima vez que o PSOL declara "independência" do PT. E a imprensa se diverte expondo a desavença. Começo achar que não existe briga que tudo é descrito para "revelar" uma suposta desunião na esquerda.
É coerente. Só como exemplo, o PT foi um dos partidos que apoiou recentemente a urgência para votação do famigerado projeto que não permite alterações na BÃblia do pastor sargento. Mas vamos ver se a ala chapa branca do Boulos vai concordar com isso.
Pois é. O PT se absteve nas votações mais polêmicas, como a do orçamento secreto, e em momentos cruciais de destruição de direitos do trabalhador. E eu sei porque acompanho os quóruns em Senado e Câmara, até por trabalhar na Justiça Eleitoral. O PT se portou de maneira leviana com o eleitor, tirando o corpo fora e apoiando manobras bolsonaristas. As pessoas não tem senso crÃtico, tem Ãdolos.
Problema nenhum. Isso é Democracia. Em algumas pautas estarão fora mesmo, já que o atual governo tenderá à ir para a centro-direuta muitas vezes para poder governar. O governo depende do parlamento.
O futuro governo petista vai é pro centro do roubo . Já deixou isto claro na gestão anterior.
O PSOL não pode se esquecer o caos que passamos nos últimos 4 anos e o terror que estava por vir se o capetta fosse reeleito. O PSOL tem posições muito importantes, mas não pode deixar de apoiar o governo Lula. É por isso que a direita nada de braçada em relação a esquerda, tem muito mais união e poder de passar suas pautas. A esquerda é histórica em ficar com briguinhas e picuinhas internas que só prejudicam as coisas e enfraquecem as pautas. O momento é de união e de enterrar o fascismo.
João Paulo, justamente por entender q polÃtica é mais complexa que jogo de futebol eu emiti meu comentário. Talvez vc não tenha o raciocÃnio adequado para compreender o que disse. É igual ao Boulos ficar se candidatando a presidência, só servia pra dividir e tirar votos da esquerda. Finalmente ele entendeu que tem força pra se eleger deputado e agir no congresso. Teve meu voto inclusive. Até q ponto essa "independência" do psol será boa ou ruim esse é o problema.
O psol vai apoiar o governo. Só não terá cargos. O que facilita e muito ser independente e diminui a chance de chantagem pra fechar junto com o governo em questão discordante. As pessoas deviam entender q a polÃtica é mais complexa e maior que um jogo de futebol. Psol tá certÃssimo.
Bom comentário. O Psol fica posando de donzela, enquanto os bárbaros invadem. Quando for inevitável, só resta relaxar e gozar.
Concordo 100%. Não se misturem e nem gerem experiência administrativa necessária pra concorrer a cargos majoritários no futuro. Acredito que o partido deve permanecer fiel aos seus princÃpios radicalmente socialistas assim a população vai apoiar bastante.
Permanecerão puros em suas torres de marfim e serão canonizados. Quando o congresso for apenas de santos e santas, eles aceitarão participar. Enquanto isso os bárbaros barbarizam...
A turma do puro sangue!
Samia é o máximo! Minha deputada! Torço para que continue na liderança do partido. Tem plena noção da posição de Lula enquanto poder, tendo que fazer concessões pra garantir a governanilidade, e tem clareza de que o psol precisa continuar lutando por uma pauta forte no social. Isso ajudará ao Lula. Perfeito! Mulher inteligente, de garra e que enfrenta as cobras do Congresso com muita competência. Sou sua fã, Samia!
Sem o PSOL, o PT já seria o novo DEM. Quero lembrar que Dilma Vana Rousseff foi a primeira a pisar no pescoço do lgbt, catapultando Bolsonaro à presidência. E que nunca seja perdoada por isso - nem por fazer culto dentro de gabinete presidencial com 20 "pastoras". A tragédia do PT foi dar palco e poder a fascistas. O paÃs inteiro se esfacelou por isso.
E o PT? Foi o PT. PT PT PT. Quer dizer que Dilma foi a culpada da eleição do Bolsonaro? Me poupe.
Nossa, Jaime, vc está por fora! Dilma caiu exatamente por ter enfrentado outra cobra, como o Lira, que era o Ediardo Cunha. AÃ, este se juntou ao Aécio, que não se cobformou com a derrota e declarou que faria o governo Dilma sangrar. Pode pesquisar fora de suas redes de fake News. Cunha é Aécio pautaram pautas bombas e isolaram Dilma, que não conseguia aprovar nada no congresso. Vc está equivocado. Se liga.
Eu entendo a justificativa, mas acho uma pena. Na verdade o PT deve mesmo preferir o PSOL sem cargos, pois assim tem mais pra distribuir para outros partidos do lado direito do espectro, para formar naus base. Ter um ministério ajudaria o PSOL a lançar um nome no cenário polÃtico nacional, mas, sim, obrigaria o partido a fazer realpolitik.
Se o PSOL pensa ser o futuro, não deve mesmo compor o governo Lula, que vai operar tropegamente, avassalado pela herança maldita, Lira e o centrão, um Senado de direita extremada e uma elite econômica predatória. Preservando-se, o partido pode pretender conquestar a juventude e os cidadãos mais preparados e inclinados à verdadeira mudança.
Ayer, parabéns! Texto inteligente e racional, que se diferença aqui dos demais, que fazem uma leitura imediatista da situação atual. A minha geração não tem mais nada a oferecer. Ponho minha fé nos jovens. Além disso, o Lula não gosta de sombras rondando ele.
Sim! Esse é o papel do psol, ser uma régua à esquerda nesse momento de reconstrução nacional, independente e sem ser submisso ao governo. Importante que o petismo entenda essa função vital para a sobrevivência da democracia e da esquerda.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > PSOL já formou maioria para não compor governo Lula, diz Sâmia Voltar
Comente este texto