Marcelo Viana > Por que não existe prêmio Nobel da matemática? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O matemático Heron colocou a engenharia e o levantamento de terras numa base cientÃfica. Na matemática pura ou abstrata não estendeu o conhecimento da geometria clássica mas na matemática aplicada achou a área de um triângulo como a raiz quadrada de um produto de quatro linhas, lados do triângulo e semiperiodo. Para os clássicos o quadrado de uma linha podia ser representado geometricamente mas uma figura de quatro dimensões era inconcebÃvel. Matemática pura e matemática aplicada eram separadas
Caro Hermes, o interessante é que a prova de Heron para o cálculo da área de um triângulo conhecendo os lados foi inscrever um cÃrculo dentro do triângulo de forma que tocasse os três lados. Depois, com criatividade, desenhou triângulos semelhantes com a extensão dos lados e chegou à fórmula conhecida por todos engenheiros. O curioso é que os lados a, b, c e s o semiperiodo que é a metade dea+b+c formam quatro linhas. Os geômetras clássicos não aceitavam essa fórmula por ter quatro dimensões
Sou grato a Heron de Alexandria pela sua fórmula para o cálculo da área de um triângulo conhecendo-se apenas as medidas dos lados. Graças a ela, foi muito fácil a resolução da primeira questão do Exame Nacional de Acesso para o Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) desse ano. Só depois de entregue a prova percebi que as medidas dadas formavam um triângulo retângulo, no qual a área é obtida pelo produto dos catetos dividido por dois. Tudo bem, o que importa é acertar...
As investigações das estrelas fixas pelo grego Hiparco, ele fez uma lista de1O8O delas, levou naturalmente à criação da trigonometria. Hiparco é creditado como inventor da matéria. Ele construiu uma tabela de cordas de arcos que é praticamente a mesma dos senos naturais. Ele também foi o primeiro a indicar a posição de um lugar na Terra por latitude e longitude.
Que preparou o caminho para o cálculo infinitesimal de Newton e Leibnitz. Enfim Kepker foi o fundador da astronomia moderna, um grande geômetra e grande cientista. Por isso que a matemática se enriquece ao lado das outras ciências. As concepções da geometria dos gregos foram extendidas por Kepler. Ele disse que as marés eram causadas pela atração da Lua.
O Almagest de Ptolomeu se baseava no trabalho de Hiparco que supunha que a Lua movia-se num cÃrculo e a Terra perto do centro desse cÃrculo. Kepler usou os dados de Tycho Brahe, que não adotava Copérnico, pois supunha que os planetas moviam-se ao redor do Sol e este ao redor da Terra. Kepler é o fundador da astronomia moderna, mas também foi um geômetra profundo. No Paraliponema estuda as cônicas, a parábola como o limite de uma elipse ou hipérbole. Em Stereometria trabalha com infinitesimais.
Posso estar dizendo uma heresia para um matemático, mas o prêmio Nobel de fÃsica não é muitas vezes quase de matemática? Digo para fÃsicos teóricos como Einstein, Bohr, Heisenberg, Schroedinger, Dirac, Pauli ou Feynman. A atividade deles me parece encontrar uma teoria matemática coerente que dê conta de experimentos realizados por outros. Talvez o grande precursor seja Kepler, quando percebeu que uma elipse, e não um cÃrculo excêntrico, batia melhor com os dados das órbitas dos planetas.
Qual é o prêmio para quem afirma que a Terra é plana? Em dinheiro não sei, mas merece ouvir, 'perdeu mané, não amola'!
Alexandria foi talvez a primeira cidade da ciência no mundo antigo. Sede da "primeira" universidade, onde o chefe do departamento de matemática era Euclides, seguido por Arquimedes. No mundo moderno, a cidade da ciência é Cambridge. De todos os prêmios Nobel fica com121. O Trinity College com trinta e quatro mais cinco Fields. Alexandria reunia sala de palestras, bibliotecas, laboratórios, jardins e museus. A matemática é enriquecida quando feita junto com as outras ciências como Cambridge
Prezado Vito, de uns tempos para cá, a Matemática feita por não-europeus vem ganhando mais evidência. Chineses, indianos, árabes, etc. vêm sendo reconhecidos como matemáticos de destaque, com importantes descobertas antes de muitos europeus. Omar Khayan, o poeta persa, descobriu o Binômio de Newton séculos antes do próprio... Engraçado que muito do que se chama Matemática árabe foi produzida, na verdade, por persas, mas como a lÃngua franca que usavam era o árabe, estes ficaram com a fama.
Prezado Hermes, não podemos esquecer da matemática árabe. O trabalho dos Ãrabes foi derivado das fontes gregas e dos trabalhos hindu. Foi sob essas fundações que a ciência árabe foi construÃda, preservando os conhecimentos gregos na Idade das Trevas, (Idade Média) e aprimorando. Por isso acho que as nações devem viver em paz e harmonia.
Bagdá, no atual Iraque, também teve seu momento de "cidade da ciência".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Por que não existe prêmio Nobel da matemática? Voltar
Comente este texto