Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rafael Mo

    Jovens se sacrificam ganhando por 2 ou 6 anos, valores abaixo do mercado para se dedicar a ciência no Brasil. E o desgoverno os prejudica sem dó. Desgoverno indefensável, deu bilhões para deputados fazerem a festa e não tem mixaria pra dar pra estudante que sofre para estudar e pagar contas. Governo bolsonaro destruiu a educação e ciência no Brasil em 4 anos.

    Responda
  2. Maria Lopes

    Há poucos dias o ministro Guedes, reclamou que não lhe davam reconhecimento à altura de seus feitos. Um incompetente boquirroto, cuja irmã,’que trabalha para organizações privadas de educação (o ministro investiu em Fundos nessa área) foi colocada há pouco em posição importante no Mec. É projeto deliberado de destruição. Tarcísio vai fazer o mesmo em SP.

    Responda
  3. Pierre Laville

    Desde cuando a educação tem sido prioritária para o atual Presidente?

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      nem para o sainte, nem para o entrante .

  4. Marina Gutierrez

    Os que votaram no sujeito em 2018, estão colhendo o que plantaram.

    Responda
  5. arley leite

    Montes de estru me sem miolo, cortar as bolsas ou qualquer verba da Educação é papel de ve rmes analfa betos, ciumentos de um intelecto que jamais vão possuir, é ser raste iro e su jo com a ciência, coisa incompreensível para a a mente pequena dessa genti nha minúscula.

    Responda
  6. Marcelo Holanda

    É, em matéria de quebrar o país a extrema-direita bolsonarista é mesmo imbatível! Parabéns minions!

    Responda
  7. Jocimar Bruno dos Santos

    Bozo é sinônimo de devastação!

    Responda
  8. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    O principal responsável deve pensar que não deve nada ao povo por não ser político. Mas lembremos dos padrinhos dele e dos partidos que os acolhem em 2024 e 2026. Guardemos esse artigo para quando vêm pedir votos…

    Responda
  9. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    Calote e pedalada fiscal em nome da responsabilidade fiscal. Só pode vir daquele ‘gênio’ ovacionado pela Faria Lima. Durante a copa: dessa boiada o Salles vai até ter ciúmes.

    Responda
  10. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    E caso ainda não ficou claro, o governo está dando _calote_ não só em bolsistas, mas também em fornecedores e prestadores de serviços. Com sorte, pagamento em 2023. Isso se chama: _pedalada fiscal_.

    Responda
  11. frankklim alencar figueiredo

    Tem que tirar o Brasil das mãos sujas dos assassinos econômicos que vivem ade solapar o dinheiro que seria para o Povo.

    Responda
  12. frankklim alencar figueiredo

    Brasil sem grana apara manter os cientistas ativos. O "deus mercado" voltou a dormir? Hibernou? Só acorda quando ouve que o Lula precisa de 200 bi pra matar a fome do Povo?

    Responda
  13. frankklim alencar figueiredo

    E o tal "deus mercado" se acalmou? Educação, saúde, moradia sem grana, Brasil quebrado com Guedes e o "deus mercado" não reclamou? O 'deus mercado" nada diz sobre a quebradeira do Bozo/Guedes?

    Responda
    1. Rubi De Souza

      Desmante na pesquisa e nos recursos dos pesquisadores.. só aqui no Brasil alguém quer estudar, averiguar uma tese e é desdenhado

    2. Rubi De Souza

      Desmante na pesquisa e nos recursos dos pesquisadores.. só aqui no Brasil alguém quer estudar, averiguar uma tese e é desdenhado

  14. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    Quero rassaltar a importância que esse exército de jovens pesquisadores tem para o futuro do país, e isso sem contrapartida correta em valores, já congelados faz dez anos, sem 13a, sem previdência. Agora, em cima disso, a suspensão das bolsas é um drama social que não se limita à valorização destas pessoas e as tragédias financeiras e emocionais das vítimas mais diretas. A sociedade tem que se movimentar. Políticos têm que ser cobrados, e o responsável deve ser processado por improbidade.

    Responda
  15. Rubens Nakasima

    Calote nos precatórios, nos mestrandos, nos doutorandos, nas empresas terceirizadas, nas universidades. Quanta responsabilidade fiscal, não é mesmo? Tudo isso furando o teto.

    Responda
  16. Jane Santos

    Muito triste ver como a educação é tratada nesse desgoverno. Que venha logo janeiro e esse ser pague caro por nos levar ao caos.

    Responda
  17. Sebastião Tonolli

    Sim, 2018 foi a opção "maravilhosa" e 2022 quase passa de novo! Parabéns! Eita nóis! Aqui é firmeza! Carne com ouro "mano"!

    Responda
  18. Sebastião Tonolli

    Eu estou muito pasmo, não concordo com a situação. Em suma, devemos lembrar as porcentagens de votação do segundo turno 2022 para liderar a nação. Seja o A ou B, todos tem seu direito legal de escolha. Por assim ser, entre tantas outras novidades recentes, inclusive no Estado de São Paulo, creio que que está perfeitamente como todos quiseram em 2018. Parabéns! "O Brasil está mostrando como é que se faz"!

    Responda
  19. José Damasceno

    Bora trabalhar, né!?

    Responda
    1. Marcelo Santana

      Não entendi sua pergunta, espero que não seja escárnio com quem trabalha 24h por dia em sua tese ou dissertação.

  20. Lourenço Faria Costa

    Caros senhores dos mercados, o mundo financeiro não vai tremer? Caros colunistas tapados, vão descer o porrete em quem realmente é responsável por isso?

    Responda
  21. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    Estou contando as horas para o dia 1 de janeiro.

    Responda
  22. Ricardo Baumhardt

    Se fossem 200 mil bolsas de pós graduação estaríamos comemorando e aguardando os 403 milhões pedidos na PEC de transição para aumentar os valores das bolsas congelados desde 2013. De Pós graduação + Iniciação Científica são cerca de 150 mil bolsas (CNPQ + CAPES). Bolsista também come, paga aluguel, toma remédio e usa transporte. Paguem logo!

    Responda
  23. Dionisio DeBarros

    Esse cavaleiro do apocalipse literalmente destruiu o Brasil e quase foi reeleito. O que pensam os eleitores que votaram nesse troco? Querem antecipar o apocalipse?

    Responda
  24. Abrão Lacerda

    O buzunda quebrou e esculhambou com o país (e ainda assim quase foi reeleito - com o apoio maciço de quem?) e vai sair de fininho, levando no bolso uma gorda aposentadoria parlamentar (oferecida pelos amigos do congreso)? Gente de despreza o Brasil e os brasileiros e só cuida dos próprios interesses mesquinhos. E ainda posa de moralista e patriota. Ora, vá!

    Responda
  25. marcos fernando dauner

    o triste resultado disso - Nossos pesquisadores ( mestres e doutores) todos indo embora do país- Europa, EUA, Canadá, Austrália, Japão ...

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Se votaram no Bolsonaro já vão tarde.

  26. Thatiane Mendes

    Absurdo o que estamos vivenciando. Sou pesquisadora e a bolsa do mestrado é minha única fonte de renda. As contas não param de chegar e o nosso dinheiro, nada! Impossível continuar nossas pesquisas desse jeito. Um desrespeito a ciência e produção de conhecimento do nosso País. #PagueMinhaBolsa

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Os culpados disso foram os eleitores que elegeram o “mito”.

    2. Marcelo Santana

      Já estive em sua posição e torço pra que tudo e acerte.

  27. João Pedro Sousa

    Um desgoverno totalmente.

    Responda