-
Pery Pedro
Lula prometeu acabar com o orçamento secreto. Foi uma boa promessa, o orçamento secreto é um absurdo. Agora se senta com Lira e promete que não o fará. O que farão os meios de comunicação? Mudarão o nome para Orçamento Democrático? Do bem? Paz e Amor? Se prometeu e não vai cumprir, foi estelionato eleitoral. E vocês, que o apoiaram, devem criticá-lo. Dizer que a culpa pelo apoio do Lula é do Bolsonaro não vai colar. A Folha é a Jovem Pan deste governo.
-
Paloma Fonseca
Vamos ver o que o STF vai julgar, porque para mim é um abuso dos parlamentares. Quando são eles que, individual e veladamente, dizem para onde vai o recurso, me parece que extrapola o seu papel. Outra coisa: bolsas de estudo e pesquisa, bolsas de permanência, bolsas de extensão deveriam ser honradas, não poderiam ser atrasadas, e sim encaradas como salário (não pode atrasar ou deixar de pagar), as pessoas dependem desse recurso seguro para os estudos.
-
Moezio Martins dos Santos
O STF tem a obrigação e o dever constitucional de julgar essas emendas da corrupção de inconstitucional, como a Câmara tem obrigação e o dever de aprovar essa PEC. Uma câmara que aprovou o maior absurdo da história brasileira como o Orçamento Secreto e a PEC imoral que foi usada para corrupção eleitoral, agora se omitir de uma decisão para ajudar o povo pobre, uma câmara que cruzou os braços para tantos desmandos desse desgoverno e uma câmara que passou 04 anos sem fazer nada pelo Brasil.
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
A Câmara é um dos lados da moeda do mensalão.
-
-
Mauricio Borborema de Medeiros
Tiago, quero crer que Lula não tem o poder necessário para influenciar o julgamento do STF. Isso é muito barulho por nada. A questão que realmente importa, e que você mencionou, é o apoio de Lula à reeleição de Lira, ou, sendo mais cínico, o apoio de Lira ao governo Lula.
-
Landson Abercrombie
Quem tem que acabar com essa palhacada é o STF. Associar Lula com orçamento secreto é desonestidade.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Tiago, exigir do Lula que tenha os superpoderes necessários para enfrentar uma situação que ele não criou e que o próprio povo chancelou ao votar nessa gente e dando lhes uma esmagadora maioria no Congresso é ser por demais injusto. Pode sim tentar remediar a situação com a capacidade negocial que tem e não permitindo que ajam impunemente com as falcatruas relacionadas, mas quem pode mesmo consertar isso é o STF.
-
Rodrigo Ribeiro
Há um ano sei que o Lira será reeleito e o orçamento secreto continuará. Lula fez a parte dele, dizendo antes de entrar que é contra, fixando posição. Porém, a manutenção não é problema dele. Daqui a pouco vai começar a falar da "Bic do Lula". Cuidado. Essa ideologia de classe média, tudo é corrupção, não faz pensar. Isto é um problema do Congresso e deve ser tratado como tal.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Vc diz : o que se questiona eh a privatização do dinheiro público. Isso eh ruim. Sim. Mas eh a parte do gatinho. Vc não reclama da parte do leão que historicamente os tubarões sequestram do dinheiro público.
-
Rosamaria Silva
Sem dúvida há que ser questionado,porém não é isso o que está sendo julgado no momento. Pagamos sim, exatamente por isso que tem que haver transparência. É o nosso dinheiro que está sendoempregada de forma escusa .
-
-
José Cardoso
Há muita hipocrisia nessa questão. O chamado orçamento secreto não é impositivo. Basta o executivo não empenhar os recursos que seca tudo. Só que aí as engrenagens do congresso ficam sem óleo e começam os atritos. O Jair começou com isso daí para bloquear processos de impeachment. Esperemos (sentados para não cansar) que o Lula seque essa fonte.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Certo, o super Lula deve resolver definitivamente um problemaço criado pelo Bozo e pelo povo que elegeu novamente essa gente, com orçamento secreto e tudo, mesmo que para isso comprometa o seu governo afrontando a esmagadora maioria do Congresso.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Votem certo para deputados e as coisas se resolverão um dia. Não será elegendo zambelis, bombados e que tais que as coisas endireitarao.
-
-
Evandro Luiz de Carvalho
Essa pressão contra o orçamento secreto terá que vir da população organizada. Jesus! "População organizada", deixa quieto. Ultimamente a população quando se "organiza" só dá M. Vide a porta dos quartéis e os lunáticos/fascistas que lá estão. Viva o Carnaval!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Acho que você foi no ponto. Estamos nessa encruzilhada, sem pressão popular não se resolvem questões como essa. Além de tudo o povo elegeu essa gente, com orçamento secreto e tudo. Só o STF poderá por ordem nessa falcatrua. Me surpreenderá se o fizer.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Perfeitíssimo.
-
-
MARIA F LUPORINI
Não culpe Lula. Irá resolver, com o tempo. Agora é a vez do STF dar a transparência devida. Criança com fome é tão grave quanto.
-
Peter Janos Wechsler
"Lula, que já criticou o orçamento secreto, apoiou Arthur Lira, o autor do dito cujo, para reeleição à Câmara." Nada mudou. Tudo pela governabilidade que serve como justificativa para toda imoralidade. Só o mensalão mudou de nome, mas continua atuando. Não faltarão sofismas para justificar o injustificável.
-
Peter Janos Wechsler
Padilha. Faz muito tem que eu não voto. Mas. nenhum voto, de qualquer eleitor,, é licença para bandidagem política Todos os partidos são a mesma porcaria sejam do centrão,, da extrema direita ou do mensalão..
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Claro, o eleitor que chancelou tudo isso ao votar maciçamente no Centrão e na ultradireita, nos mesmos que criaram e manipularam o orçamento secreto, não tem nada a ver com isso, né?
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
KKK na vez do lula vc quer que ele seja impichado, né ?! Esperto.
-
ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER
Certíssimo! Durante a campanha era a pior ladroagem dos últimos anos. Agora é realpolitike e pragmatismo, sob a justificativa de governabilidade. O que falta é coragem.
-
Peter Janos Wechsler
Maria. Pergunta ingênua. Nunca fui durante bem mais de quatro anos. A sua pergunta deixa implícita que você é a favor dos sofismas de preferência atualmente. É isso?
-
MARIA F LUPORINI
Durante 4 anos você foi a favor dos sofismas??
-
-
Ana Luisa de Carvalho
Sempre brilhante!
-
Alan Moacir Ferraz
Orçamento secreto é vergonhoso. Deve ser extirpado. Salvo conduto pra corrupção. Corrupçao jamais. É a doença que tem arrasado e envergonhado o pais. Vira terra de ninguem. E a lei da transparencia vai pro lixo? O STF deve assumir uma atitude viril sinalizando que transparencia e democracia devem caminhar juntas.
-
Marcos Benassi
Thiago, meu caro, seu último parágrafo foi precioso, por sintético. De todo modo, não se espera do Luloverno, nem de longe, a incompetência técnica e negocial que leva um sujeito como o Lira a virar eminência financeira na república. Todavia, cercado pela mesma fauna centrônica, o Executivo Federal deve ser compelido a trabalhar de modo mais transparente, afeito a controles e com a devida responsabilização dos agentes públicos envolvidos, sejam do executivo, sejam legislabósticos.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Concordo.
-
-
RICARDO BATISTA
É, o Governo Federal precisa retomar maior controle do Orçamento. Afora os casos de corrupção, dá pra imaginar as prioridades equivocadas. Enquanto isso, o falta dinheiro para o Farmácia Popular, INSS, programa de imunização, merenda, pagamento de bolsas de pesquisa, construção de moradias e diversos programas sociais que a atual gestão deixou à míngua. Pra não falar dos vexames do Censo e dos passaportes e viaturas. Sem contar a baita bomba fiscal que o caloteiro vai deixar.
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
É só cobrar Angola, Nicarágua, Cuba etc que haverá recursos.
-
Marcos Benassi
E as diversas bombas internacionais, né, Ricardo? Cê deu nome aos bois: caloteiros. São mais de 5bilhões em compromissos internacionais que não foram pagos, e comprometem a participação do país na definição das agendas mundiais. Essa rapeize Bozoléica é difuder - devia sobrar encrenca carcerária pra uma centena de sujeitos.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.