Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pery Pedro

    Lula prometeu acabar com o orçamento secreto. Foi uma boa promessa, o orçamento secreto é um absurdo. Agora se senta com Lira e promete que não o fará. O que farão os meios de comunicação? Mudarão o nome para Orçamento Democrático? Do bem? Paz e Amor? Se prometeu e não vai cumprir, foi estelionato eleitoral. E vocês, que o apoiaram, devem criticá-lo. Dizer que a culpa pelo apoio do Lula é do Bolsonaro não vai colar. A Folha é a Jovem Pan deste governo.

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    Vamos ver o que o STF vai julgar, porque para mim é um abuso dos parlamentares. Quando são eles que, individual e veladamente, dizem para onde vai o recurso, me parece que extrapola o seu papel. Outra coisa: bolsas de estudo e pesquisa, bolsas de permanência, bolsas de extensão deveriam ser honradas, não poderiam ser atrasadas, e sim encaradas como salário (não pode atrasar ou deixar de pagar), as pessoas dependem desse recurso seguro para os estudos.

    Responda
  3. Moezio Martins dos Santos

    O STF tem a obrigação e o dever constitucional de julgar essas emendas da corrupção de inconstitucional, como a Câmara tem obrigação e o dever de aprovar essa PEC. Uma câmara que aprovou o maior absurdo da história brasileira como o Orçamento Secreto e a PEC imoral que foi usada para corrupção eleitoral, agora se omitir de uma decisão para ajudar o povo pobre, uma câmara que cruzou os braços para tantos desmandos desse desgoverno e uma câmara que passou 04 anos sem fazer nada pelo Brasil.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      A Câmara é um dos lados da moeda do mensalão.

  4. Mauricio Borborema de Medeiros

    Tiago, quero crer que Lula não tem o poder necessário para influenciar o julgamento do STF. Isso é muito barulho por nada. A questão que realmente importa, e que você mencionou, é o apoio de Lula à reeleição de Lira, ou, sendo mais cínico, o apoio de Lira ao governo Lula.

    Responda
  5. Landson Abercrombie

    Quem tem que acabar com essa palhacada é o STF. Associar Lula com orçamento secreto é desonestidade.

    Responda
  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Tiago, exigir do Lula que tenha os superpoderes necessários para enfrentar uma situação que ele não criou e que o próprio povo chancelou ao votar nessa gente e dando lhes uma esmagadora maioria no Congresso é ser por demais injusto. Pode sim tentar remediar a situação com a capacidade negocial que tem e não permitindo que ajam impunemente com as falcatruas relacionadas, mas quem pode mesmo consertar isso é o STF.

    Responda
  7. Rodrigo Ribeiro

    Há um ano sei que o Lira será reeleito e o orçamento secreto continuará. Lula fez a parte dele, dizendo antes de entrar que é contra, fixando posição. Porém, a manutenção não é problema dele. Daqui a pouco vai começar a falar da "Bic do Lula". Cuidado. Essa ideologia de classe média, tudo é corrupção, não faz pensar. Isto é um problema do Congresso e deve ser tratado como tal.

    Responda
  8. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vc diz : o que se questiona eh a privatização do dinheiro público. Isso eh ruim. Sim. Mas eh a parte do gatinho. Vc não reclama da parte do leão que historicamente os tubarões sequestram do dinheiro público.

    Responda
    1. Rosamaria Silva

      Sem dúvida há que ser questionado,porém não é isso o que está sendo julgado no momento. Pagamos sim, exatamente por isso que tem que haver transparência. É o nosso dinheiro que está sendoempregada de forma escusa .

  9. José Cardoso

    Há muita hipocrisia nessa questão. O chamado orçamento secreto não é impositivo. Basta o executivo não empenhar os recursos que seca tudo. Só que aí as engrenagens do congresso ficam sem óleo e começam os atritos. O Jair começou com isso daí para bloquear processos de impeachment. Esperemos (sentados para não cansar) que o Lula seque essa fonte.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Certo, o super Lula deve resolver definitivamente um problemaço criado pelo Bozo e pelo povo que elegeu novamente essa gente, com orçamento secreto e tudo, mesmo que para isso comprometa o seu governo afrontando a esmagadora maioria do Congresso.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Votem certo para deputados e as coisas se resolverão um dia. Não será elegendo zambelis, bombados e que tais que as coisas endireitarao.

  10. Evandro Luiz de Carvalho

    Essa pressão contra o orçamento secreto terá que vir da população organizada. Jesus! "População organizada", deixa quieto. Ultimamente a população quando se "organiza" só dá M. Vide a porta dos quartéis e os lunáticos/fascistas que lá estão. Viva o Carnaval!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acho que você foi no ponto. Estamos nessa encruzilhada, sem pressão popular não se resolvem questões como essa. Além de tudo o povo elegeu essa gente, com orçamento secreto e tudo. Só o STF poderá por ordem nessa falcatrua. Me surpreenderá se o fizer.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Perfeitíssimo.

  11. MARIA F LUPORINI

    Não culpe Lula. Irá resolver, com o tempo. Agora é a vez do STF dar a transparência devida. Criança com fome é tão grave quanto.

    Responda
  12. Peter Janos Wechsler

    "Lula, que já criticou o orçamento secreto, apoiou Arthur Lira, o autor do dito cujo, para reeleição à Câmara." Nada mudou. Tudo pela governabilidade que serve como justificativa para toda imoralidade. Só o mensalão mudou de nome, mas continua atuando. Não faltarão sofismas para justificar o injustificável.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Padilha. Faz muito tem que eu não voto. Mas. nenhum voto, de qualquer eleitor,, é licença para bandidagem política Todos os partidos são a mesma porcaria sejam do centrão,, da extrema direita ou do mensalão..

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Claro, o eleitor que chancelou tudo isso ao votar maciçamente no Centrão e na ultradireita, nos mesmos que criaram e manipularam o orçamento secreto, não tem nada a ver com isso, né?

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      KKK na vez do lula vc quer que ele seja impichado, né ?! Esperto.

    4. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Certíssimo! Durante a campanha era a pior ladroagem dos últimos anos. Agora é realpolitike e pragmatismo, sob a justificativa de governabilidade. O que falta é coragem.

    5. Peter Janos Wechsler

      Maria. Pergunta ingênua. Nunca fui durante bem mais de quatro anos. A sua pergunta deixa implícita que você é a favor dos sofismas de preferência atualmente. É isso?

    6. MARIA F LUPORINI

      Durante 4 anos você foi a favor dos sofismas??

  13. Ana Luisa de Carvalho

    Sempre brilhante!

    Responda
  14. Alan Moacir Ferraz

    Orçamento secreto é vergonhoso. Deve ser extirpado. Salvo conduto pra corrupção. Corrupçao jamais. É a doença que tem arrasado e envergonhado o pais. Vira terra de ninguem. E a lei da transparencia vai pro lixo? O STF deve assumir uma atitude viril sinalizando que transparencia e democracia devem caminhar juntas.

    Responda
  15. Marcos Benassi

    Thiago, meu caro, seu último parágrafo foi precioso, por sintético. De todo modo, não se espera do Luloverno, nem de longe, a incompetência técnica e negocial que leva um sujeito como o Lira a virar eminência financeira na república. Todavia, cercado pela mesma fauna centrônica, o Executivo Federal deve ser compelido a trabalhar de modo mais transparente, afeito a controles e com a devida responsabilização dos agentes públicos envolvidos, sejam do executivo, sejam legislabósticos.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Concordo.

  16. RICARDO BATISTA

    É, o Governo Federal precisa retomar maior controle do Orçamento. Afora os casos de corrupção, dá pra imaginar as prioridades equivocadas. Enquanto isso, o falta dinheiro para o Farmácia Popular, INSS, programa de imunização, merenda, pagamento de bolsas de pesquisa, construção de moradias e diversos programas sociais que a atual gestão deixou à míngua. Pra não falar dos vexames do Censo e dos passaportes e viaturas. Sem contar a baita bomba fiscal que o caloteiro vai deixar.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      É só cobrar Angola, Nicarágua, Cuba etc que haverá recursos.

    2. Marcos Benassi

      E as diversas bombas internacionais, né, Ricardo? Cê deu nome aos bois: caloteiros. São mais de 5bilhões em compromissos internacionais que não foram pagos, e comprometem a participação do país na definição das agendas mundiais. Essa rapeize Bozoléica é difuder - devia sobrar encrenca carcerária pra uma centena de sujeitos.