Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Magalhães

    A equipe de transição deveria ter indicado um economista do mercado logo de cara. Esse economista deveria ter se comprometido em não modificar a âncora fiscal, ou seja, o teto de gastos sociais. Ele também deveria afirmar que seu primeiro projeto era acabar com os funcionários públicos e aumentar os impostos dos pobres e diminuir o dos ricos. Assim, os grandes investidores internacionais, ávidos por colocar seu dinheiro no país para ajudar os pobres viriam investir no Brasil. Haddad deverá redu.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      O candidato desse seu programa, perdeu mané !

  2. José Antônio

    Por uma auditoria na dívida pública (dívida que ninguém do povo sabe o que é) já.

    Responda
  3. Marcos Antônio

    Sr. Haddad, o qual sua opinião sobre a Reforma Administrativa em curso no Congresso ? O Sr. é a favor ou contra a estabilidade dos Servidores Públicos ?

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Perdeu mané!

  4. José Cardoso

    O período Guedes mostrou que já foi o tempo em que o ministro da fazenda ou economia era uma espécie de czar, quase primeiro ministro. O congresso e o presidente arrombam as contas com despesas sem previsão realista de receita, e o STF desenterra esqueletos mandando pagar antigos passivos. Além disso o BC é independente. Em suma, o Haddad não vai mandar nem na política monetária nem na fiscal.

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    Muito pouco provável que Haddad repita os dois bons anos que o Palocci deu para a primeira gestão Lula. O mais provável é que repita a gestão do Guido Mantega e com as mesmas consequências.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Palocci não deu nada. Apenas, como ignorante em economia, deu seguimento ao Plano Real respeitando as diretrizes. O crédito dele é que nada fez de novo.

  6. Ricardo Villas

    O mesmo discurso de "herança maldita" (já conhecemos as táticas da *quadrilha petista) não vai colar. Realidade? A realidade é que a economia dos últimos 4 anos foi heroica. Consertar os danos do PT, combater o covid, enfrentar petistas alucinados e um STF criminoso, foi tarefa hercúlea. Estão encontrando a economia em ordem, pobreza reduzida e crescimento econômico evidente. O PT não tem quadros para conduzir a economia do país e ataca os cofres com voracidade inaudita. Vão afundar o navio!

    Responda
    1. José Antônio

      ´...Consertar os danos do PT, ...` ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%. ``(Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana, um prêmio à inteligência).

    2. Hélio Valdemar Damião Freire

      Meu Deus quanta besteira numa única postagem…

    3. Vera Queiroz

      Esse já está na terra dos ET's. Foi pra morar, ou só passear? Fiiica!

    4. Denis Rodrigues

      Comentário de quem ora pra pneu ou manda sinais para extraterrestres.

    5. Robson Simões

      Comentário tolo. Certamente você não entende nada de Economia .

  7. Mario Donizete Pelissaro

    Estamos diante de uma situação caotica no Brasil. O país está quebrado e todo desorganizado e é preciso torcer prá q esse novo governo eleito dê certo, não só prá reconduzir o Brasil à normalidade, mass tambem p proteger a democracia. 0

    Responda
  8. Fernando Alves

    Achei que os danos estavam na conta de 500bi que o governo Bozo deixou no setor de energia. Mas não, o VSF rasga as vestes todos os dias por cem bi para os pobres e nem toca no assunto dos 500bi que foram invariavelmente para os ricos. Escândalo é só gasto de dinheiro com pobre.

    Responda
    1. Robson Simões

      Esse colunista é um dos que torce contra. Um tonto.

  9. Caio Gomes

    Não existe um texto deste senhor que não seja delinquente intelectualmente. Faça -me o favor.

    Responda
    1. Robson Simões

      Concordo. É insuportável.

  10. Nestor Bercovich

    Vinicius, sempre achei suas notas inteligentes, sensatas. Agora, qual o seu problema com as políticas de desenvolvimento? Imagino que vc concorda com a ideia que o Brasil precisa urgentemente de mudanças na sua estrutura produtiva (maior sofisticação...), reindustrialização, etc. Vc acha que o mercado vai fazer essa mudança, ou são necessárias políticas públicas industriais e tecnológicas para avançar nessa direção?

    Responda
    1. marilza abrahão

      Não vai responder, caro Nestor, o que quer é influir, com suas pautas de extrema direita (civilizada?), na agenda do futuro governo. Alias, chegou a hora de deixar de lado o termo bolsonarismo e usar aquele que,, na verdade é o pensamento que quer dominar o pais, extrema-direita neoliberal.

  11. José Tarcísio Aguilar

    Curioso o título da matéria. Poderia se falar em "danos cessantes" na economia, e em "desmonte cessante" em toda organização de estado, com a transição.

    Responda
  12. Joao Braga

    O próprio Haddad reconhece que não entende de economia...mas tem a carteirinha do partido e a confiança do ex presidiário. E assim a banda toca...

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Nossa, Haddad é um dos políticos do Brasil, quiçá do mundo, de conhecimento mais profundo em pelo menos três grandes áreas: bacharel em Direito; mestre em Economia; doutor em Filosofia. Tá bom pro seu tamanho, ou você sequer entende o que tais títulos significam?

    2. Carlos Telles

      Para bolsonarista falar pela boca dos outros é uma prática.

    3. Caio Gomes

      O Haddad é mestre em economia

    4. SUELI Iossi

      Ele tem experiência e currículo, e melhor que este desgoverno que deixou o país quebrado co. Ctz ele vai ser, de resto é opinião de invejoso perdedor!

    5. Aída Bueno Bastos

      Currículo de Haddad no WhatsApp: bonitinho, mas ordinário. Currículo de Haddad no Lattes: doutor em Filosofia, mestre em Economia.

    6. Antonio Carlos Antonio Carlos

      Além de bacharel em Direito,professor,,doutor em Filosofia,Haddad é mestre em Economia... quem deve entender muito é o tal posto ipiranga... F i que quie to, criança!

    7. Humberto Giovine

      Meu caro. Qualquer um é melhor do que este jegues que é o ministro da economia. Neste desgoverno, o pior e mais incompetente da história do país, até o sem teto da cracolândia traria resultados mais positivos.

    8. Joaquim Rocha

      Fernado Henrique Cardoso tambem não entendia, porém com sua i inteligência montou uma ótima equipe que conseguiu, finalmente acabar com a hiperinflação, que todos os economistas anteriores não conseguiram.

  13. wilson kfouri

    Além de bacharel em Direito,professor,,doutor em Filosofia,Haddad é mestre em Economia. À frente do MEC por 7 anos administrou um orçamento anual de 100 bilhões de reais de forma ilibada e eficiente. Como prefeito acabou com máfias,abateu 50 bilhões de reais da dívida,bateu recorde de investimentos e obteve grau de investimento da agência Fitch..Esse currículo justifica sua nomeação para o ministério da Fazenda com árdua tarefa de reconstruir a economia do país destruída por Guedes..

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Felipe, seu perfil não se adequa sequer a falar no nome de Haddad. Melhor vazar, procura tua turma que está deixando o país no chão, vai com eles.

    2. Felipe Araújo Braga

      Haddad não tem perfil técnico para Economia.

  14. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    A verdade é que para tirar o PT do poder fizeram tudo errado. Criaram um superministério que é um paquiderme inútil. Fizeram um chamado "teto de gasto"que é uma coisa impossível de ser cumprida. Tudo isso para agradar ao "mercado" ultraliberal, cujo único valor são SEUS lucros. Não tem como dar certo. Um país não é uma empresa familiar. É muito mais complexo e tudo isso precisa mudar.

    Responda