Demétrio Magnoli > Cheque do Presidente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    fico a imaginar se o colunista precisa se excitar para produzir texticulos como este ou se o orgasmo vem naturalmente quando ele confere sua publicação na integra ...

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      os contorcionismos verbais e argumentativos do criador do infame “lulopetismo” é o custo que nos leitores temos que pagar para engolir o corte de gastos do janio de freitas – que falta faz o frias para combater este infame desmatamento na FSP

  2. ADILSON RIBEIRO

    O Comentário do Demétrio não está de todo equivocado. Também entendo que soluções paliativas são um remédio amargo para uma economia fragilizada como a nossa. Nesse caso específico, precisamos agora de momento uma solução alopática. Entretanto, o que fez o sucesso dos governos Lula nos primeiros 08 anos foi justamente o impacto do crescimento econômico, queda no endividamento do Estado de 60 para 40% e sobretudo aumento real no poder de compra. Não tem mágica.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Quando associa a 'folia dilmista' ao Bolsa Família, escondendo a grande 'folia' no governo Dilma, que foi as desonerações a empresas que não cumpriram com as contrapartidas, o colunista demonstra a sua má-fé. E o que é pior: escreve sem mencionar a miséria e fome de 33 Milhões de Seres Humanos, como se o ente sagrado chamado 'mercado' fosse dar conta da miséria que ajudou a criar junto a um governo medíocre movido a mentiras e mexericos formado por milicianos.

    Responda
  4. Gabriel Dias

    A falha na argumentação do Magnoli é a mesma de todos os outros liberais: achar que os patrões, os donos do dinheiro, vão pagar bons salários aos empregados... Concordo com o Magnoli que não podemos viver eternamente de auxílios e cotas. Porém... Tem o grande porém de quem pode ajudar a mudar isso (empresários, "deus mercado") também não faz lá a sua parte, né? Os trabalhadores escravizados do pessoal do agro não me deixam mentir.

    Responda
    1. Thiago Magalhães

      Não falou nada com nada

  5. Peter Janos Wechsler

    ""Bolsa es mola" –era assim que, vinte anos atrás, Lula qualificava o programa Bolsa Escola de F HC. Depois, no poder, o tal "bolsa esmola" tornou-se o Bolsa Família..."" Não precisava escrever mais nada para caracterizar perfeitamente a "metamorfose ambulante".

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      fazendo par com a rosamaria? que lindo..

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Acontece que o Bolsa Familia tinha outra estrutura, com contrapartidas, administração por conselhos municipais e auditoria federal por amostragem. Considerado programa padrão pela ONU. O bolsa escola era restrito e nem chegou minimamente perto do impacto social do bolsa família.

  6. Marcelo Ribeiro

    O missivista se esquece da urgência de trinta milhões de brasileiros famintos que precisam ser socorridos. O resto é mimimi. Falta-lhe empatia e compaixão com os miseráveis.

    Responda
  7. Márcio Queiroz

    Demétrio vc não consegue ter uma visão holística, se fosse só a política econômica e política pública para resolver os problemas sociais seria maravilhoso, mas as outros fatores que vc não mencionou, ainda faltam responsabilidades de outros como o poder econômico.

    Responda
  8. Alberto Bianco

    Precisamos acabar com essa palhaçada, em ano de eleição e 1° ano de mandato não pode haver mudança nos valores dos auxílios federais de renda, pra coibir essa "semi-compra" de votos com promessa de melhora de renda no auxílio, assim o cara não ganha voto no ano da eleição por isso nem pode prometer pro ano seguinte.

    Responda
  9. Jose Roberto X de Oliveira

    O último parágrafo me parece adequado com a crítica a como sair da pobreza, porém nada fala sobre o agro que é bom para poucas famílias e não para o conjunto da população... Já "folia Dilmista" o cronista deturpou meio que os fatos. A Câmara dos Deputados sob a liderança de Eduardo Cunha, esse panteão dos conservadores, foi o responsável por grande parte da desarrumação do Estado me corrija se estiver errado promovendo pautas bombas.

    Responda
  10. José Cardoso

    O Garotinho quase chegou ao segundo turno em 2002 com seu cheque cidadão no RJ. Teve 18% dos votos no primeiro turno contra 23% do Serra. Essa forma de compra de votos é mesmo poderosa, e Lula e Bolsonaro aprenderam isso. Assim como o orçamento secreto, é um mecanismo que deveria ser desmontado, só não vejo como.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      o comentario abaixo foi ao ponto : alhos com bugalhos ; acrescento bofes com regabofes - o bordao do caco antibes é insubstituivel :cala a boca magdaa!

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Compara alhos com bugalhos. Bolsa família considerado programa modelo para países pobres pela ONU. Não foi eleitoral. Foi permanente. Bem estruturado, com contrapartidas, administrado por conselhos municipais e auditado pelo TCU.

  11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Senhor Demétrio: o capitalismo em seu estágio atual não gera empregos. É preciso que as pessoas consumam.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Queeem, fora silvícolas? Hahahahah!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Onde há empregos sem o capitalismo ? ... onde há estado sem capitalismo ? ... quem, fora silvículas, vive sem o capitalismo ?

  12. Nilton Silva

    O pt aprendeu a fazer política com os coronéis dos rincões brasileiros. Estamos diante da reedição do voto de cabresto. Mas pra tirar o Bozo, vale tudo.

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Bolsa Família foi considerado pela ONU como programa modelo para países pobres. Estudos acadêmicos rigorosos evidenciaram o impacto social positivo do programa. Infirme-se antes de expor estreiteza de análise.

  13. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, prezado, a chatice desmerece a crítica. Pouco importa, porque creio que a pretensão não é a de crítica e ser absorvida, né? Cê também desistiu da transformação, tá mais pra encheção de saco continuada: saco Demétrio contra borsa Lula. Tá bão, então, vai que vai.

    Responda
  14. Dalton Matzenbacher Chicon

    Absolutamente certo.

    Responda
    1. ROSA MARIA

      Uma voz lúcida em meio a maioria que ainda rumina. Absolutamente certo.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Reitero: absolutamente certo.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não. Absolutamente errado. O capitalismo não gera empregos em seu estágio atual de desenvolvimento. É necessário que as pessoas consumam. Na América Latina, se o Estado não faz certas coisas, ninguém faz. A única medida tomada pelo ainda presidente da República, com a qual concordo, é o 13º salário para bolsa-família. Quanto ao auxílio, lembrar que os seiscentos reais vieram do parlamento, sempre demonizado, já que Paulo Guedes, santo dos santos, propunha 200.

  15. ROSANGELA M SOARES DE OLIVEIRA

    Perfeito. Dá-lhe, Demétrio!

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Da-lhe o que? Só ressentimento. Bolsa Família considerado pela ONU programa modelo para países pobres.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo.

  16. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    Demetrio é viúvo dos tucanos. Ex guerrilheiro. Cego de raiva do PT. Faz crítica rasa apenas como desabafo. Adoro qdo fica constrangido pelas respostas da excelente Flavia na Globonews.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A verdade perturba vc.

    2. Maria Lopes

      Marcos, Flávia Oliveira. Ela é ótima.

    3. Marcos Benassi

      Dagmar, perdão: pra quem não assiste GloboNews, qual é o nome da Flavia? Grato!

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é crítica, mas sim análise. E correta.

  17. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Não gaste tanto latin de segunda linha, todo o seu texto é datado e reacionário.

    Responda
  18. Maria Lopes

    O articulista não dedicou tempo a estudar o assunto. Se o tivesse feito teria encontrado um estudo que mostra que do mais de milhão de famílias que entraram nos primeiros anos mais de 60% o deixaram por terem conseguido estudar e empreender. A continuidade e consistência mantida permitiram que as pessoas planejassem a vida. O governo que sai dedicou-se a destruir o melhor programa que o país colocou de pé. A serviço de quê? Qual é o ponto? Francamente, o leitor merece mais e melhor.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, minha cara, cê acha que o Demétrio não conhece os efeitos e a complexidade do bolsa família? É ranço mêmo, uma chatice do Baralho.

    2. Maria Lopes

      As interrogações são dirigidas ao articulista.

  19. fauzi salmem

    Portanto, não foi a folia dilmista!

    Responda
  20. fauzi salmem

    Não sou partidário, mas detesto distorções no jornal que assino. O colunista sempre se "esquecendo" , de que a causa da depressão foi o tsunami gerado pelo maior ro_u_ba da história ocorrido nos EUA em dois mil e oito e que levou o mundo à r eces são, na Grécia, Itália, Espanha, Islândia etc. Não omita a verdade senhor. Até hoje aqueles países, inclusive o nosso, estão f er_rados e sem folias!.

    Responda
    1. Paulo fedrizzi

      A referida recessão,foi entre 2014 e 2016,A crise foi em 2008.

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      O ranço e a falta de atualização do colunista são patéticos

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.