UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. germano siqueira

    Vou cancelar todas minhas as assinaturas dessa farsa de são paulo

    Responda
  2. germano siqueira

    Uma vergonha a demissão de Jânio de Freitas por uma falsa alegação de conter gastos . Estão dando lugar a medíocres e fascistas . Basta ver as manchetes e matérias mais recentes .

    Responda
  3. filipe moura lima

    Tenho apreço por vários colunistas e é por isso que assino a FSP. Mas a demissão do seu Janio me deixou desanimado e já estou pensando na contenção de despesas.

    Responda
  4. washington luis reis

    O que eu vou ler agora nesta folha? Como pode demitir o Janio de Freitas. A direção do jornal deve uma explicação sobre esta demissão. Que vergonha.

    Responda
  5. Kelerson Semerene Costa

    Vou cancelar minha assinatura em protesto contra a demissão de Jânio de Freitas. Se o jornal pode abrir mão de um grande jornalista, eu posso abrir mão de um jornal que se torna cada vez mais medíocre.

    Responda
  6. EDUARDO BENEDICTO OTTONI

    Demissões lamentáveis de Janio de Freitas e Gregorio Duvivier. Hora de reconsiderar a assinatura de tantos anos.

    Responda
  7. osvaldo heller da silva

    Que vergonha a demissão de Jânio de Freitas. Folha virou mais um folhetim de elite tosca brasileira. Vou cancelar minha assinatura.

    Responda
  8. Felipe Duvaresch Kamia

    Como assinante da folha, expresso minha indignação com a demissão do jornalista Jânio de Freitas e demando uma nota do jornal informando as razões para tal acontecimento. Perde a Folha, e ainda mais os seus assinantes.

    Responda
  9. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Voltei ao seu último texto aqui para dizer: Janio, a Folha não mais te merece.

    Responda
  10. Elisabeth Beraldo Faria

    Voltei aqui, nesse dia dez para expressar um grande sentimento de tristeza pela folha ter demitido o grande Janio de Freitas e sequer dado satisfação e explicações aos leitores desse jornal que o seguem! Grande Janio , vc vai fazer muita falta aqui...pena, folhinha encolhendo cada vez mais!

    Responda
  11. Hudson Neves

    Fiquei pasmo quando soube da demissão deste grande jornalista que é Janio de Freitas. Desde esse momento passei a ter uma obsessão em demitir a Folha de SP.

    Responda
  12. Carlos Capela

    Fim da minha assinatura depois de décadas, nas quais a presença de jornalistas ou articulistas como Jânio de Freitas nos fazia pensar, no que esse verbo tem de nobre. Sobram comentadores de economia e cultura de massa. A folha se tornou frias. A ambiguidade evidente nesse momento crítico finalmente mostra sua razão de ser. Bye folha, infelizmente a saudade será de pessoas que escrevem à sua revelia (serão demitidos?)

    Responda
    1. Israel Vainsencher

      cancelo minha assinatura por conta das demissões anunciadas, em especial do venerando Janio de Freitas.

  13. Carlos Capela

    Fim da minha assinatura depois de décadas, nas quais a presença de jornalistas ou articulistas como Jânio de Freitas nos fazia pensar, no que esse verbo tem de nobre. Sobram comentadores de economia e cultura de massa. A folha se tornou frias. A ambiguidade evidente nesse momento crítico finalmente mostra sua razão de ser. Bye folha, infelizmente a saudade será de pessoas que escrevem à sua revelia (serão demitidos?)

    Responda
  14. Gustavo Carvalho

    A Folha demitir o Janio de Freitas é a mesma coisa que a Argentina demitir o Messi. Enquanto isso, dúzias e dúzias de nulidades na lista de colunistas. Como diz o Galvão, a Folha *vive um drama*…

    Responda
  15. RILER BARBOSA SCARPATI

    Renovei na última segunda minha assinatura na Folha pra saber hoje que Jânio foi demitido! Q huerda!

    Responda
    1. Antonio Carlos Araújo Franqueira

      Minha assinatura não será renovada. Um absurdo a demissão desse ícone do bom jornalismo brasileiro. A "economia" de salário da Folha não paga o prejuízo de qualidade do jornal. Tô fora.

  16. REGINALDO MODESTO BARABA

    É só começar a prender os terroristas, barata voa e se acaba o golpe.

    Responda
  17. ricardo fernandes

    o governo lula repetirá os erros de sempre, que fazem a extrema direita voltar sempre ao poder. enquanto na colombia o presidente resolveu fazer uma depuração nos quadros militares, aqui vamos, mais uma vez, aceitar a tutela deles, que desde 1889 conspiram contra todos os governos, civis e militares, e que agora não querem largar seus cargos civis, não pela utilidade para o país, mas pela utilidade em seus próprios bolsos.

    Responda
  18. Antonio Catigero Oliveira

    Promoção por tempo de trabalho só faz recriar antigos hábitos antidemocráticos. É o cachorro mordendo o próprio rabo.

    Responda
  19. Raul Cunningham

    Viva, sempre, a Costa Rica…

    Responda
  20. Reinaldo Silva

    Jânio de Freitas é o maior jornalista do Brasil! Análise com a precisão e poder de síntese inigualável, uma navalha afiada. Será um modelo a ser seguido pelos outros(as) jornalistas da Folha, cuja falta de coragem chegam a causar espanto? Atingir o nível de percepção intelectual e coragem é para poucos. Jânio de Freitas conseguiu. Sabe porque aprendeu e não se curvou no período da Ditadura militar. Não doura a pílula sobre a "despolitização" dos militares, e avisa: não será fácil companheiros!!!

    Responda
    1. flavio c pedrett

      Amigo, vc fez uma analise precisa sobre o mestre do jornalismo brasileiro que nunca cedeu aos encantos do aplauso facil.

  21. Ricardo Santos

    As FFAA conseguiram a proeza de cairem no conceito do povo brasileiro, ao se identificarem com um ex-terrorista e psicopata expulso do exército. Ao se transformarem em agentes políticos da extrema-direita brasileira preconizada pelo bozo, deixaram de lado as normas que regem as forças militares rompendo com os preceitos que devem respeito à lei maior, no caso a Constituição. Portanto, a maioria da população nacional se sente traída pelas FFAA.

    Responda
  22. Tania Pacheco

    Janio de Freitas nos presenteia com inteligência e lucidez, coisas hoje raras. Leitura fundamental todos os domingos. Obrigada, Janio.

    Responda
  23. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Este Jãnio só fala em "golpe". Deve ter camisa do Che Guevara guardada a naftalina em casa. Quando o congresso democraticamrente apiou do poder a petista e incompetente Dilma também veio com esta conversa mole de "golpe".Samba de uma nota só

    Responda
    1. Israel Vainsencher

      este sr jfrfilho é sério candidato a substituir JFreitas. tou fora.

    2. Ernesto Solis

      Sou a favor que seus compatriotas fiquem tomando chuva e ca gan do em banheiro químico pela pátria enquanto bana ninha distribui pendrive no Quatar. Aproveita e tira sua camiseta do Ustra do armário.

  24. Ivan Cunha

    “Quando a política entra nos quartéis pela porta da frente , a disciplina sai pela porta dos fundos”, dizia um famoso general . Sendo a disciplina e hierarquia os pilares da vida militar, como relembra o recente ex Ministro da Defesa e ex candidato vencido a Presidente da República , Gen. Braga, as estruturas da vida militar estão abaladas. Militarizar os militares, portanto, ou trazer a disciplina de volta aos quartéis mesmo sendo missão difícil é fundamental .

    Responda
  25. NACIB HETTI

    No campo político a grande tarefa do Lula é conter seus companheiros. Estão famintos e vão com muita sede ao pode. Será difícil conter nova onda de corrupção. No resto o mercado ajuda.

    Responda
    1. arley leite

      Não , não acho que farão como fez a família do excremito comprando mansões e raspando o cofre que pertence ao povo.

  26. Marcos Benassi

    O Bozo é um ente entropicogênico, né, sêo Janio? O barato do Bozo é a barafunda, é caos; daí que chega numa corporação, cuja ordem e pogréssio tão mais na bandeira do que na prática, dá niço, danouçe. Falta profissionalismo aos nossos milicos, parece-me: quedê a Engenharia militar? Quedê uma competência pra guerra/defesa eletrônica? Uma etnologia, uma medicina tropical de ponta, que permita a lida com nossas fronteiras e os povos de lá? Vai ser uma trabalheira.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, Wanderlei, se entendi a pergunta, aqui haveria um filão interminável pro meu velho trabalho de educação a distância, em mil dimensões: estabelecimento de cultura de base, padrões de comportamento/ação (tipo "melhores práticas"), jogos/role playing, estudo baseado em projetos, uma infinidade de coisas. O exército tem tudo pra se espraiar na área: muita gente, geograficamente espalhada, enorme diversidade, necessidade de consistência. Não sei de iniciativa alguma, mas não é poçíveu não haver.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Muito interessante o exemplo dos blindados que aparece no texto. Como está o estudo militar sobre sua profissão?

  27. guilherme nobre souto

    Desde que ficou claro que quem manda aqui são os norte americanos, nossos milicos se tornaram pistoleiros e, não tendo o que fazer, foram disputar poder com os poderes civis.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      A defesa externa os EUA garantem, e aos milicos tupiniquins sobram a defesa dos soldos e ameaças aos civis. Este padrão precisa ser refeito.

  28. Antônio Carlos de Paula

    Lula não deve nada a esses milicos consumidores de salmão e viagra, tudo nas costas do povo. Foi eleito democraticamente para consertar o enorme estrago causado ao país pelo governo Bolsonaro.

    Responda
  29. Eduardo Potsch Camara Matos

    Janio, meu caro, por aqui não estamos falando em guerra moderna e mísseis, a doutrina e o inimigo são diferentes, portanto, tanques são suficientes.

    Responda
  30. João Carmo Vendramim

    Militares políticos, dinamite pronta. Exatamente isso, Jânio, militar precisa voltar a ser militar enquanto o povo aguarda uma futuro sem essa arma apontada para si.

    Responda
  31. filipe moura lima

    Os blindados que o exército pretende comprar por cinco bilhões atenderão com êxito o que deles se espera: intimidar a população civil que sustenta as forças armadas.

    Responda
  32. jose borges

    A proclamação da República foi um golpe de Estado . De lá para cá nada mudou . É o que fazem ou tentam fazer a intervalos regulares . O governo Bolsonaro apenas tornou evidente o que muitos não enxergavam ou não queriam enxergar . O Brasil é um país triste . Triste, injusto e despreparado para quase tudo que se apresenta no mundo contemporâneo. O que melhor temos é a arte e o povo que sobrevive apesar da classe dirigente que lhe vira as costas e o trata como inimigo ou estorvo.

    Responda
    1. niemeyer franco

      Os militares sempre flertaram com a ditadura. Conseguiram duas décadas de governo e provaram sempre incompetentes. Ainda assim não arredam pé . Enquanto estiverem usando antolhos, serão assim.

  33. Nelson Esteves

    Bolsonaro tem que fazer um auto reconhecimento do mal que fez para o Brasil. Atitudes arcaicas e doentias como essas que alimentam a anti democracia, fez cair seu pedestal e por isso perdeu a eleição. Contou ainda com a colaboração de Guedes querendo mexer no salário mínimo, uma deputada que surtou vergonhosamente com arma na mão no meio da rua, e um aliado em puro estado de desespero que colocou a vida de policiais em risco.

    Responda
  34. Alberto A Neto

    Os bivaques têm 'salmão chileno', uísque '12 anos', 'pílulas azuis', ostras e camarões. Prometeu-se 'picanha e cerveja' à faraônica despensa dos granadeiros. Há um brocardo sobre elos de comando: "Cavalo encilhado, pé no estribo e mão na rédea". As Forças não são Embaixadas. Caserna não é Itamarati. Cavalo reconhece cavaleiro ou refuga. Autoridade, sim; jeitinho, não! Múcio montou o cavalo sem cela nem estribo e não segura as rédeas. Quadrúpedes solípedes são refugantes "in natura"!

    Responda
  35. niemeyer franco

    Difíceis, por quê? Abram as páginas da CF sobre suas responsabilidades e passe as ordens. Não querem trabalhar, peçam as contas, e boa. FFAA existem pra trabalhar conforme a CF e os salários que pagamos.

    Responda
  36. flavio c pedrett

    A cadeira a seu ocupada a partir de 1 de janeiro, e' para poucos e Lula e' um deles. Bolsonaro, ao contrario, mostrou em 4 anos que nao tinha condicoes de ocupa-la. Tenho confianca que Lula sabera pacificar o pais e fazer um excelente trabalho.

    Responda
  37. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    Janio de Freitas tem experiência e porisso tem razão nas ponderadas preocupações. Preocupações que que atormenta a todos nós que prezamos a democracia e buscamos a paz. Esse indivíduo anacrônico que ocupou o poder nos últimos 4 anos, sem dúvida nenhuma, potencializou um sentimento de vingança que pairava nas hostes militares desde a redemocratização(1985) recrudecido com o evento da Comissão da Verdade, difundiu mentiras e fomentou o ódio, resultando disso tudo um caldo venenoso que pode contam

    Responda
  38. Jane Medeiros

    Janio de Freitas tem toda razão, a situação é muito mais grave. É preciso criminalizar os ataques à nossa democracia e a nossa Constituição! Quaisquer que sejam os infratores. Às eleições foram limpas e legítimas. O resultado precisa respeitado por todos.

    Responda
  39. André Luiz

    Se Jânio de Freitas tivesse passado ao menos pelo serviço militar obrigatório não falaria tanta bobagem. Aqui no Brasil é assim, cheio de "especialistas". Despolitizar o quê? Não se viu uma única declaração de militares da ativa nos últimos anos. Múcio é outro, entende tanto de Defesa quanto aquele Jobim (nossa!). Vai ser uma figura de decorativa. Como não entende nada na área fica dando entrevistas e criando factoides.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Vimos um sargento da ativa pregando abertamente (e ninguém fale em redes privadas) o assassinato do presidente eleito.

    2. Ivan Bastos

      Um general da ativa num palanque eleitoral. Isso não é política? Seria o quê?

    3. Antônio Carlos de Paula

      André, não finge de desinformado. Tem sim militar da ativa pregando o golpe, inclusive fazendo ameaças ao presidente eleito.

    4. Sonia Regina Setubal

      Vc só pode ser militar. Os militares sempre se acharam no direito de ocupar lugar na política ou de tutelar o país. Só para lembrar, o twuite do general Vilas Boas fez o STF votar a favor da prisão do Lula antes do trânsito em julgado para impedi-lo de concorrer. Isso nos levou ao desastre que representa, ainda, a eleição de Bolsonaro.

  40. MORAES TORRES

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  41. Jose Roberto de França

    O Lulinha paz e amor nomeia o Mucio pra agradar os militares mas militares não têm que ser agradados mas têm que ser enquadrados. Simples assim

    Responda
  42. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lula está preocupado. E com razão.

    Responda
  43. Rosane Borges

    Jânio de Freitas é um oásis de inteligência, integridade e compromisso. Belo texto!

    Responda
  44. Alex Sgobin

    Sem dúvida: o lúmpen de extrema-direita (que agrega, inclusive, os neonazis) e as hordas fundamentalistas de certas agremiações neopentecostais não serão derrotados tão facilmente, pois criaram raízes sólidas no solo putrefato do "governo" do Inominável.

    Responda
  45. Carlos Oliveira

    Há argumentos contra a escolha dos mais antigos para o comando. Mas é o indicado neste momento. As unidades militares são comandadas por tenentes-coronéis ou coronéis (postos anteriores a generais). E é onde os golpistas receberam abrigo. Estes em maioria, ascenderam nos 4 anos bolsonarianos e se animam com um golpe. Treinaram tropas na expectativa da reeleição. Subiriam a generais se os mais antigos sairem. Convém primeiro limpar o jardim das ervas daninhas para que não floresça o inço.

    Responda
  46. Tadêu Santos

    Não é porque o Brasil é extenso e geograficamente grande, que as Forças Armadas precisem ser necessariamente exageradas em quartéis e armamentos de defesa. Com os avanços tecnológicos a eficiência dos monitoramentos (via satélites) está na qualidade e não na quantidade de equipamentos. A graduação dos militares precisa inovar, é preciso mais informações qualificadas com alto QI e menos doce de leite e viagra!!!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Claro que não é para agora, mas um dia teremos de pensar o que queremos das forças armadas.

  47. osmar Carneiro

    Que tal trocar os tanques por drones?

    Responda
  48. João Batista de Junior

    Forças armadas precisa recuperar prestigio pedido.

    Responda
    1. Jesse G

      Bem vista a realidade, elas nunca tiveram o "prestígio perdido". Ao contrário,, com a oficialidade caracterizada pelo mais vioraz corporativismo, sempre foram um entrave ao fortalecimento ds democracia no Brasil.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Prestígio e chocolate com coco. Tem q se submeter . Ponto final.

  49. Landson Abercrombie

    Para mudar essa mentalidade do século XX é preciso interferir, via MEC, nas escolas.militares e no que se ensina nos quartéis. As ladainhas "combate ao comunismo" e "revolução de 64" precisam ser extirpadas das casernas. Até lá, cada cadete vai continuar acreditando que descumprir a Constituição é algo válido e não golpe de Estado.

    Responda
  50. José Bueno

    "Militarizar" os militares. Sugestão lúcida do Janio. Se cobrados, rigorosamente, pelo cumprimento de suas obrigações constitucionais, os militares não terão tempo de folga para preocupações que não lhes cabem, na função que ocupam no Estado. E o país dará um passo à frente na defesa do território, na modernização dos recursos de defesa, etc.

    Responda