Ciência > O que é a 'doença dos prêmios Nobel', que pode afetar as mentes mais brilhantes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Barbosa

    Sabe o que eu fico impressionado: o poder de debate e discurso que os laureados possuem em defender ideias absurdas, por exemplo, que negros são superiores aos brancos, quem diz isso? O ganhador do Nobel que descobriu o DNA! Mesmo sendo uma teoria absurda e sem nenhuma comprovação científica, isso serve de munição a teorias racistas e eugênicas e muita gente "cai nessa".

    Responda
  2. Maria Lopes

    O artigo poderia ter citado Howard Gardner e seu trabalho “Inteligências Múltiplas”. E quanto a doenças, John Nash, e a interessante biografia dele, Uma mente Brilhante (fizeram um filme). Esquizofrenia é uma doença desenvolvida por vários matemáticos geniais. John Nash é um caso famoso porque, aspas, voltou aspas depois de muitos anos em que vagava por Princeton. Teve a sorte de estar em um lugar civilizado que lhe alocou tempo de computação para continuar pesquisando. Parte da cura.

    Responda
  3. Marenildes Pacheco da Silva

    uma jornalista do principal grupo da mídia, falou logo após o resultado da eleição, que o eleito tem como finalidade o premio.

    Responda
  4. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    E agora temos uma Nobel da Paz que em seu discurso de recebimento do prêmio incentiva a Ucrânia a continuar com a guerra e a não negociar.

    Responda
  5. José Cardoso

    Há um outro fator. Se alguém ganha o Nobel, as bobagens que falava sobre outros assuntos passam a ter muita repercussão, e até seguidores. Já as bobagens dos que não ganham, simplesmente não são ouvidas.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Para isso nem precisa de Nobel…pode ser jogador de futebol…e influencers (sic)…precisam encher as páginas…

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      kkkk é vdd

  6. Fernando Alves

    Pensamento crítico não é uma prática, é item da filosofia. Não há nenhuma surpresa no artigo, exceto o fato de muitas pessoas ainda atribuírem a cientistas genialidade e autoridade para falar sobre qualquer assunto.

    Responda
    1. Luís Santana

      É isso aí.

  7. Severo Duarte

    Verdade,no Brasil mais de cinquenta milhões de pessoas que a gente considerava equilibradas estão na porta de quartéis ou implorando socorro alienígena pra atender seus caprichos....

    Responda
  8. Enrica Souza

    Esse problema não se restringe a cientista. O que mais se vê hoje em dia são pessoas populares como artistas, esportistas e youtubers darem opinião sobre áreas de conhecimento que têm muito pouca afinidade.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Caro Souza, você está coberto de razão.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.