Tv Folha > Associação de trans debate 'pessoas que menstruam' na TV Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Causa engulhos o ódio, a mágoa e a irracionalidade com que a filósofa Djamila Ribeiro vem sendo tratada. Muitos comentários estúpidos tentando pretensiosamente impingir culpa em uma mulher de caráter ilibado e sensibilidade Ãmpar.
Se todas fossem consideradas mulheres no tratamento, respeitada as especificidades, como é na vida concreta, não seria melhor? Subdivisões, dá nisso. E a Djamila as adora, pois confere autoridade a pessoas identificadas de alguma forma.
Djamila Ribeiro é uma das expoentes do movimento negro como a saudosa Lélia de Almeida Gonzalez, revolucionária e feminista. Alguém com cérebro e inteligência e não apenas uma cantora de axé negra como a que se cogita para o ministério da cultura.
Cérebro até os irracionais tem!....inteligência muitas vezes é apenas um verniz sobre o sombrio coração humano, o que as pesssoas deveriam buscar é SABEDORIA ( temer à Deus) e conhecimento ( afastar se do mal)
Patrulheiros sendo patrulhados. Gostoso de ver. rsrs
É por isso que a comunidade lgtqia+, os grupps socio humanitários, acabam perdendo apoio popular. Em busca de aceitação provocam mais divisão.
A montanha está em dores de parto e acabas de parir um rato!.......
O quê as pessoas hoje em dia não fazem para ganhar um biscoito?...valei me Deus!
Tiraram da mulher o seu último direito: o de ser mulher!
Li só agora o texto de Djamila e não vi nenhum sentido transfóbico, que aliás seria uma contradição nas falas da autora. Ao contrário, o texto me parece uma valorização da mulher, seja ela negra, trans ou com qualquer outra particularidade.
Parabéns!...o seu post so confirma algo que todos nós sabemos: opinioes são como as na degas, cada um tem a sua e todas rachadas ao meio
Também li o texto d Djamilla e não vi transfobia, acho q há algum equÃvoco de compreensão.
É uma caracterização exclusivista sem muita importância porque é verdade que existem mulheres que não menstruam e em casos rarÃssimos hermafroditismo. A menstruação é um ciclo, mais uma expressão da vida feminina na terra.
Uma autêntica conversa de malucos.
Djamila tem uma personalidade totalitária e usa métodos não muito diferentes da extrema direita ao agrupar pessoas e depois as acusar. Então que agora tome do seu próprio remédio, é transfóbica no pensamento e comportamento
Ótimo! Até q enfim a raivosa, arrogante e eterna dona da verdade da Djamila foi questionada.
Caro Sérgio concordo com você, avanço um pouco mais a senhora Djamila não é filósofa, é formada em filosofia: bacharel , licenciatura ? Não possui uma linha de pensamento estruturada, original, dentro de uma escola de pensamento.
Está ficando cada vez mais complicado... A seguir essa toada, logo, logo homens gays e lésbicas deixarão de ser considerados oprimidos e passarão a ser tachados de opressores caso não se sintam atraÃdos por homens e mulheres trans. Ou seja, serão homossexuais transfóbicos!!!!! Pode isso, Arnaldo?
Imagino como deve ser duro para Djamila desenhar o que ela quis dizer. Santa burrice
Essa é a luta das partÃculas elementares... elementar, meu caro Watson!
Bacana isso, os canceladores trans, cancelaram a canceladora negra!
Djamilla, querida, é assim: "mulher não é só aquela que menstrua"; e não: "nós, mulheres, não somos apenas 'pessoas que menstruam'". Nem todas menstruam, meu bem! E isso por vários motivos, até mesmo porque algumas têm pênis, e outras não menstruam apesar de terem vagina
Misoginia pura. Mulher tem fisiologia feminina e apagar as mulheres não ajuda a causa trans.
Eu sinceramente não entendi exatamente onde o funcionamento do sistema reprodutivo feminino tem a ver com exclusão social de pessoas trans. Se alguém puder esclarecer porque, sem ironia, eu realmente não entendi.
João, estude biologia.
Sinceramente, mimimi pra não ficar de fora.
É porque nem toda mulher menstrua. Aliás, nem toda mulher tem aparelho reprodutivo feminino. Tem mulher até com pênis. Mas Djamilla diz que toda mulher menstrua, embora não se reduza a ser penssoa que menstrua.
concordo.
Estão criticando a Djamila? Achei que não podia.
Parece q a “deusa” passou a ser criticada. Como foi criticada por “minorias”, pode.
Devia se desculpar em praça publica
Apoiado. Transfobia puracessa fala da dijamila
Daà se apresenta a importância do debate despido de preconceitos - mesmo que sejam apenas contra uma terminologia ou a retórica. Homens trans MENSTRUAM SIM! O termo ‘pessoas que menstruamÂ’ aparece como uma forma de que polÃticas públicas de dignidade menstrual desde já beneficiem estas pessoas. Não quer dizer que o termo não possa evoluir.
Prezado Alexandre, lamento discordar mas ideologia é sim uma ciencia. Ciência do comportamento humano. "Ciência da formação das ideias", conforme o Aurélio, se vc quiser mais precisão. A fisiologia não pode ser determinante de polÃticas públicas. Não pode sequer ser determinante das relações humanas. Caso contrário de nada servirá todo o progresso da história humana. É apenas uma questão de respeito à diversidade.
Camarada, fisiologia é fisiologia. É isso que define homens e mulheres. Ideologia não é ciência.
Trans mestrar? Mestruar é quando o óvulo e o que os sustenta no ovário se desfaz em sangue. Só tem doido aqui?
Penso na biologia , na ciência e pergunto se isto não é negacionismo ?
Misoginia camarada e é XX sim, héteros, lésbicas, mães, menstruando ou não. Mulheres!! Não uma casca a ser vestida! Direito às pessoas trans, mas sem anular as mulheres.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Alexandre!...besteira?...tudo se resume á 4 letras: XX ou XY.......fácil assim....mas hoje em dia, o quê as pessoas não fazem para ganhar um biscoito!
Estude biologia camarada, fale besteiras depois.
Isso não é menstruar. É pretender menstruar, uma ilusão auto-compensatoria.
Vá estudar biologia Carolina! Deixa de se anafa
Doideira é ainda ter gente com sua mentalidade...
Doideira. Trans quer ser mulher, ter cromossomos XY, e órgãos reprodutores femininos!
Tem centenas de pessoas trans morrendo... não seria importante o debate? Conheci dezenas de pessoas na Casa Florescer em SP que escaparam da morte e tentar ter uma dignidade.
Sim, mas apagar a figura feminina não ajuda a causa trans. Misoginia não é a saÃda.
Importante o debate, mas igualmente importante a união em torno dos direitos de todas as pessoas que se busca abrigar sob a terminologia "Pessoas que Menstruam", sem lhes negar a representatividade das lutas por equidade de direitos. E TB ainda mais importante observar que " Uma Casa dividida não se sustenta". O inimigo - a extrema direita - é o mesmo!!!!
É João, apagando o direito da mulher se identificar como tal. Invadindo espaços conquistados à duras penas sob a hipocrisia do bom mocismo. Sinto, é misógino e extremamente prejudicial às mulheres. Trans têm que tem seu espaço, mas não a custa da alienação da mulher. Esse tempo já passou!
Vou discordar Alexandre. O termo não procura ocupar espaços, mas sim ampliar o escopo de politicss públicas voltadas para a saúde e dignidade menstrual. Está polÃtica deve englobar sim todas as pessoas q menstruam (mulheres, homens trans por exemplo). Não há misoginia aqui, e sim respeito à diversidade e dignidade humana
Pessoas que menstruam é o cúmulo da misoginia, uma forma mórbida de ocupar o espaço feminino, pelo qual mulheres tanto sofreram. Nesse caso, o inimigo é a esquerda desvairada e irracional.
esse é o ponto.
A mesma dita associação que mente descaradamente com os números de crimes por "transfobia".
Uau! Que meda !!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tv Folha > Associação de trans debate 'pessoas que menstruam' na TV Folha Voltar
Comente este texto