Tati Bernardi > Nem todas as crianças sobrevivem Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. filipe moura lima

    Quero cancelar minha assinatura, mas sem perder os textos da Tati. Como faço?

    Responda
  2. Wagner Passos Garcia

    Tati, tudo joia? Como faço para manter a leitura de artigos seus em outros canais, por favor?

    Responda
    1. filipe moura lima

      também quero saber

  3. Liliane Bisinella da Silva

    Que texto, Tati. Primoroso e de uma atualidade sem igual.

    Responda
  4. Peter Janos Wechsler

    "certamente entre os cinco maiores do mundo". A crítica pode ter as sua preferência, mas cinco podem ser cem ou mais. Afirmações sem cabimento ou base. A literatura mundial é ampla. Nada disso tira o mérito do grande escritor.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Como você diz, cada um com a sua opinião. Eu acho que uma crítica deve evitar de ser sensacionalista e embasar o que alega.

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      respeite a opinião da colunista assim com você tem a sua, sem cabimento ou base nem interesse geral para os assinantes deste jor nal, de que M está entre os cem ou mil; é critério pessoal; já li de outros especialistas em literatura a mesma *opiniao* – seu comen tário é apenas implicancia e passa bem o largo da resenha do livro em questão

    3. Peter Janos Wechsler

      Sim, Akira. Agora concordamos plenamente. Este era o meu ponto de vista. desde o início. Tati falou sem base. Talvez querendo fazer um pouco de sensacionalismo.

    4. Sergio Akira

      Meu caro Peter.Não existe um critério objetivo para avaliar obras de cunho artístico (literatura, música, pintura e outras)Todas as listas nesse sentido refletem puramente a subjetividade do autor. Considero Machado e Guimarães Rosa os dois maiores do Brasil,já li a obra completa dos dois.Nao tenho conhecimento suficiente de literatura mundial para coloca los entre os 5 maiores.O páreo aí é muito duro:Vitor Hugo,Balzac,Poe Tolstoi,Dostoievski ,Falkner Thomas Mann,Mishima ,.Garcia Marques,

    5. Peter Janos Wechsler

      Meu caro Akira. Grato pela aula de aritmética fundamental. Como você bem sabe, não se trata disso. Trata-se de uma afirmação feita por Bernardi no chutômetro sem nenhum embasamento da afirmação "certamente entre os cinco maiores".

    6. Sergio Akira

      Caro Peter,quando se refere aos 5 melhores do mundo, significa que pode ser. do primeiro ao quinto .E não o sexto ,sétimo ou oitavo . Simples assim.,entendeu?Agora, quando falo dos cem melhores, posso estar falando tanto do primeiro quanto do centésimo.

  5. Adriano Ferreira

    Realmente, é uma história muito triste, pesada. .. Eu a conheci na forma de uma HQ muito bem feita. Mas, não me lembro da editora. Devido à minha história de vida, me emocionei muito.

    Responda
  6. Joel Domingos

    Tati, houve um lapso no seu artigo, mais precisamente no parágrafo sexto, que contém a expressão “ e tentava "caçar", em vão, preto alforriado ou à serviço.” A parte do texto “à serviço” não contém crase porquanto “serviço” é um substantivo masculino antecedido pela preposição “a”. Não há o artigo definido feminino para compor a crase. Não me leve a mal. Só quero ajudar.

    Responda
  7. MARIA STELA C MORATO

    Quem é que não sabe que Machdo de Assis era negro?

    Responda
    1. Sergio Akira

      Provavelmente o mesmo número de pessoas que desconhecem que o gênio alemão Ludwig Van Beethoven também era negro.

    2. Luiz Candido Borges

      Stela, gerações não souberam e boa parte da atual ainda não sabe. Machado era bom demais para ser ignorado por ser negro e importante demais para que se admitisse que era negro.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.