Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna, caro Joel. Entendo que você classifica como centro-direita quem é liberal. O problema reside no fato de que o Lula e o PT resistem em renunciar à herança com viés autoritário, pois já sinalizaram que seguirão apoiando regimes como o venezuelano e nicaraguense sem contar o populismo peronista. Isto retroalimenta o bolsonarismo. Só o liberalismo nos tira dessa encruzilhada autoritária.

    Responda
  2. Ricardo Knudsen

    O colunista disse em dois mil e dezoito q Haddad não tinha compromisso com a democracia, de modo indireto ajudou a eleger o Bozo. Agora reconhece a seriedade de Haddad, q de repente não é mais um perigo à democracia. Hipocrisia. Fica devendo as desculpas q a direita tanto cobrou de outros.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Viva o Uruguai! Com ou sem os governos da Frente Ampla. As instituições funcionam, à vera. Os militares são imputados. Diferentemente do Brasil; onde gozam da mais absoluta impunidade. Ainda hoje recebem loas e incensamento presidenciais, sem que ninguém tenha sido punido ou responsabilizado por tortura, morte e desaparecimentos. Mas no país da piada pronta, o lulismo alquimista vai para o pagode no "samba do Kakay" enquanto o circo brasiliense pega fogo.

    Responda
  4. Fernando Alves

    Não tem nada de centro direita aí, tem especuladores fazendo terrorzinho para ver se assustam o Lula. Quem não lembra de dois mil e dois? O dólar disparou, taxas de juros altíssimas e tudo era jogada dos especuladores. Depois que começou o governo, voltou tudo ao normal.

    Responda
  5. eli moura

    o governo lula foram os melhores anos deste país, Dilma tentou zerar a corrupção, afastou Gedel, trocou a diretoria da petrobrás, tentou evitar a vitória do corrupto cunho na camara federal. Com as mudnaças perdeu o apoio politico, e teve o programa translocado do QE Obama, crises climáticas, duas fortes secas, primavera árabe e um cavalo de pau sem sentido na economia no inicio do segundo mandato, aprendeu-se e da para fazer melhor agora. Narradorzinho picareta.

    Responda
  6. NACIB HETTI

    Se for igual os oito anos anteriores dele, vai ser ótimo. A grana circulou. A corrupção foi apenas um detalhe.

    Responda
  7. José Cardoso

    Mas o governo Lula é de centro-direita. Ou alguém está propondo descriminalizar o aborto ou a maconha? Irresponsabilidade fiscal não é uma marca de esquerda, é só incompetência e flerte com a corrupção.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Corrupção não é tema recorrente para a maioria do eleitorado brasileiro. Ninguém está preocupado com política de costumes. O importante é a grana circular.

  8. Peter Janos Wechsler

    "No passado, o PT transigiu todas as normas éticas e legais para ter o Congresso a seu lado." É isso que nos espera também para o futuro.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Enio. É o PT que estava governando. Jamais usei o termo "só". Você que o diz. Estamos interessados nas transgressões ou em semântica?

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      É desonesto da tua parte registrar que só o PT usou de artifícios condenaveis.

  9. Marcelo Carneiro da Rocha

    Como alguém de centro-direita vê o que ocorre em Brasília agora, com os confrontos antidemocráticos e a prisão deste estranho índio e seu tacape é o que me preocupa.

    Responda
  10. Rodrigo Andrade

    Recomeço com o cara que já era presidente 20 anos atrás, cujas digitais se encontram em todos os desvios e erros crassos cometidos pelo PT? Em tempo, desafio qualquer um a defender o Lula sem citar o Bozo!

    Responda
    1. Marcelo Pacheco

      Por que os petistas abririam mão dessa estratégia discursiva? Há anos os bolsonaristas não conseguem defender seu "mito"maníaco sem dizer "E o Lula?", ainda que o Lula não tenha cometido um centésimo dos crimes do Bozo, como os crimes eleitorais ou o crime de genocídio por exemplo. Em tempos rasos, é uma forma argumentativa eficiente.

  11. Robson Simões

    Joel é capaz de escrever as maiores tolices e pior , num Português medíocre.

    Responda